Contextualização
O romantismo foi um movimento cultural e artístico que surgiu na Europa durante o final do século XVIII e se espalhou por todo o mundo na primeira metade do século XIX. No Brasil, o Romantismo se estendeu da independência em 1822 até 1881, sendo dividido em três gerações: a Nacionalista, a do Mal do Século e a Condoreira.
Nesta primeira fase do romantismo brasileiro, também conhecida como Nacionalista, Romântico-Indianista ou Romântico-Ufanista, a literatura assumiu um caráter de exaltação, defesa e valorização de temas nacionais. A segunda fase, conhecida como "Mal do século" ou "Byroniana", estabeleceu o sofrimento amoroso e o pessimismo como seus principais temas. A terceira e última fase, chamada de Condoreira, foi a mais social e política, marcada por um caráter abolicionista e republicano.
Aplicação no Mundo Real
A literatura é um retrato de seu tempo, captando suas aspirações, conflitos e visões de mundo. O Romantismo, como qualquer movimento literário, oferece uma visão singular da sociedade da época. Ao estudar o Romantismo, não estamos apenas aprendendo sobre literatura, mas também sobre história, política, psicologia e cultura da época. Além disso, muitas das questões discutidas pelos autores românticos ainda são relevantes hoje.
Ao entender o Romantismo e suas três fases, estamos melhor equipados para compreender a história da literatura e da cultura brasileira. Isso é muito útil não apenas na escola, mas em qualquer contexto onde a compreensão do passado é importante para a interpretação do presente.
Atividade Prática: "Emoções à Flor da Pena - Um Mergulho no Romantismo"
Objetivo do Projeto
O objetivo deste projeto é fazer os estudantes mergulharem de forma criativa e colaborativa no universo do Romantismo, explorando seus aspectos literários, históricos e culturais. Para isso, cada grupo criará um pequeno livro contendo análises literárias das obras românticas, ilustrações e um conto original construído a partir das características românticas.
Descrição Detalhada do Projeto
O projeto será dividido em três partes principais, representando as três fases do Romantismo Brasileiro. Cada grupo será responsável por explorar uma obra chave de cada fase do movimento e criar um capítulo para o livro baseado em cada obra.
Materiais Necessários
- Computadores com acesso à internet para pesquisa e preparação do material.
- Material para confecção do livro (papel A4, canetas coloridas, lápis, tesouras, cola, etc.).
- Livros ou textos românticos em domínio público (disponíveis na internet).
Passo a Passo Detalhado
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Formar grupos de 3 a 5 alunos.
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Cada grupo deve selecionar uma obra representativa de cada fase do Romantismo Brasileiro, totalizando três obras (uma para cada fase).
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Para cada obra escolhida, os grupos devem realizar as seguintes tarefas:
- Leitura e análise da obra: Identificar e discutir as principais características românticas, o contexto histórico e cultural da criação da obra, bem como a perspectiva do autor.
- Criação de uma análise literária: Escrever uma análise dessa obra, destacando suas características românticas, sua importância para a fase do romantismo a que pertence e sua conexão com o contexto histórico e cultural da época.
- Ilustração: Fazer uma ilustração que capture a essência da obra.
- Conto original: Escrever um pequeno conto que incorpore as características românticas da fase da obra em questão.
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Com as análises literárias, ilustrações e contos completos, cada grupo deve então compilar e organizar este material em um pequeno livro.
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Finalmente, os alunos devem apresentar seu livro à classe, explicando as características românticas de cada fase, as obras escolhidas e suas análises, as ilustrações e os contos originais.
Entregas do Projeto
Os alunos devem entregar tanto o livro físico como um relatório escrito. O relatório deve seguir a estrutura de introdução, desenvolvimento, conclusões e bibliografia. Na introdução, os alunos deverão contextualizar o tema do Romantismo e sua relevância, bem como explicar o objetivo do projeto. No desenvolvimento, os alunos devem descrever em detalhes como realizaram cada etapa do projeto, explicando as tarefas realizadas, a metodologia utilizada e os resultados obtidos. Nas conclusões, os alunos devem refletir sobre o que aprenderam com o projeto, tanto em termos de conhecimento sobre o Romantismo como em termos de habilidades desenvolvidas, como trabalho em equipe, gestão do tempo, pensamento crítico e criatividade. Finalmente, na bibliografia, os alunos devem listar todas as fontes que usaram para o projeto, incluindo os textos lidos e os recursos que utilizaram para a análise literária e a criação do conto e das ilustrações.