Contextualização
Introdução Teórica
A Concentração Comum, também conhecida como Concentração em Massa, é uma parte crucial da química que estudamos. Ela indica como se relacionam as quantidades de soluto e de solução. É expressa geralmente em g/L (grama por litro), e seu cálculo é feito pela divisão da massa do soluto (em gramas) pelo volume da solução (em litros).
Na química, a concentração é usada para expressar quanto de uma substância (o soluto) está presente em uma certa quantidade de outra substância (o solvente). Em uma solução, a relação entre a quantidade de soluto e a quantidade de solvente é chamada de concentração de solução.
A compreensão das concentrações comuns é crucial na experimentação química, na qual é muito importante saber quanta de uma certa substância está presente em uma mistura. Isso permite que os cientistas prevejam e controlem as reações que ocorrem entre diferentes substâncias.
Contextualização e Importância
Este conceito possui diversas aplicações práticas. Na indústria farmacêutica, por exemplo, compreender a concentração de um medicamento é crucial para garantir sua eficácia terapêutica e segurança. Em processos industriais, como na produção de alimentos, a concentração de um determinado ingrediente pode influenciar não somente no sabor do produto final, mas também em sua textura, cor e durabilidade.
Outro exemplo de aplicação deste conhecimento é no tratamento de água para consumo humano. Através do controle da concentração de cloro, é possível garantir que a água esteja livre de micro-organismos prejudiciais à saúde, mas sem apresentar riscos ao consumidor.
Atividade Prática: "Calculando a Concentração Comum na Prática"
Objetivo do Projeto
O objetivo desta atividade é que os alunos apliquem na prática, em grupos de 3 a 5 pessoas, o conceito de concentração comum, calculando a concentração de um soluto em uma solução.
Descrição do Projeto
Os grupos realizarão um experimento no qual prepararão uma solução de açúcar em água, em diferentes concentrações, e medirão a concentração do soluto utilizando uma balança e um recipiente medidor. Ao final do experimento, os alunos deverão apresentar um relatório detalhado, apresentando e discutindo os resultados obtidos.
Materiais Necessários
- Açúcar granulado
- Recipientes medidores (bequers ou copos medidores)
- Balança de precisão (0,1g)
- Água potável
- Colheres para mistura
- Cronômetro
Passo a Passo da Atividade
- Cada grupo deverá pesar 10g, 20g e 30g de açúcar, usando a balança.
- Os grupos deverão preparar três soluções distintas, dissolvendo cada uma das massas de açúcar em 100ml, 250ml e 500ml de água, respectivamente. Para isso, deverão utilizar os recipientes medidores.
- Os grupos realizarão a mistura de cada solução, cronometrando o tempo necessário para a total dissolução do açúcar.
- Após a dissolução completa do açúcar, os grupos deverão calcular a concentração comum das três soluções, utilizando a fórmula: C = m / V, onde C é a concentração comum (g/L), m é a massa do soluto (g) e V é o volume da solução (L).
Entregas do Projeto
Cada grupo terá que entregar um documento escrito em formato de um relatório contendo, mas não limitado a, quatro tópicos principais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada. O formato do relatório deve seguir a seguinte estrutura:
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Introdução: deve conter uma breve contextualização do conceito de concentração comum, a importância de seu entendimento e o objetivo do experimento.
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Desenvolvimento: nesta seção, os alunos vão explicar o conceito de concentração comum, descreverão o procedimento experimental, a metodologia utilizada e discutirão os resultados obtidos. Deve-se incluir os cálculos realizados para a determinação da concentração comum das soluções.
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Conclusões: aqui, os alunos vão recapitular os pontos principais do projeto, expressar o que aprenderam, quais foram as dificuldades encontradas e como superaram, e quais conclusões puderam ser tiradas.
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Bibliografia: nesta seção, os grupos devem indicar todas as fontes de informação utilizadas para a elaboração do relatório.
Esta atividade tem duração prevista de uma semana, com um tempo estimado de cinco a dez horas de trabalho por aluno, dependendo do tamanho do grupo.