Contextualização
As soluções químicas estão presentes constantemente em nosso cotidiano, mesmo que nem sempre percebamos. Elas podem ser encontradas em diversas situações, como na preparação de alimentos, limpeza do lar, produção de medicamentos e até mesmo em processos industriais. Não é à toa que essas misturas homogêneas são um dos tópicos mais importantes da Química.
Este projeto propõe uma exploração profunda e lúdica sobre os diferentes tipos de soluções: solução aquosa, saturada, insaturada e supersaturada. Ao compreender essas variações, os alunos poderão observar e perceber a presença e aplicação das soluções no mundo ao redor, além de serem capazes de manipulá-las conscientemente em experimentos químicos.
Introdução Teórica
Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias. O componente da mistura que se dissolve é chamado de soluto, e a substância na qual o soluto se dissolve é chamada de solvente. No caso de uma solução aquosa, a água é o solvente.
Dependendo da quantidade de soluto que se dissolve em uma certa quantidade de solvente, as soluções podem ser classificadas como saturadas, insaturadas e supersaturadas. Uma solução insaturada é aquela em que ainda há a capacidade de dissolver mais soluto. Já em uma solução saturada, a quantidade de soluto que se pode dissolver alcançou a capacidade máxima. Por sua vez, uma solução supersaturada contém mais soluto do que seria capaz de dissolver em condições normais.
Atividade Prática
Título da Atividade: Criando e Classificando Soluções
Objetivo da Atividade
Esta atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos uma experiência prática para entender e diferenciar os tipos de soluções químicas, como aquosas, saturadas, insaturadas e supersaturadas.
Descrição Detalhada da Atividade
Os grupos de alunos irão criar, na prática, cada tipo de solução usando materiais simples e comuns. Eles deverão observar e registrar as características e diferenças entre elas. Além disso, precisarão pesquisar para reforçar o entendimento teórico desses conceitos.
Materiais Necessários
- Recipientes transparentes
- Água
- Sal de cozinha
- Açúcar
- Colheres
- Balança (opcional)
Passo a Passo da Atividade
- Reúnam-se em grupos de 3 a 5 alunos e distribuam as tarefas entre os membros.
- Busquem fontes confiáveis para estudar sobre os tipos de soluções (algumas sugestões foram dadas anteriormente). Apresentem as informações de maneira clara e organizada.
- Em um dos recipientes, coloquem água até a metade. Este será o solvente da solução aquosa.
- Adicionem lentamente o sal na água, misturando constantemente até perceber que o sal não se dissolve mais. Vocês criaram uma solução saturada.
- Em outro recipiente, repitam o passo 4, mas agora parem de adicionar sal antes dele começar a se acumular no fundo do recipiente. Vocês criaram uma solução insaturada.
- Agora, para criar a solução supersaturada, aqueçam uma quantidade de água e adicionem o açúcar, continuem adicionando até que percebam que não se dissolve mais. Ao esfriar, vocês perceberão cristais de açúcar se formando, caracterizando a solução supersaturada.
- Observem, comparem e registrem as características de cada solução criada.
- As atividades práticas devem ser realizadas em um tempo aproximado de duas a quatro horas.
Entregas do Projeto e Orientações sobre a Elaboração do Relatório
Após a realização da atividade prática, cada grupo deve elaborar um relatório, contendo as seguintes seções:
- Introdução: Contextualizem o tema, sua relevância e aplicação. Além disso, devem indicar o objetivo deste projeto.
- Desenvolvimento: Explicitar a teoria sobre os tipos de soluções. Em seguida, explicar a atividade realizada, indicar como foi desenvolvida e quais foram os resultados obtidos.
- Conclusão: Concluir o trabalho retomando seus pontos principais e explicitando os aprendizados obtidos. Além disso, retirar conclusões sobre o projeto.
- Bibliografia: Indicar as referências bibliográficas que apoiaram o trabalho no projeto.
Relembrando: o objetivo não é apenas entender os conceitos e realizar a prática, mas também desenvolver habilidades de gerenciamento de tempo, comunicação, resolução de problema, pensamento criativo, proatividade e muito mais.