Contextualização
A dança é uma expressão artística que dialoga diretamente com nossa condição humana. Ela é uma linguagem que nos permite comunicar e expressar emoções, ideias, histórias e culturas através dos movimentos corporais. Não é apenas um divertimento ou passatempo, é também uma forma de expressão da personalidade, da criatividade e das culturas. O corpo em movimento se torna uma ferramenta de comunicação que, combinada com a música e o ritmo, ganha um poder enorme de emocionar e conectar pessoas.
Nesse contexto, estudar dança em Educação Física não é apenas aprender passos de dança, mas é principalmente compreender o significado dos movimentos, conhecer diferentes culturas, questionar preconceitos e estereótipos e se expressar de forma criativa e autêntica. A dança também é uma atividade física completa que trabalha o corpo todo, melhorando a postura, a coordenação motora, a flexibilidade, a consciência corporal entre outros benefícios físicos.
No Brasil, temos uma rica diversidade de danças tradicionais que refletem as diversas influências culturais que formam a nossa identidade nacional. Desde o Frevo em Pernambuco, o Samba no Rio de Janeiro, o Carimbó no Pará, até o Vanerão no sul do país, cada ritmo tem sua história, seus movimentos característicos e suas particularidades que contam um pouco sobre a história e a cultura do nosso país.
Além disso, vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, onde temos acesso a diversas danças de diferentes partes do mundo, como o Tango Argentino, o Flamenco Espanhol, o Hip Hop Americano, a Can Can Francesa, entre tantas outras. Aprender sobre essas danças é também uma forma de conhecer e respeitar outras culturas e estreitar laços com pessoas de diferentes origens e histórias de vida.
Sugiro que os alunos explorem os seguintes recursos para se aprofundar no tema:
- Livro "O Corpo Fala: A linguagem silenciosa da comunicação não verbal" de Pierre Weil e Roland Tompakow
- Documentário "Dance Around the World" disponível no YouTube
- Pesquisa de danças típicas brasileiras no site: www.funarte.gov.br
- Pesquisa de danças do mundo no site: www.cidadedacultura.gal
Atividade Prática
Título da atividade: "Explorando Danças do Brasil e do Mundo"
Objetivo do projeto:
O objetivo do projeto é pesquisar, estudar e apresentar uma dança tradicional brasileira e uma dança internacional. Além disso, os alunos devem explorar os contextos culturais, históricos e sociais das danças escolhidas, bem como suas características técnicas e artísticas.
Descrição detalhada do projeto:
Divididos em grupos de 3 a 5 alunos, cada grupo escolherá uma dança típica brasileira e uma dança internacional para estudar aprofundadamente.
A pesquisa deverá abordar:
- A origem da dança (país, região, época)
- A história e evolução da dança
- O significado cultural, social e/ou religioso da dança
- Os movimentos característicos, o ritmo, a música e o figurino
- As possíveis variações ou estilos da dança
- Qualquer estereótipo ou preconceito associado à dança
- A influência dessa dança na sociedade contemporânea
Após a pesquisa, cada grupo deverá preparar uma apresentação que deverá incluir:
- Uma explicação oral sobre os aspectos pesquisados
- Uma apresentação de dança com os movimentos característicos da dança estudada
- Um vídeo explicativo ou demonstrativo que será compartilhado com a classe
Materiais necessários:
- Acesso à internet para pesquisa
- Roupas confortáveis para dançar
- Espaço adequado para ensaios e apresentações
Passo a passo:
- Formação dos grupos
- Escolha das danças a serem pesquisadas
- Pesquisa sobre as danças escolhidas
- Preparação da apresentação oral
- Aprendizado dos movimentos da dança
- Preparação e ensaio da apresentação de dança
- Produção do vídeo explicativo ou demonstrativo
- Apresentação final para a turma
Entrega do projeto:
Os grupos devem entregar um relatório escrito que deverá seguir o seguinte formato:
Introdução: Deve conter uma contextualização de ambas as danças estudadas, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.
Desenvolvimento: Deve explicitar a teoria por trás do tema central do projeto, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada (pesquisa e prática) e apresentar e discutir os resultados obtidos (aprendizado e apresentações).
Conclusão: Deve retomar os pontos principais, explicitar os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto. Os alunos devem expressar sua compreensão crítica sobre as danças estudadas, os preconceitos e estereótipos associados e as relações de poder presentes.
Bibliografia: Deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto.
Além do relatório, os grupos devem também entregar o vídeo produzido e realizar as apresentações de dança para a classe.
Espera-se que os alunos, ao final do projeto, tenham adquirido conhecimentos sólidos sobre as danças estudadas e tenham desenvolvido habilidades técnicas e socioemocionais como gerenciamento de tempo, comunicação, resolução de problemas, pensamento criativo, proatividade, entre outras.