Objetivos
- Revisar os conceitos teóricos do pretérito imperfeito e pretérito perfeito do subjuntivo.
- Identificar e utilizar corretamente os verbos no pretérito imperfeito e pretérito perfeito do subjuntivo em diferentes contextos.
- Estimular o interesse pelo tema através de situações do cotidiano e contextualizadas.
- Promover a interação e colaboração entre os alunos.
Você Sabia?
1. Você sabia que usar o pretérito imperfeito em espanhol é como ver um filme do passado? Mas calma, sem spoilers, tá?
2. E que o pretérito perfeito do subjuntivo é uma construção gramatical que expressa ações que podem ou não ter acontecido? 凜
3. Alguns verbos no pretérito imperfeito são frequentemente usados em músicas em espanhol. Por que será que os cantores adoram esse tempo verbal?
Contextualizando
Galera! Prontos para embarcar em uma jornada gramatical interativa e cheia de descobertas? Hoje, vamos falar sobre pretérito imperfeito e pretérito perfeito do subjuntivo em espanhol!
Imagine se transportar no tempo toda vez que usar um verbo no pretérito imperfeito. Você vai descrever eventos contínuos e indefinidos como se estivesse assistindo a um antigo filme de super-heróis. ⌛ Lembra o herói saudoso que sempre salvava o dia? É mais ou menos isso!
E o pretérito perfeito do subjuntivo? Bem, ele é uma mina de ouro de possibilidades não realizadas. ️✨ Quer falar de hipóteses ou algo que poderia ter acontecido mas não aconteceu (ainda)? Este é o tempo verbal que você estava procurando, feito sob medida para construir castelos no ar e realidades alternativas.
Agora, misture tudo isso com a diversão das redes sociais, onde precisamos ser concisos e criativos, e você terá a receita para dominar esses tempos verbais e se destacar na comunicação. Já pensou em ser um influencer da gramática no Instagram ou TikTok? Vem com a gente para descobrir como se jogar nesse mundo e arrasar nas postagens em espanhol!
Atividade 1: Twinegram: Construindo uma História Interativa
Descrição
Nesta atividade, vocês vão se tornar verdadeiros escritores de uma história interativa utilizando a plataforma Twine. Vamos explorar o uso dos verbos no pretérito imperfeito e no pretérito perfeito do subjuntivo para criar uma narrativa envolvente! A história será digital e interativa, onde leitores podem decidir diferentes caminhos e ver como as escolhas influenciam o desfecho. A missão de vocês é criar uma história que prenda a atenção do leitor, usando corretamente os tempos verbais em diversos contextos, tornando a experiência educativa e divertida.
Materiais Necessários
- Computador ou tablet com acesso à internet
- Conta na plataforma Twine (https://twinery.org/)
- Editor de texto (como Google Docs ou Microsoft Word)
- Imagens, grafismos e sons para enriquecer a narrativa (opcionais)
- Aplicativo de captura de tela (para apresentar a história e os ramos escolhidos)
- Papel e caneta para rascunhos (caso prefiram planejar offline)
Passo a Passo
- 1. Pesquisa e Planejamento: Comecem pesquisando exemplos de pretérito imperfeito e pretérito perfeito do subjuntivo. Planejem a estrutura da história, definindo o enredo principal e onde as bifurcações acontecerão.
- 2. Criação de Conta: Criem uma conta na plataforma Twine (https://twinery.org/) e comecem a planejar a estrutura da sua história. Incluam pontos de bifurcação onde o leitor pode escolher entre diferentes caminhos.
- 3. Desenvolvimento: Iniciem a escrita da história usando os verbos no pretérito imperfeito e no pretérito perfeito do subjuntivo. Usem a ferramenta de passagens de texto no Twine para criar as bifurcações. Revisem para garantir que a narrativa faça sentido e esteja correta gramaticalmente.
- 4. Enriquecimento Multimídia: Adicionem imagens, sons e outros elementos multimídia para tornar a história mais envolvente e ajudar a contextualizar os tempos verbais em ação.
- 5. Revisão Coletiva: Compartilhem o projeto com a turma para revisão coletiva. Cada grupo deve revisar o trabalho dos outros, oferecer sugestões e corrigir erros gramaticais.
- 6. Testar e Ajustar: Testem a história interativa com colegas ou amigos. Façam ajustes com base no feedback recebido, melhorando a estrutura e a clareza da narrativa.
- 7. Apresentação Final: Capturem imagens ou vídeos das diferentes partes da narrativa interativa com a plataforma Twine em execução. Preparem uma apresentação para a turma vídeos, destacando as escolhas de verbos e a importância de cada ramificação na trama.
O Que Você Deve Entregar?
O entregável será uma História Interativa feita na plataforma Twine. Ela deve conter: Pelo menos 5 momentos onde o leitor deve tomar decisões, levando a diferentes caminhos gramaticais. A história deve usar pelo menos 10 verbos no pretérito imperfeito e 10 no pretérito perfeito do subjuntivo. Os diferentes caminhos escolhidos pelos leitores devem demonstrar o uso e a importância dos tempos verbais, mudando o curso da narrativa. A narrativa deve ser bem estruturada e coerente, mantendo a atenção do leitor e demonstrando criatividade no uso dos tempos verbais. A história tem que ser criada colaborativamente e estar alinhada com o restante da turma.
Atividade 2: Webtoon da Gramática ️
Descrição
Nesta atividade super criativa e ilustrativa, vocês vão trabalhar juntos para criar um webtoon ou quadrinhos digitais que expliquem de forma divertida e visualmente atrativa o uso dos verbos no pretérito imperfeito e pretérito perfeito do subjuntivo. 慄♂️ Vocês terão a oportunidade de usar toda a criatividade na criação de personagens e cenários para fazer com que a gramática ganhe vida de uma maneira cativante e instrutiva!
Materiais Necessários
- Computadores ou tablets com acesso à internet
- Conta em plataformas de criação de quadrinhos digitais (como Pixton, Canva ou Marvel)
- Editor de texto (Google Docs ou Microsoft Word)
- Papel e caneta para planejamento inicial
- Aplicativos de desenho digital (como Clip Studio Paint ou Autodesk Sketchbook - opcional)
- Recursos multimídia como sons e imagens (opcionais)
- Projetor ou tela de apresentação para compartilhamento final
Passo a Passo
- 1. Brainstorming e Planejamento: Reúnam-se e construam um plano geral do que desejam que a história ensine e como será a narrativa com os personagens. Decidam os principais verbos a serem usados no pretérito imperfeito e pretérito perfeito do subjuntivo.
- 2. Definição dos Personagens: Criem os personagens principais e alguns secundários para a história. Pensem em suas personalidades, atributos físicos e possíveis papéis na narrativa.
- 3. Criação do Roteiro: Escrevam o roteiro detalhado dos quadrinhos, definindo os diálogos, situações e como os tempos verbais serão introduzidos e explicados dentro da narrativa.
- 4. Desenvolvimento dos Painéis: Utilizem plataformas de criação de quadrinhos digitais para desenhar os painéis. Lembre-se de seguir a sequência estabelecida no roteiro e de colocar as explicações claras sobre o uso dos tempos verbais.
- 5. Revisão e Ajustes: Revisem a história e os quadrinhos com a turma. Corrijam possíveis erros, melhorem a clareza dos diálogos e verifiquem a coerência da estrutura gramatical.
- 6. Adição de Recursos Multimídia: Adicionem elementos visuais ou sonoros que possam dar vida à história. Utilizem aplicativos de desenho ou animação para criar esses recursos (isso é opcional, mas pode enriquecer a apresentação).
- 7. Apresentação e Feedback: Preparem uma apresentação para a turma, passando pelos principais painéis e explicando o uso dos tempos verbais. Coletem feedback dos colegas e façam os ajustes necessários.
- 8. Finalização e Entrega do Webtoon: Publiquem a história finalizada na plataforma escolhida. Certifiquem-se de que ela esteja acessível e bem apresentada. Preparem-se para compartilhar a história com outras turmas ou nas redes sociais, se possível.
O Que Você Deve Entregar?
O entregável será um webtoon ou coletânea de quadrinhos digitais que deverá conter: Pelo menos 10 painéis onde o pretérito imperfeito e o pretérito perfeito do subjuntivo sejam utilizados corretamente, explicando regras e contextos. Uma história criativa e coesa onde os personagens utilizam os tempos verbais em situações do cotidiano. Letras e balões bem visíveis e organizados, mantendo a clareza e fluidez da leitura. Elementos multimídia opcionais, como áudios ou animações, para enriquecer a apresentação. A tradução de toda a história para o espanhol para que a narrativa se mantenha consistente.
Atividade 3: Podcast Gramatical: Esculpiendo Verbos no Tempo ⏳️
Descrição
Vocês vão entrar no mundo dos podcasts criando episódios cheios de informação e entretenimento! No The Grammatical Show, vocês irão trabalhar em equipe para produzir diferentes episódios focados em pretérito imperfeito e pretérito perfeito do subjuntivo em espanhol. A ideia é entrevistar personagens fictícios ou reais, criar diálogos, contar histórias e explicar regras de gramática - tudo isso de forma leve e descontraída. Pensem nisso como seu próprio show onde vocês ensinam e se divertem!
Materiais Necessários
- Celulares ou tablets com aplicativos de gravação de áudio e edição (sugestão: Audacity, Voice Memos, GarageBand)
- Computadores para edição final (se possível)
- Conta em plataformas de compartilhamento de podcasts (como Anchor ou Spotify for Podcasters)
- Microfones (opcional - podem usar fones de ouvido com microfone integrado)
- Editor de texto (Google Docs ou Microsoft Word)
- Papéis e canetas para anotações iniciais (caso prefiram planejar offline)
- Acesso à internet para pesquisa e compartilhamento
Passo a Passo
- 1. Planejamento e Pesquisa: Reúnam-se e decidam em quais tópicos específicos cada episódio vai focar, como uma regra ou uso particular do pretérito imperfeito e pretérito perfeito do subjuntivo. Pesquisem exemplos práticos e situações cotidianas para usar no roteiro.
- 2. Roteirização: Escrevam o roteiro para cada episódio. Pensem em como vocês podem tornar o conteúdo gramatical envolvente e interessante. Incluam diálogos, entrevistas fictícias e exemplos reais para ilustrar o uso dos tempos verbais.
- 3. Gravação do Podcast: Ensaio, gravem e regravem quantas vezes for necessário para garantir a qualidade do áudio. Dividam as tarefas, seja alguém responsável pela narração, outro pela edição e outro pelas potenciais gravações de sons complementares (por exemplo, um diálogo de dois personagens).
- 4. Edição: Usem aplicativos de edição de áudio para cortar, ajustar, melhorar o som e incluir efeitos sonoros, músicas de fundo e 'vinhetas' para introdução e encerramento de cada episódio. Certifiquem-se de que o áudio esteja claro e coerente.
- 5. Feedback e Ajustes: Compartilhem a primeira versão dos episódios com outro grupo da turma ou com amigos para receber feedback construtivo. Façam os ajustes necessários e gravem uma nova versão, se preciso.
- 6. Publicação: Usem uma plataforma de compartilhamento de podcasts para publicá-los (ex.: Anchor ou Spotify for Podcasters). Adicionem descrições detalhadas e tags apropriadas para que os episódios sejam facilmente encontrados.
- 7. Apresentação e Reflexão: Apresentem a série finalizada para a turma, explicando as ideias e o processo criativo. Depois, reflitam em grupo sobre o que aprenderam e celebrem a conclusão de um projeto tão divertido e educativo!
O Que Você Deve Entregar?
O entregável final será uma série de podcasts contendo: Pelo menos 5 episódios de 5 a 10 minutos cada focados no uso dos verbos no pretérito imperfeito e pretérito perfeito do subjuntivo. Cada episódio deve incluir exemplos práticos e explicações claras das regras gramaticais, apresentando-as de maneira acessível e engajadora. A série de podcasts deve ser criada colaborativamente e compartilhada em uma plataforma acessível, como Anchor ou Spotify for Podcasters, com descrições e tags adequadas para facilitar a busca.