Entrar

Projeto: Formando os Continentes

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS103'

Terra: Formação dos Continentes: Revisão

Contextualização

A Terra, nosso lar, possui uma rica história que se desenvolveu ao longo de bilhões de anos. A formação dos continentes é uma parte crucial dessa narrativa, e entender como eles surgiram e se moldaram ao longo do tempo é fundamental para a compreensão da geografia física. Assim, ao abordar esse tópico, nos deparamos com uma série de conceitos importantes, tais como a teoria das placas tectônicas, a deriva continental, a formação de montanhas, entre outros.

A teoria das placas tectônicas propõe que a litosfera, a camada mais superficial da Terra, é segmentada em várias placas rígidas que se movem umas em relação às outras. Esses movimentos são os responsáveis pela formação das diversas estruturas geológicas que observamos em nosso planeta. Já a deriva continental, proposta inicialmente por Alfred Wegener, defende que os continentes que hoje conhecemos já estiveram todos unidos em um único supercontinente chamado Pangéia, que posteriormente se fragmentou e deu origem aos continentes atuais.

O estudo da formação dos continentes não é relevante apenas para a geografia física. A movimentação das placas tectônicas e a consequente formação e separação dos continentes têm impactos significativos na vida na Terra. Os diferentes climas, paisagens, ecossistemas e biodiversidade que temos hoje são heranças diretas desses processos geológicos. Além disso, a formação de cordilheiras, fossas oceânicas, vulcões e terremotos são consequências da dinâmica das placas tectônicas.

A formação dos continentes também influenciou a história humana. A distribuição dos recursos naturais, a formação de barreiras naturais, como montanhas e oceanos, e a localização das terras férteis têm um papel importante na distribuição da população humana na Terra, na formação de culturas e civilizações, assim como nas relações entre diferentes povos.

Para aprofundar seus conhecimentos, recomendamos as seguintes fontes confiáveis:

  1. O site do US Geological Survey, que oferece uma grande quantidade de informação de qualidade sobre geologia e ciências da Terra.
  2. O livro "A Terra: Uma Introdução à Geologia Física", de Edward J. Tarbuck e Frederick K. Lutgens, apresenta conceitos fundamentais de geologia em uma linguagem acessível e instrutiva.
  3. O canal no YouTube "Geologia Geral" possui uma série de vídeos explicativos sobre diversos temas geológicos, inclusive sobre formação dos continentes e placas tectônicas.

Atividade Prática: "Formando os Continentes"

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é fornecer aos alunos uma compreensão profunda e prática da formação dos continentes e da dinâmica das placas tectônicas. Além disso, espera-se que os alunos relacionem a formação dos continentes com a ocupação humana, economia e os recursos naturais. Por fim, espera-se que os alunos aprendam a trabalhar colaborativamente e gerenciem seu tempo eficientemente.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo terá que criar um modelo tridimensional representando a estrutura da Terra, com suas placas tectônicas, e demonstrar a movimentação dessas placas que resultou na formação dos continentes atuais.

Os grupos também precisarão pesquisar e discutir como esses processos geológicos influenciaram a distribuição de recursos naturais, a ocupação humana, a economia, a biodiversidade e os ecossistemas. Eles apresentarão essas discussões em um relatório escrito e durante a apresentação de seu modelo.

Espera-se que o projeto demore pelo menos 15 horas para cada aluno. O projeto é interdisciplinar, envolvendo Geografia e Ciências da Terra e Biologia.

Materiais Necessários

Os materiais necessários podem incluir, mas não estão limitados a:

  • Argila colorida ou massinha de modelar
  • Papelão
  • Papel colorido
  • Tesouras
  • Cola
  • Marcadores ou lápis colorido
  • Computador com acesso à internet para pesquisa

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

  1. Pesquisa: O grupo deve começar pesquisando sobre a formação dos continentes, a teoria das placas tectônicas e a deriva continental. Nessa etapa, eles também devem investigar como esses processos influenciaram a distribuição de recursos naturais, a ocupação humana, a economia, a biodiversidade e os ecossistemas.

  2. Planejamento: Com base em sua pesquisa, o grupo deve planejar seu modelo tridimensional. Eles devem decidir como representarão as várias camadas da Terra, as placas tectônicas e os continentes. Também devem planejar como mostrarão a movimentação dessas placas.

  3. Construção: O grupo deve então construir o modelo conforme o planejado. Eles devem usar os materiais da lista acima ou quaisquer outros materiais que acharem adequados.

  4. Relatório Escrito: Paralelamente à construção do modelo, o grupo deve começar a escrever o relatório. Esse relatório deve incluir uma introdução ao tema, uma descrição detalhada da atividade, uma discussão dos resultados e uma conclusão. A introdução deve contextualizar o tema, explicar sua relevância e definir o objetivo do projeto. A descrição da atividade deve detalhar o processo de construção do modelo, explicar a metodologia usada e discutir a teoria por trás do tema do projeto. A discussão dos resultados deve incluir uma apresentação do modelo final e um relatório de quaisquer dificuldades ou desafios encontrados durante a construção. A conclusão deve resumir os principais pontos do projeto e destacar os aprendizados obtidos.

  5. Apresentação: Finalmente, o grupo deve apresentar seu modelo e discutir suas descobertas com a classe. Eles devem explicar como o modelo representa a formação dos continentes e a dinâmica das placas tectônicas, e discutir as implicações desses processos geológicos para a ocupação humana, a economia e a biodiversidade.

Entregas do Projeto

As entregas do projeto incluem o modelo tridimensional da formação dos continentes e o relatório escrito. Essas entregas estão diretamente conectadas às atividades sugeridas. A construção do modelo permite aos alunos visualizar e entender a formação dos continentes e a teoria das placas tectônicas, enquanto a pesquisa e a redação do relatório permitem que eles aprofundem seu conhecimento nesses temas e desenvolvam suas habilidades de pesquisa e escrita. A apresentação do modelo e as discussões em grupo também contribuem para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, como comunicação, colaboração e gestão do tempo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies