Entrar

Projeto: Indústria em Movimento: Passado, Presente e Futuro

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Revolução Industrial: Revisão

Contextualização

A Revolução Industrial marcou um ponto de inflexão na história da humanidade. Foi um período em que a sociedade europeia experimentou grandes transformações na economia, na técnica, na ciência e na cultura, impactando de maneira profunda e permanente toda a existência humana. Este projeto propõe uma abordagem aprofundada e interdisciplinar da 1ª e 2ª Revoluçao Industrial, conectando-as com temas atuais de sustentabilidade socioambiental, gerenciamento de recursos, tecnologia e impacto socioeconômico.

A 1ª Revolução Industrial, aconteceu na segunda metade do século XVIII na Inglaterra e caracterizou-se pela mecanização da produção com o uso de máquinas a vapor. A 2ª Revolução Industrial, por sua vez, ocorreu entre o final do século XIX e o início do século XX, sendo caracterizada pela eletrificação da produção, surgimento de novas indústrias (química, elétrica), desenvolvimento de meios de comunicação e transporte e a aplicação da ciência no processo produtivo.

A Revolução Industrial, ao introduzir a maquinaria na produção, alterou o ritmo e o volume de produção de bens, ampliou a oferta de empregos e transformou radicalmente as relações de trabalho. Essas transformações moldaram o mundo como conhecemos hoje. Contudo, também trouxeram desafios significativos, como a desigualdade social, a exploração do trabalho e questões ambientais, que perduram até nossos dias.

Importância do tema

O estudo da Revolução Industrial é fundamental para entendermos o padrão de desenvolvimento atual das economias, as transformações socioespaciais, a divisão internacional do trabalho e os problemas e desafios contemporâneos. Os reflexos dos processos ensejados pelas revoluções industriais são sentidos até hoje, seja nos dilemas entre desenvolvimento e sustentabilidade, na dependência tecnológica de nossas sociedades ou na organização do trabalho.

Ao analisar as Revoluções Industriais, não estaremos olhando apenas para o passado, mas também refletindo sobre o presente e vislumbrando futuros possíveis. Conectando esse estudo com conceitos da Geografia e da História, buscaremos compreender os processos de urbanização e industrialização, o uso e a exploração de recursos naturais, as consequências sociológicas e ambientais das mudanças de paradigma produtivo e os desafios do século XXI.

Atividade Prática: "Indústria em Movimento: Passado, Presente e Futuro"

Objetivo do Projeto

  1. Desenvolver uma compreensão mais profunda das 1ª e 2ª Revoluções Industriais e suas implicações socioeconômicas e ambientais
  2. Realizar análises e comparações entre as revoluções industriais e o cenário atual de produção industrial
  3. Desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, apresentação e redação técnica
  4. Aplicar conceitos de Geografia e História para entender o impacto global destas revoluções

Descrição Detalhada do Projeto

Os grupos deverão realizar um estudo detalhado sobre a 1ª e 2ª Revoluções Industriais e, em seguida, produzir um documentário que narre as revoluções, seus impactos e como elas continuam a influenciar nossa sociedade e economia hoje. O documentário pode ser filmado usando celulares ou câmeras digitais e editado usando softwares gratuitos de edição de vídeo.

Materiais Necessários

  1. Acesso à Internet para pesquisas e consulta de materiais de referência
  2. Equipamento para gravação de vídeo (celulares, câmeras digitais, etc.)
  3. Computadores com software de edição de vídeo
  4. Caderno e caneta para anotações e planejamento

Passo a Passo Detalhado para Realização da Atividade

  1. Pesquisa e Planejamento: Pesquise sobre as 1ª e 2ª Revoluções Industriais. Elabore um roteiro para o documentário, incluindo os principais pontos e conceitos a serem abordados, bem como uma análise de como essas revoluções impactaram e ainda impactam nossa sociedade e nosso planeta. Lembre-se de incluir a perspectiva histórica da época em que as revoluções ocorreram, assim como a perspectiva geográfica, destacando como a industrialização alterou paisagens e sociedades.

  2. Produção do Documentário: Grave o documentário conforme o roteiro. Tente ser criativo, usando diferentes tipos de cenas, como entrevistas fictícias com "personagens históricos", narrações, animações, gráficos, entre outros. Tenha cuidado com a qualidade do áudio e vídeo e lembre-se de citar suas fontes de pesquisa.

  3. Edição: Edite o documentário para que ele esteja coeso, claro e envolvente. Use música, legendas, transições e outros recursos de edição para trazer seu documentário à vida.

  4. Revisão: Assista ao documentário completo para verificar se há algum erro ou algo a ser melhorado. Faça os ajustes necessários.

  5. Apresentação e Discussão: Apresente o documentário para a turma. Depois, conduza uma discussão sobre o que foi aprendido e como tudo isso se relaciona com nosso mundo atual.

Entrega do Projeto

Além do documentário, cada grupo deve entregar um documento escrito com as seguintes seções:

  1. Introdução: Contextualize o tema, sua relevância e aplicação no mundo real bem como o objetivo deste projeto.

  2. Desenvolvimento: Explique a teoria por trás da 1ª e 2ª Revolução Industrial, detalhe a metodologia usada para a produção do documentário e apresente e discuta os principais resultados e aprendizados.

  3. Conclusão: Retome os pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.

  4. Bibliografia: Indique as fontes utilizadas para a pesquisa e produção do documentário.

Sua pesquisa e análise devem demonstrar uma compreensão sólida dos conceitos-chave das 1ª e 2ª Revoluções Industriais e suas implicações em nossa sociedade atual. O documentário deve ser criativo, tecnicamente sólido e informativo.

O esperado é que este projeto tome mais de doze horas por aluno participante para ser executado, devido ao amplo escopo de pesquisa, produção e pós-produção. Acreditamos que esta atividade possa proporcionar um ambiente de aprendizado estimulante e participativo, onde os alunos podem desenvolver múltiplas habilidades enquanto aprendem conceitos-chave da nossa história industrial.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies