Contextualização
O Brasil possui uma história agrária intensa e complexa, o que se reflete diretamente na atual questão latifundiária. Para entender essa situação, precisamos nos aprofundar no conceito de latifúndio, que é uma propriedade rural de grande extensão, concentrada nas mãos de um único proprietário ou de uma mesma família. Essa propriedade é, em geral, subutilizada ou utilizada de maneira extensiva, ou seja, apresenta baixo rendimento produtivo. Em comparação, o minifúndio é uma propriedade rural de pequena extensão, geralmente explorada pela família, que ocupa uma grande parte do território brasileiro.
A questão latifundiária brasileira está intimamente ligada à concentração de terras e à exploração dos recursos naturais. Com a colonização portuguesa, foi estabelecida uma estrutura agrária extremamente concentradora, que se manteve ao longo dos séculos. Tal estrutura resultou em desigualdade social, problemas ambientais e conflitos no campo, que são os efeitos mais marcantes da estrutura fundiária do país.
Por outro lado, a reforma agrária é uma medida que visa modificar a estrutura agrária de um país, redistribuindo terras improdutivas para os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra, com o objetivo de garantir uma distribuição mais equitativa dos recursos. No Brasil, a reforma agrária é vista como um meio para alterar a realidade dos latifúndios e minifúndios, enfrentando a desigualdade socioeconômica e promovendo o desenvolvimento rural.
Importância do Tema
A questão latifundiária e a reforma agrária são temas essenciais para compreender a dinâmica socioeconômica e ambiental brasileira. A concentração de terras e a forma como elas são utilizadas afetam diretamente a economia, a sociedade e o ambiente, além de terem intensa repercussão nas relações de poder e violência no país.
Estudar esses temas proporciona aos alunos uma visão aprofundada da realidade da propriedade e produção rural brasileira, permitindo uma melhor compreensão das tensões e conflitos que emergem a partir dessas questões. Além disso, permite analisar e discutir soluções para enfrentar os problemas sociais, econômicos e ambientais decorrentes da questão latifundiária.
Atividade Prática: "O Latifúndio em Jogo"
Objetivo do Projeto
O objetivo desse projeto é proporcionar aos alunos um meio lúdico e colaborativo para que possam entender profundamente os conceitos e as implicações da questão latifundiária brasileira e da reforma agrária. Os alunos irão criar um jogo de tabuleiro que represente as diferentes situações e desafios enfrentados pelos atores envolvidos. Para tal, deverão integrar conhecimentos de Geografia e História, trabalhando em conjunto para desenvolverem as regras, o design do tabuleiro e dos elementos do jogo e, posteriormente, testá-lo.
Descrição Detalhada do Projeto
Este projeto será realizado por grupos de 3 a 5 alunos e deve ser realizado em um período de aproximadamente 4 semanas, levando em consideração todas as etapas envolvidas. As equipes terão que pesquisar e utilizar os conceitos e contextos históricos envolvidos na questão latifundiária e na reforma agrária para a criação do jogo.
Materiais Necessários
- Cartolina, papelão ou madeira para a base do tabuleiro.
- Canetinhas, tinta, colagem ou uso de imagens impressas para ilustração do tabuleiro.
- Objetos pequenos ou peças impressas em 3D para representar os jogadores.
- Pérolas de vidro, botões ou pequenos objetos para representar recursos.
- Papel e canetas para a elaboração das regras.
- Computador com acesso à internet para pesquisa.
Passo a Passo
-
Pesquisa e Planejamento: Os alunos deverão pesquisar sobre a questão latifundiária brasileira e a reforma agrária. Devem ser identificados os principais conceitos e contextos, como: a história de concentração de terras, os impactos socioambientais, a vida e os desafios das populações locais, a exploração de recursos naturais e a lógica da reforma agrária. Deverão, então, planejar como esses conceitos serão incorporados ao jogo.
-
Criação do Jogo: Com base na pesquisa e planejamento, os alunos deverão criar o tabuleiro, as peças e as regras do jogo. O tabuleiro pode representar um mapa rural, com diferentes terrenos, recursos e propriedades. As regras devem refletir as situações e desafios associados à questão latifundiária e à reforma agrária.
-
Teste do Jogo: Após a criação, os alunos deverão testar o jogo, verificando se as regras funcionam e se os conceitos planejados estão sendo adequadamente representados.
-
Revisão e Ajustes: Com base no teste, os alunos deverão fazer os ajustes necessários no jogo.
-
Apresentação do Jogo: Os grupos devem fazer uma apresentação do seu jogo para a classe, explicando seus conceitos, seu funcionamento e suas regras.
-
Relatório: Após a conclusão do jogo, cada grupo deve escrever um relatório contendo:
-
Introdução: Contextualização da questão latifundiária brasileira e da reforma agrária, a relevância deste tema e do projeto.
-
Desenvolvimento: Discussão sobre a teoria da questão latifundiária e da reforma agrária, detalhamento da atividade (incluindo planejamento, criação e testes), metodologia utilizada e os resultados obtidos.
-
Conclusão: Reflexão sobre os aprendizados, resoluções de problemas, desafios e conclusões retiradas sobre o projeto.
-
Bibliografia: Citação das fontes utilizadas para a pesquisa e elaboração do projeto.
-
Entregas do Projeto
Ao final deste projeto, cada grupo deverá entregar:
- O jogo de tabuleiro criado, com todas as suas peças e regras.
- A apresentação do jogo para a classe.
- O relatório escrito conforme os tópicos descritos acima.
Estas entregas, em conjunto, demonstrarão o entendimento dos alunos sobre o tema, a aplicação dos conceitos em um projeto prático, a capacidade de trabalho em equipe e gerenciamento de tempo, além de habilidades de comunicação escrita e oral.
Lembrando que o relatório escrito é uma etapa fundamental para a avaliação do projeto, pois nele os alunos deverão descrever o processo de criação do jogo, os desafios enfrentados, as decisões tomadas e como conseguiram traduzir os conceitos teóricos da questão latifundiária e da reforma agrária em um jogo de tabuleiro. Através do relatório, será possível entender o raciocínio e a criatividade dos alunos no desenvolvimento do jogo, e como eles conseguiram lidar de forma colaborativa com o desafio proposto.