Contextualização
A Formação dos Continentes é um fenômeno que ocorreu ao longo de bilhões de anos e continua mudando nossa Terra até os dias atuais. A teoria da Deriva Continental, proposta por Alfred Wegener no início do século XX, e posteriormente aprimorada pela Teoria da Tectônica de Placas, são chave para entendermos a morfologia do Planeta Terra. Essas teorias nos ajudam a entender o movimento das placas tectônicas, que resulta na formação de montanhas, terremotos, vulcões e, claro, na formação dos continentes como os conhecemos.
A penetração nos estudos de Geologia e Geografia Física é capaz de proporcionar uma visão clara das características físicas do planeta Terra. Sendo a Terra um planeta geologicamente ativo, os processos que ocorreram no passado mantêm-se hoje e provavelmente seguirão no futuro, impactando nossa vida de maneira diversa.
Ter compreensão sobre a estrutura e formação da Terra é de vital importância para entendermos nosso mundo. Influencia diretamente na formação dos solos, no clima, nos recursos minerais disponíveis, na biodiversidade e nas formas de vida que evoluíram no planeta. Além disso, entender o processo de formação dos continentes permite que tenhamos uma perspectiva mais abrangente sobre a história da humanidade e das mudanças climáticas.
Nossa vida no planeta é influenciada por esses processos geológicos. Eles são responsáveis pela criação e distribuição de recursos valiosos como petróleo e minerais, bem como pelas ameaças naturais como terremotos, tsunamis e erupções vulcânicas. Ou seja, os processos que formaram nossos continentes influenciam diretamente na forma como vivemos e interagimos com o ambiente ao nosso redor.
Atividade Prática: Recreando a Deriva Continental
Objetivo
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e concreta da Deriva Continental e da Tectônica de Placas, que são fundamentais para a formação dos continentes. Os alunos terão a oportunidade de recrear a deriva continental e observar de uma maneira lúdica como as placas tectônicas se movimentam e interagem.
Descrição do Projeto
Os grupos, formados por 3 a 5 alunos, irão criar um modelo tridimensional representando o movimento das placas tectônicas e a formação dos continentes. A atividade será dividida em duas partes: a pesquisa e a construção do modelo. A primeira parte envolve a pesquisa sobre a Deriva Continental e a Tectônica de Placas, e a segunda parte é a construção do modelo e a apresentação do projeto.
Materiais Necessários
- Placas de isopor de diferentes tamanhos
- Tintas acrílicas de várias cores
- Pincéis
- Régua
- Lápis de cor ou canetas hidrocor para marcação
- Cola
- Palitos de dente para fixação
- Tesoura
Passo a Passo
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Cada grupo deverá fazer uma pesquisa abrangente sobre a Deriva Continental e a Tectônica de Placas, fazendo uso dos recursos listados na seção de introdução e outros que julgarem úteis.
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Após a pesquisa, os grupos devem discutir e elaborar um plano de como irão representar o movimento das placas tectônicas e a formação dos continentes em seu modelo 3D.
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Usando as placas de isopor, os grupos irão cortar diferentes formas para representar as principais placas tectônicas.
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As placas de isopor devem ser pintadas para representar os continentes e os oceanos, conforme o mapa atual do mundo.
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Usando os palitos de dente, os grupos irão fixar as placas de isopor de forma a representar o movimento das placas tectônicas.
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Por fim, cada grupo deverá fazer uma apresentação do seu modelo, explicando o que cada peça representa e como se relaciona com a Deriva Continental e a Tectônica de Placas.
Entregas do Projeto
Ao final deste projeto, cada grupo deve entregar o seguinte:
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O modelo 3D: Cada grupo deve apresentar seu modelo tridimensional, explicando a representação dos continentes e o movimento das placas tectônicas.
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Relatório Escrito: Cada grupo deve redigir um relatório detalhado. O relatório deve conter: Introdução (contextualização do tema e objetivo do projeto); Desenvolvimento (a teoria da Deriva Continental e Tectônica de Placas, a descrição detalhada da atividade prática, a metodologia utilizada, os resultados obtidos, e as discussões acerca do tema); Conclusão (retomada dos pontos principais do projeto, os aprendizados adquiridos e as conclusões retiradas sobre o projeto), e Bibliografia utilizada.
O relatório escrito deve ser claro, conciso e bem estruturado, demonstrando não apenas o que foi feito na prática, mas também o entendimento teórico sobre o tema. O relatório é a parte do projeto onde os alunos demonstram a sua compreensão do tema, sua capacidade de síntese e sua habilidade de escrita.