Entrar

Projeto: Recreando a Deriva Continental

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS103'

Terra: Formação dos Continentes: Revisão

Contextualização

A Formação dos Continentes é um fenômeno que ocorreu ao longo de bilhões de anos e continua mudando nossa Terra até os dias atuais. A teoria da Deriva Continental, proposta por Alfred Wegener no início do século XX, e posteriormente aprimorada pela Teoria da Tectônica de Placas, são chave para entendermos a morfologia do Planeta Terra. Essas teorias nos ajudam a entender o movimento das placas tectônicas, que resulta na formação de montanhas, terremotos, vulcões e, claro, na formação dos continentes como os conhecemos.

A penetração nos estudos de Geologia e Geografia Física é capaz de proporcionar uma visão clara das características físicas do planeta Terra. Sendo a Terra um planeta geologicamente ativo, os processos que ocorreram no passado mantêm-se hoje e provavelmente seguirão no futuro, impactando nossa vida de maneira diversa.

Ter compreensão sobre a estrutura e formação da Terra é de vital importância para entendermos nosso mundo. Influencia diretamente na formação dos solos, no clima, nos recursos minerais disponíveis, na biodiversidade e nas formas de vida que evoluíram no planeta. Além disso, entender o processo de formação dos continentes permite que tenhamos uma perspectiva mais abrangente sobre a história da humanidade e das mudanças climáticas.

Nossa vida no planeta é influenciada por esses processos geológicos. Eles são responsáveis pela criação e distribuição de recursos valiosos como petróleo e minerais, bem como pelas ameaças naturais como terremotos, tsunamis e erupções vulcânicas. Ou seja, os processos que formaram nossos continentes influenciam diretamente na forma como vivemos e interagimos com o ambiente ao nosso redor.

Atividade Prática: Recreando a Deriva Continental

Objetivo

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e concreta da Deriva Continental e da Tectônica de Placas, que são fundamentais para a formação dos continentes. Os alunos terão a oportunidade de recrear a deriva continental e observar de uma maneira lúdica como as placas tectônicas se movimentam e interagem.

Descrição do Projeto

Os grupos, formados por 3 a 5 alunos, irão criar um modelo tridimensional representando o movimento das placas tectônicas e a formação dos continentes. A atividade será dividida em duas partes: a pesquisa e a construção do modelo. A primeira parte envolve a pesquisa sobre a Deriva Continental e a Tectônica de Placas, e a segunda parte é a construção do modelo e a apresentação do projeto.

Materiais Necessários

  • Placas de isopor de diferentes tamanhos
  • Tintas acrílicas de várias cores
  • Pincéis
  • Régua
  • Lápis de cor ou canetas hidrocor para marcação
  • Cola
  • Palitos de dente para fixação
  • Tesoura

Passo a Passo

  1. Cada grupo deverá fazer uma pesquisa abrangente sobre a Deriva Continental e a Tectônica de Placas, fazendo uso dos recursos listados na seção de introdução e outros que julgarem úteis.

  2. Após a pesquisa, os grupos devem discutir e elaborar um plano de como irão representar o movimento das placas tectônicas e a formação dos continentes em seu modelo 3D.

  3. Usando as placas de isopor, os grupos irão cortar diferentes formas para representar as principais placas tectônicas.

  4. As placas de isopor devem ser pintadas para representar os continentes e os oceanos, conforme o mapa atual do mundo.

  5. Usando os palitos de dente, os grupos irão fixar as placas de isopor de forma a representar o movimento das placas tectônicas.

  6. Por fim, cada grupo deverá fazer uma apresentação do seu modelo, explicando o que cada peça representa e como se relaciona com a Deriva Continental e a Tectônica de Placas.

Entregas do Projeto

Ao final deste projeto, cada grupo deve entregar o seguinte:

  • O modelo 3D: Cada grupo deve apresentar seu modelo tridimensional, explicando a representação dos continentes e o movimento das placas tectônicas.

  • Relatório Escrito: Cada grupo deve redigir um relatório detalhado. O relatório deve conter: Introdução (contextualização do tema e objetivo do projeto); Desenvolvimento (a teoria da Deriva Continental e Tectônica de Placas, a descrição detalhada da atividade prática, a metodologia utilizada, os resultados obtidos, e as discussões acerca do tema); Conclusão (retomada dos pontos principais do projeto, os aprendizados adquiridos e as conclusões retiradas sobre o projeto), e Bibliografia utilizada.

O relatório escrito deve ser claro, conciso e bem estruturado, demonstrando não apenas o que foi feito na prática, mas também o entendimento teórico sobre o tema. O relatório é a parte do projeto onde os alunos demonstram a sua compreensão do tema, sua capacidade de síntese e sua habilidade de escrita.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies