Contextualização
As fontes de energia têm sido um tema central nas discussões mundiais, seja sob a perspectiva da economia, da política ou da ciência. Com o passar do tempo, a humanidade percebeu que seus recursos são finitos e que é necessário buscar alternativas mais sustentáveis para suprir suas demandas. Surgem então as chamadas "Energias Renováveis", recursos de energia que são gerados de forma contínua na natureza e que têm alta possibilidade de renovação. Elas englobam a energia solar, eólica, hidrelétrica, geotérmica e o biogás.
Compreender as fontes de energia renováveis não se trata apenas de conhecer os tipos disponíveis, mas também entender sua viabilidade, seus impactos ambientais, econômicos e sociais, os avanços tecnológicos que possibilitam sua utilização e os desafios presentes em sua implementação. Desta forma, a geografia se conecta diretamente com outras disciplinas como a física, a biologia e a química.
A sociedade contemporânea está cada vez mais consciente da necessidade de se pensar em energias limpas e renováveis, uma vez que a exploração de fontes de energia fósseis, como petróleo e carvão, produz uma quantidade considerável de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global. Além disso, essas fontes são finitas e podem se esgotar a qualquer momento. Portanto, a busca por alternativas de energia que reduzam os danos ao meio ambiente e garantam o abastecimento constante é fundamental.
Introdução
A energia é um dos pilares do desenvolvimento humano e de toda a sociedade. Ela movimenta a indústria, os meios de transporte e as atividades domésticas. Durante séculos, a humanidade dependeu fortemente das fontes de energia não renováveis, como o petróleo, o carvão e o gás natural. No entanto, essas fontes de energia, além de poluírem o meio ambiente, estão se esgotando rapidamente.
Nesse contexto, as energias renováveis surgem como uma solução. São fontes de energia sustentáveis, com baixo impacto ambiental e, o mais importante, inesgotáveis. Esses tipos de energia estão constantemente sendo renovados na natureza e podem ser produzidos de diversas maneiras. No entanto, para entender melhor sobre essas fontes de energia e suas possibilidades, é importante ter um entendimento profundo dos conceitos, benefícios e desafios que elas representam.
Atividade Prática: Repensando o uso de Energias Renováveis
Objetivo do projeto
Esta atividade tem como objetivo levar os alunos a realizar uma análise abrangente do uso de energia renovável no mundo, desenvolver uma compreensão profunda dos conceitos relacionados, compreender suas implicações socioeconômicas, ecológicas e culturais e elaborar uma proposta de projeto para a implementação de uma fonte de energia renovável na escola ou na comunidade local.
Descrição detalhada do projeto
Divididos em grupos de 3 a 5 alunos, cada equipe irá adotar um país cuja utilização da energia renovável é exemplar (como a Alemanha para energia eólica ou a China para energia solar). Os alunos se tornarão "embaixadores" desses países, realizando uma pesquisa completa sobre o uso de energia renovável no país escolhido, concentrando-se nos seguintes temas:
- Tipos de energia renovável usados
- Os motivos econômicos, sociais e ecológicos que levaram o país a adotar essas energias
- As vantagens e desvantagens dessas fontes de energia no país
- O impacto dessa adoção no modo de vida das pessoas
- A viabilidade da implementação dessas energias em outros lugares
Paralelamente, cada grupo irá elaborar uma proposta para implantar um dos tipos de energia renovável focados na escola ou na comunidade local, levando em conta fatores como custos, benefícios ambientais e sociais, desafios técnicos e logísticos.
Materiais necessários
- Computador com acesso à internet para pesquisa de informações
- Câmera para documentação (opcional)
- Material de escritório para elaboração de relatórios e apresentações
- Softwares de apresentação
Passo a passo detalhado para a realização da atividade
- Dividir os alunos em grupos e atribuir um país a cada grupo.
- Cada grupo deve pesquisar sobre o país designado, focando na adoção de energias renováveis e seus impactos.
- Após a pesquisa, cada grupo deve preparar uma apresentação oral para a classe, compartilhando suas descobertas.
- Paralelamente, os grupos devem elaborar uma proposta de projeto para implementar uma fonte de energia renovável na escola ou na comunidade local.
- O plano deve detalhar o tipo de energia, razões para a escolha, custos de implementação, benefícios esperados e desafios previstos.
- Cada grupo deve apresentar sua proposta à classe.
- Encoraje a troca de ideias, sugestões e críticas construtivas entre as equipes.
- Finalmente, os grupos devem reunir todas as informações, descobertas e propostas em um relatório escrito.
Entrega do projeto
Os alunos devem entregar um relatório escrito contendo a seguinte estrutura:
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Introdução: Nesta seção, os alunos devem contextualizar o uso de energias renováveis no mundo e no país escolhido, destacando sua importância, vantagens e desafios.
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Desenvolvimento: Onde os alunos detalharão suas pesquisas sobre o país, abordando aspectos como economia, sociedade, ecologia e visão de futuro do país em relação às energias renováveis. Em seguida, devem apresentar sua proposta de projeto, justificando os motivos que levaram à escolha do tipo específico de energia renovável, os benefícios esperados, os desafios e as possíveis soluções.
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Conclusões: Aqui, os alunos devem resumir seus achados, enfatizando os aprendizados obtidos, as implicações do uso de energias renováveis e a viabilidade de sua proposta.
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Bibliografia: Referências de todas as fontes que foram consultadas durante a elaboração do projeto, como livros, sites, vídeos, entre outros.