Contextualização
A era das grandes navegações foi um período da história que marcou a expansão dos países europeus pelo mundo, alterando para sempre a dinâmica política, econômica e cultural do planeta. No início dessa expansão estavam Portugal e Espanha, que lançaram a primeiro e mais amplamente as suas redes de exploração e colonização. Ao longo do tempo, outros países, como Inglaterra, França e Holanda, seguiram o exemplo e desbravaram territórios desconhecidos, buscando riquezas e oportunidades.
Este fenômeno, apesar de ter ocorrido há séculos, deu origem a muitos elementos presentes em nossa sociedade atual. É por isso que a expansão marítima europeia não é apenas um tema de estudo na história, mas um ponto chave para entendermos as dinâmicas globais de hoje. Enquanto isso, o tema ainda desperta curiosidade pela aventura, coragem, conflitos e descobertas que envolveu.
Introdução aos conceitos-chave
A expansão marítima europeia foi impulsionada por fatores variados. Além do desejo de exploração e do desejo de riqueza, havia também a necessidade de novas rotas comerciais, especialmente para a Ásia, devido ao fechamento das rotas terrestres pelos otomanos. Neste ponto, torna-se relevante entender o conceito de "rota comercial", e como o controle dessas rotas poderia resultar em enorme vantagem econômica.
Outro aspecto importante é a questão do "colonialismo" e "imperialismo". A expansão marítima não foi apenas sobre descobrir novos lugares, mas também sobre dominar e controlar esses locais. Isso levou à exploração e muitas vezes ao extermínio de culturas indígenas ao redor do mundo.
Por último, é crucial compreender o conceito de "trocas culturais". Através da expansão marítima, culturas de todo o mundo entraram em contato umas com as outras, muitas vezes pela primeira vez. Isso levou a uma mistura de tradições, religiões, idiomas e conhecimentos.
Sugestões de recursos
Para melhor se aprofundar nos tópicos mencionados, sugiro as seguintes fontes:
- Livro: KISSINGER, Henry. Diplomacia. São Paulo: Editora Saraiva, 1998.
- Livro: HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: O breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
- Site: Brasil Escola - Expansão Marítima Européia
- Site: História do Mundo - Expansão Marítima
- Documentário: "A Era das Grandes Navegações" disponível no Youtube.
Atividade Prática
Título da atividade: "Navegação através do Tempo: Compreendendo a Expansão Marítima"
Objetivo do Projeto
A proposta é criar uma jornada interativa que permita aos alunos explorar a expansão marítima europeia, compreendendo seus principais aspectos e influências em nosso mundo atual. O resultado final da atividade será a criação de um "Mapa de Jornada" que detalhe os principais eventos, decisões e resultados da expansão marítima europeia.
Descrição detalhada do projeto
Os grupos, de 3 a 5 integrantes, deverão selecionar um país envolvido na expansão marítima (Portugal, Espanha, Inglaterra, França ou Holanda) e traçar a trajetória dele na expansão marítima. Os alunos devem pesquisar, organizar e apresentar informações de maneira criativa e informativa.
Os aspectos a serem cobertos na jornada incluem, mas não se limitam a:
- As motivações para a expansão marítima do país selecionado.
- As principais rotas marítimas seguidas e territórios descobertos ou conquistados.
- As interações resultantes com outras culturas e seus impactos.
- Os legados e implicações da expansão para o mundo contemporâneo.
Materiais necessários
Não há necessidades específicas de materiais. O mapa pode ser criado tanto digitalmente (usando ferramentas como Powerpoint, Canva, etc.) ou fisicamente (utilizando cartolina, marcadores, impressões, etc.).
Passo a passo detalhado para a realização da atividade
- Formação dos grupos e escolha do país para análise.
- Pesquisar sobre o papel do país na expansão marítima europeia, utilizando as fontes sugeridas e outras confiáveis.
- Identificar as principais rotas marítimas seguidas pelo país e os territórios conquistados.
- Analisar as interações e impactos resultantes dessas conquistas.
- Sintetizar as informações e criar o "Mapa de Jornada".
- Preparar uma apresentação do "Mapa de Jornada" para a turma.
Entrega do Projeto
A entrega final do projeto será em duas partes:
- O "Mapa de Jornada": Este deve detalhar a jornada do país selecionado na expansão marítima.
- Documento Escrito: Um relatório que documente toda a pesquisa e o processo de criação do mapa. O relatório deve conter os seguintes seções:
- Introdução: Contextualização da expansão marítima e justificativa da escolha do país.
- Desenvolvimento: Descrição detalhada da pesquisa realizada, metodologia adotada e o processo de criação do mapa.
- Resultados e Discussão: Discussão das descobertas e resultados obtidos, incluindo análises e interpretações. Deve incluir uma foto ou imagem do "Mapa de Jornada".
- Conclusões: Reflexões sobre as descobertas e aprendizados adquiridos durante o projeto.
- Bibliografia: Citações de todas as fontes utilizadas para a pesquisa e criação do mapa.
Os alunos deverão apresentar seu "Mapa da Jornada" para a classe e submeter o relatório escrito ao professor no prazo estabelecido.