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Projeto: O Janio-Mapa: Criando o Panorama de um Governo

História

Original Teachy

'EM13CHS102'

Brasil Quarta República: Governo de Jânio Quadros: Revisão

Contextualização

Introdução

O governo de Jânio Quadros, apesar de breve (1961), foi marcado por decisões polêmicas e eventos históricos impactantes que ainda ressoam na história política e social do Brasil. Neste projeto, propomos um mergulho aprofundado em seu mandato, com um olhar crítico e analítico sobre suas ações, reações e legados.

Quadros foi eleito com promessas de combate à corrupção e à inflação por meio de medidas econômicas restritivas. Como parte de sua política externa independente, estabeleceu relações comerciais e diplomáticas com nações socialistas, o que gerou resistência por parte de setores militares conservadores e da sociedade. Sua renúncia repentina, apesar da popularidade, lançou o país em uma crise institucional que desencadeou o movimento militar de 1964.

Contextualização

O objetivo deste projeto é explorar o governo de Jânio Quadros em suas múltiplas dimensões, trazendo à tona os debates na época, os desafios enfrentados e as soluções propostas. Ao final do projeto, espera-se que vocês possam compreender e analisar de forma crítica o impacto e o legado de seu governo na sociedade brasileira.

O entendimento da gestão de Quadros é vital para compreender o panorama político e social brasileiro na década de 1960, um período de grandes transformações e agitações. A compreensão desse governo nos permite perceber nuances e complexidades inerentes à tomada de decisões políticas e seus desdobramentos na sociedade.

Atividade Prática

Título da atividade: O Janio-Mapa: Criando o Panorama de um Governo

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é a construção de um mapa mental colaborativo, com a visualização de conexões entre eventos, políticas, reações e impactos sob o governo de Jânio Quadros. Este mapa será suportado por uma linha do tempo detalhada e pesquisa discursiva, unindo as disciplinas de História e Geografia.

Descrição do Projeto

Este projeto será desenvolvido por grupos de 3 a 5 alunos e deve levar mais de doze horas para ser concluído. O mapa mental e a linha do tempo devem cobrir os seguintes tópicos: A eleição de Jânio Quadros, suas políticas econômicas, suas relações diplomáticas, eventos significativos durante seu governo, a renúncia e o impacto desta na história brasileira.

Materiais necessários

  1. Papel ou software de design de mapa mental
  2. Canetas coloridas ou recursos gráficos digitais
  3. Acesso a fontes de pesquisa confiáveis sobre o governo de Jânio Quadros.
  4. Papel A4 e canetas para a linha do tempo ou software gráfico

Passo a passo

  1. Organização e pesquisa: Organizem-se em grupos e dividam os tópicos entre os membros. Comecem pesquisando usando as fontes sugeridas e outras confiáveis, centrem-se nos eventos, políticas e reações durante o governo de Jânio Quadros.

  2. Linha do tempo: Em paralelo, construam uma linha do tempo detalhada a partir de Janeiro de 1961 até a data de renúncia de Quadros. Usem canetas coloridas ou recursos gráficos para destacar eventos importantes.

  3. Mapa mental: Com a pesquisa, comecem a construir seu mapa mental. Cada tópico deve ter seu próprio espaço, com eventos, políticas e reações ligados. Façam conexões entre tópicos onde achar apropriado.

  4. Análise e discussão: Após a construção do mapa mental e da linha do tempo, discutam as conexões feitas, os desdobramentos dos eventos e o impacto destes na história brasileira.

Entrega e Documentação

Ao final do projeto, cada grupo deve apresentar seu mapa mental e linha do tempo para a turma. A apresentação deve explicar as conexões feitas e como os eventos se desdobraram.

Depois de apresentar o projeto, vocês deverão escrever um documento detalhando o processo e conclusões no formato de um relatório. O relatório deve conter:

  • Introdução: Contextualizar o governo de Jânio Quadros, a relevância do projeto e o objetivo do mesmo.
  • Desenvolvimento: Descrever a metodologia utilizada, a construção da linha do tempo e do mapa mental, a pesquisa realizada e os resultados obtidos.
  • Conclusões: Discutam os aprendizados obtidos, as conclusões sobre o governo de Jânio e suas reflexões sobre o projeto.
  • Bibliografia: Incluir as fontes de pesquisa utilizadas.

O relatório deve ser coletivo, representando a experiência e reflexões de todo o grupo. Ele complementa o trabalho do mapa mental, evidenciando a análise crítica desenvolvida pelos alunos.

Iara Tip

DICA DA IARA

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