Contextualização
A língua inglesa é um idioma de ampla importância na sociedade moderna. Seja na ciência, nos negócios, nas viagens ou até mesmo na arte, dominar essa língua é um trunfo considerável. Um dos aspectos básicos do aprendizado do inglês é o entendimento do vocabulário. Aqui vamos focar no vocabulário relativo a animais, plantas e partes do corpo humano.
Nesse sentido, nossa atividade terá como objetivo o aprendizado desse vocabulário de uma forma lúdica e interativa, fortalecendo também a habilidade de trabalho em equipe. A colaboração será fundamental, já que o trabalho será realizado em grupos e o resultado final dependerá do esforço conjunto.
Introdução
Neste projeto, os grupos criarão um "Jogo da Memória" de inglês. Esse jogo consistirá em pares de cartões, um contendo uma imagem (de um animal, planta ou parte do corpo humano) e o outro, o nome correspondente em inglês. O objetivo é encontrar os pares combinando a imagem com o nome correto. Essa dinâmica estimulará o aprendizado por associação, de modo que os estudantes serão capazes de conectar uma imagem a uma palavra de forma lúdica e memorável.
Antes de prosseguir para o passo a passo, os alunos podem referir-se a materiais de aprendizado online confiáveis destinados ao público falante de português que desejam aprender inglês. Alguns exemplos incluem o site English Experts, que fornece uma série de recursos para o aprendizado de inglês, incluindo vocabulário. Outro recurso interessante é o aplicativo Duolingo, que fornece uma interface interativa para o aprendizado de idiomas, incluindo inglês.
Aproveite a oportunidade para se aprofundar nesses recursos e aprender mais sobre os animais, as plantas e as partes do corpo humano em inglês.
Atividade Prática
Título da Atividade: Jogo da Memória em Inglês
Objetivo do Projeto
Praticar o vocabulário de animais, plantas e partes do corpo humano em inglês através da criação de um "Jogo da Memória". O jogo vai permitir aos alunos associar visualmente as palavras e imagens correspondentes, além de promover a colaboração e trabalho em equipe.
Descrição Detalhada do Projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 membros. Cada grupo será responsável por seleccionar e pesquisar 50 palavras em inglês relacionados aos tópicos de animais, plantas e partes do corpo humano. As palavras escolhidas serão usadas para criar um jogo de memória. Para cada palavra, os alunos vão criar dois cartões: um com a imagem correspondente e outro com a palavra em inglês.
Cada jogo deve ter 100 cartões no total (50 pares), sendo cada par consistindo de um cartão com a imagem correspondente e outro cartão com a palavra em inglês. O jogo será jogado tentando encontrar pares, combinando a imagem com a palavra correcta.
Materiais Necessários
- Cartões em branco (100 por grupo)
- Impressora (para imprimir as imagens)
- Canetas coloridas
- Computador com acesso à Internet
- Livros didáticos ou sites confiáveis de aprendizado de inglês
Passo a Passo
-
Os grupos devem pesquisar e selecionar 50 palavras relacionadas a animais, plantas e partes do corpo humano em inglês. Recomenda-se utilizar livros didáticos, sites confiáveis de aprendizado de inglês ou até mesmo aplicativos de aprendizado de idiomas.
-
Para cada palavra escolhida, imprima uma imagem correspondente. Se não for possível imprimir, os alunos podem desenhar a imagem no cartão.
-
Em um cartão separado, escreva a palavra em inglês que corresponde à imagem.
-
Repita os passos 2 e 3 até que todos os 50 pares de cartões estejam completos.
-
Misture todos os cartões e coloque-os virados para baixo. O jogo da memória está pronto para ser jogado!
Entregas do Projeto
Além do jogo da memória, cada grupo deve entregar um relatório detalhado. O relatório deve ter as seguintes seções:
-
Introdução: Nesta seção, os alunos devem contextualizar o projeto e explicar sua importância. Eles devem explicar como o projeto os ajudou a aprender o vocabulário de animais, plantas e partes do corpo humano em inglês.
-
Desenvolvimento: Aqui, os alunos devem explicar o processo de criação do jogo da memória. Eles devem detalhar a pesquisa feita, as palavras escolhidas e as imagens usadas. Os alunos devem também discutir como trabalharam em equipe, quais foram as dificuldades encontradas e como resolveram.
-
Conclusões: Nesta seção, os alunos devem refletir sobre o que aprenderam com o projeto. Eles podem discutir os principais aprendizados, o que acharam do processo e como esperam usar o conhecimento adquirido no futuro.
-
Bibliografia: Por último, os alunos devem mencionar as fontes que usaram para aprender e pesquisar as palavras. Isso pode incluir livros didáticos, sites, aplicativos de aprendizado de idiomas, etc.
O relatório e o jogo da memória devem ser entregues em uma semana. Ambos serão avaliados tanto pelo conteúdo quanto pelas habilidades socioemocionais demonstradas durante o projeto, como gerenciamento de tempo, comunicação, resolução de problema, pensamento criativo e proatividade.