Entrar

Projeto: Viagem Temporal Verbal – Uma Aventura Linguística.

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Verbos: Tempos Primitivos e Derivados, Correlação entre Modos, Tempos Verbais e Uniformidade de Tratamento

Contextualização

A língua portuguesa, apesar de ser nossa língua materna, apresenta uma série de desafios e complexidades que nos acompanham ao longo de toda a nossa vida. Um desses desafios é o sistema verbal, composto por tempos primitivos, derivados e diferentes correlações entre modos e tempos verbais. Além do já citado, está a uniformidade de tratamento. A compreensão desses conceitos é crucial para a aquisição de uma eficiente habilidade de comunicação verbal e escrita.

Introdução Teórica

Os verbos são palavras que indicam uma ação, estado, fenômeno da natureza, mudança de estado e existência. São divididos em três conjugações, de acordo com a terminação do infinitivo: a primeira (-ar), a segunda (-er) e a terceira (-ir). Cada uma dessas conjugações possui formas verbais, que são variadas em número, pessoa, tempo, modo e voz.

Os tempos verbais primitivos são aqueles que dão origem a outros tempos e são conjugados sem a necessidade de outro verbo auxiliar. São eles: o presente do indicativo, o pretérito perfeito do indicativo e o infinitivo impessoal. Os tempos derivados são formados a partir dos tempos primitivos, com a ajuda de verbos auxiliares.

Já a correlação de tempos e modos verbais é um aspecto gramatical essencial para garantir uma comunicação eficaz e precisa. Envolve a adequação do uso de tempos e modos do verbo na frase, de acordo com a narrativa empregada.

Por fim, a uniformidade de tratamento diz respeito à consistência das formas de tratamento utilizadas ao longo de um texto ou conversa.

Importância do Tema

Compreender o funcionamento dos tempos primitivos e derivados, a correlação entre modos e tempos verbais e a uniformidade de tratamento é muito mais do que simplesmente entender a gramática da língua portuguesa. É uma habilidade essencial para a comunicação eficaz, tanto escrita quanto verbal.

No mundo contemporâneo, a habilidade de se expressar claramente e de forma eficaz é uma competência muito valorizada. No ambiente de trabalho, na academia e até mesmo nas interações sociais cotidianas, a habilidade de usar a linguagem corretamente pode abrir portas e criar oportunidades.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Viagem Temporal Verbal – Uma Aventura Linguística".

Objetivo do Projeto

O projeto tem como objetivo proporcionar a análise e o conhecimento aprofundado dos verbos – tempos primitivos e derivados, a correlação entre modos e tempos verbais e a uniformidade de tratamento – através de um projeto lúdico e colaborativo.

Descrição Detalhada do Projeto

Cada grupo de alunos (3 a 5 alunos) deverá criar uma história original que faça uso extenso e variado dos verbos. A história deve ser escrita em um roteiro de peça teatral, que será encenada pelos componentes do grupo para o restante da turma. A peça deve ser gravada e entregue como um vídeo de apresentação, além do roteiro escrito.

A narrativa deve obrigatoriamente explorar diferentes tempos verbais, demonstrando a aplicação dos tempos primitivos e derivados, a correlação entre modos e tempos verbais e a uniformidade de tratamento.

Materiais Necessários

  • Papel e Caneta/Lápis
  • Computador com acesso à internet
  • Câmera ou smartphone para gravação do vídeo
  • Material de pesquisa (livros, vídeos, sites)

Passo-a-Passo Detalhado

  1. Formar grupos de 3 a 5 alunos.
  2. Realizar uma pesquisa sobre os verbos – tempos primitivos e derivados, correlação entre modos e tempos verbais e uniformidade de tratamento.
  3. Planejar e escrever a história que será encenada na peça teatral. O roteiro deve ser dividido em cenas, cada uma explorando um aspecto dos verbos.
  4. Revisar o roteiro, garantindo que todos os tópicos do projeto estão contemplados de forma clara e objetiva.
  5. Ensaiar a peça teatral.
  6. Gravar a apresentação da peça teatral.
  7. Revisar o vídeo, garantindo que todos os tópicos do projeto estão contemplados de forma clara e objetiva.
  8. Escrever um relatório sobre o projeto, contemplando os tópicos: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.
  9. Submeter o roteiro escrito, o vídeo da apresentação e relatório para avaliação.

Entregas do Projeto

Os alunos deverão entregar:

  1. O roteiro escrito da peça teatral.
  2. O vídeo da apresentação da peça.

Além disso, devem redigir um documento escrito no formato de relatório contendo:

  1. Introdução: Os alunos devem contextualizar o tema (verbos – tempos primitivos e derivados, correlação entre modos e tempos verbais e uniformidade de tratamento), sua relevância e aplicação no mundo real e o objetivo do projeto.
  2. Desenvolvimento: Os alunos devem explicar a teoria por trás dos verbos, detalhar a atividade prática (a peça teatral), indicar a metodologia utilizada na pesquisa e produção da peça, e apresentar os resultados obtidos.
  3. Conclusão: Os alunos devem concluir o trabalho retomando seus pontos principais, os aprendizados obtidos e a aplicação prática dos conceitos estudados.
  4. Bibliografia utilizada: Devem ser referenciadas as fontes de consulta para realização do projeto.
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies