Contextualização
A Química Orgânica é a parte da química que estuda os compostos do carbono, um elemento químico que possui a incrível capacidade de formar uma vasta quantidade de moléculas diferentes. Entre essas moléculas, destacam-se as aminas, que são compostos derivados do amoníaco (NH3) e que desempenham papel fundamental em muitos processos químicos e biológicos.
As aminas são compostos que possuem um ou mais átomos de hidrogênio do amoníaco substituídos por grupos orgânicos, que são cadeias de carbono. Elas possuem a característica de serem bases, ou seja, podem receber prótons de outras substâncias e, por essa razão, são encontradas em diversos produtos e processos relevantes para a vida humana.
As aminas também apresentam diversas aplicações práticas no nosso cotidiano. Elas são usadas na produção de medicamentos, como analgésicos e anestésicos, de polímeros e de corantes. Além disso, as aminas têm grande importância biológica, pois formam parte da estrutura de muitos compostos presentes em organismos vivos, como o DNA, proteínas e alguns hormônios.
Para auxiliar no estudo do tema, sugiro as seguintes fontes confiáveis:
- Livro: Atkins, P.; Jones, L. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
- Vídeo: Aminas: introdução e nomenclatura – Canal do Prof. Igor Farias (YouTube)
- Site: Brasil Escola – Química – Aminas - Funções orgânicas
Atividade Prática
Título da Atividade: "Aminas - Um Mergulho na Nomenclatura"
Objetivo do Projeto
O objetivo deste projeto é permitir que os alunos se familiarizem com a nomenclatura das aminas, compreendam as propriedades e características destes compostos e a relevância deles em nossas vidas.
Descrição detalhada do projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 membros. Cada grupo será responsável por pesquisar, estudar e se aprofundar no tópico das aminas, com foco especial na nomenclatura.
Os membros do grupo também devem buscar aminas em produtos do cotidiano (remédios, alimentos, produtos de limpeza, etc.) e discutir a importância dessas aminas e suas funções.
O desafio final será criar um jogo educativo interativo sobre a nomenclatura das aminas para permitir que os outros alunos possam praticar e aprender de maneira dinâmica e engajante. O jogo pode ser um quiz, um jogo da memória, um jogo de tabuleiro, entre outros. Seja criativo!
Os grupos também terão a missão de elaborar um relatório detalhado sobre a nomenclatura das aminas, juntamente com sua exploração de exemplos de aminas na vida diária e o desenvolvimento do jogo.
Materiais Necessários
- Livros didáticos de Química
- Acesso à Internet
- Papel, lápis, canetas coloridas
- Cartolina, cola, tesouras para a construção do jogo (se for físico). Ou, alternativamente, acesso a algum software de criação de jogos (se for digital).
Passo a Passo
- Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos.
- Cada grupo deve começar pesquisando e estudando sobre a nomenclatura das aminas, utilizando os recursos sugeridos e outros de sua escolha.
- Procure aminas presentes em produtos do dia a dia, descrevendo para que servem e qual a importância delas.
- Comecem a esboçar e desenvolver o conceito do jogo educativo.
- Definam juntos as regras do jogo, sempre lembrando de relacioná-las ao tema de nomenclatura das aminas.
- Desenvolvam o jogo. Se for um jogo físico, usem os materiais disponíveis para construí-lo. Se for digital, utilizem um software apropriado.
- Testem o jogo, fazendo ajustes conforme necessário.
- Elaborem um relatório detalhado explicando a nomenclatura das aminas, a importância dessas substâncias no cotidiano, a criação e funcionamento do jogo.
Entrega do Projeto
O projeto tem duração de uma semana, e ao final os alunos devem entregar:
-
O jogo educativo criado pelo grupo.
-
O relatório contendo os quatro tópicos principais:
- Introdução: Contextualização da nomenclatura das aminas e a relevância deste projeto.
- Desenvolvimento: Explicação da teoria da nomenclatura das aminas, a importância das aminas no cotidiano, a criação e funcionamento do jogo.
- Conclusão: Reflexão sobre os aprendizados adquiridos durante o projeto e a importância do tópico estudado.
- Bibliografia: Referências dos materiais utilizados para desenvolver o projeto.
Pelo relatório, os alunos devem demonstrar compreensão da nomenclatura das aminas, bem como ilustrar com exemplos práticos a presença e importância destes compostos em nosso dia a dia. O jogo por sua vez irá demonstrar a aplicação deste conhecimento de uma forma lúdica e interativa.