Entrar

Projeto: Aminas - Um Mergulho na Nomenclatura

Química

Original Teachy

Funções Orgânicas: Nomenclatura de Amina

Contextualização

A Química Orgânica é a parte da química que estuda os compostos do carbono, um elemento químico que possui a incrível capacidade de formar uma vasta quantidade de moléculas diferentes. Entre essas moléculas, destacam-se as aminas, que são compostos derivados do amoníaco (NH3) e que desempenham papel fundamental em muitos processos químicos e biológicos.

As aminas são compostos que possuem um ou mais átomos de hidrogênio do amoníaco substituídos por grupos orgânicos, que são cadeias de carbono. Elas possuem a característica de serem bases, ou seja, podem receber prótons de outras substâncias e, por essa razão, são encontradas em diversos produtos e processos relevantes para a vida humana.

As aminas também apresentam diversas aplicações práticas no nosso cotidiano. Elas são usadas na produção de medicamentos, como analgésicos e anestésicos, de polímeros e de corantes. Além disso, as aminas têm grande importância biológica, pois formam parte da estrutura de muitos compostos presentes em organismos vivos, como o DNA, proteínas e alguns hormônios.

Para auxiliar no estudo do tema, sugiro as seguintes fontes confiáveis:

  1. Livro: Atkins, P.; Jones, L. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
  2. Vídeo: Aminas: introdução e nomenclatura – Canal do Prof. Igor Farias (YouTube)
  3. Site: Brasil Escola – Química – Aminas - Funções orgânicas

Atividade Prática

Título da Atividade: "Aminas - Um Mergulho na Nomenclatura"

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é permitir que os alunos se familiarizem com a nomenclatura das aminas, compreendam as propriedades e características destes compostos e a relevância deles em nossas vidas.

Descrição detalhada do projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 membros. Cada grupo será responsável por pesquisar, estudar e se aprofundar no tópico das aminas, com foco especial na nomenclatura.

Os membros do grupo também devem buscar aminas em produtos do cotidiano (remédios, alimentos, produtos de limpeza, etc.) e discutir a importância dessas aminas e suas funções.

O desafio final será criar um jogo educativo interativo sobre a nomenclatura das aminas para permitir que os outros alunos possam praticar e aprender de maneira dinâmica e engajante. O jogo pode ser um quiz, um jogo da memória, um jogo de tabuleiro, entre outros. Seja criativo!

Os grupos também terão a missão de elaborar um relatório detalhado sobre a nomenclatura das aminas, juntamente com sua exploração de exemplos de aminas na vida diária e o desenvolvimento do jogo.

Materiais Necessários

  1. Livros didáticos de Química
  2. Acesso à Internet
  3. Papel, lápis, canetas coloridas
  4. Cartolina, cola, tesouras para a construção do jogo (se for físico). Ou, alternativamente, acesso a algum software de criação de jogos (se for digital).

Passo a Passo

  1. Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos.
  2. Cada grupo deve começar pesquisando e estudando sobre a nomenclatura das aminas, utilizando os recursos sugeridos e outros de sua escolha.
  3. Procure aminas presentes em produtos do dia a dia, descrevendo para que servem e qual a importância delas.
  4. Comecem a esboçar e desenvolver o conceito do jogo educativo.
  5. Definam juntos as regras do jogo, sempre lembrando de relacioná-las ao tema de nomenclatura das aminas.
  6. Desenvolvam o jogo. Se for um jogo físico, usem os materiais disponíveis para construí-lo. Se for digital, utilizem um software apropriado.
  7. Testem o jogo, fazendo ajustes conforme necessário.
  8. Elaborem um relatório detalhado explicando a nomenclatura das aminas, a importância dessas substâncias no cotidiano, a criação e funcionamento do jogo.

Entrega do Projeto

O projeto tem duração de uma semana, e ao final os alunos devem entregar:

  1. O jogo educativo criado pelo grupo.

  2. O relatório contendo os quatro tópicos principais:

    • Introdução: Contextualização da nomenclatura das aminas e a relevância deste projeto.
    • Desenvolvimento: Explicação da teoria da nomenclatura das aminas, a importância das aminas no cotidiano, a criação e funcionamento do jogo.
    • Conclusão: Reflexão sobre os aprendizados adquiridos durante o projeto e a importância do tópico estudado.
    • Bibliografia: Referências dos materiais utilizados para desenvolver o projeto.

Pelo relatório, os alunos devem demonstrar compreensão da nomenclatura das aminas, bem como ilustrar com exemplos práticos a presença e importância destes compostos em nosso dia a dia. O jogo por sua vez irá demonstrar a aplicação deste conhecimento de uma forma lúdica e interativa.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies