Entrar

Plano de aula de Características Físicas Humanas

Ciências

Original Teachy

'EF01CI04'

Características Físicas Humanas

Objetivos (5 minutos)

  1. Compreender e identificar as diferentes características físicas humanas: Os alunos devem ser capazes de identificar as diversas características físicas que os seres humanos possuem, tais como cor de pele, cor de cabelo, cor dos olhos, tipo de cabelo, altura, etc.

  2. Conscientização da diversidade e respeito às diferenças: Os alunos devem ser capazes de reconhecer a diversidade das características físicas entre as pessoas e entender que todas as diferenças devem ser respeitadas e valorizadas.

  3. Desenvolver a habilidade de observação e descrição: Os alunos devem ser capazes de observar e descrever as características físicas dos colegas de classe, promovendo uma melhor compreensão das diferenças e semelhanças entre os indivíduos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdo:

    • O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre o conceito de características físicas, que já deveriam ter aprendido em aulas anteriores. Isso inclui cor de pele, cor de cabelo, cor dos olhos, tipo de cabelo, altura, entre outras. (5 minutos)
  2. Situações Problemas:

    • O professor propõe duas situações que envolvem a diversidade de características físicas:
      • "João e Maria são irmãos, mas João tem cabelo liso e olhos azuis enquanto Maria tem cabelo encaracolado e olhos castanhos. Como isso é possível?"
      • "Na nossa sala de aula, temos pessoas com diferentes alturas, cores de pele e cores de cabelo. Por que isso acontece?" (5 minutos)
  3. Contextualização:

    • O professor explica a importância do tema, destacando que entender e celebrar a diversidade física ajuda a construir uma sociedade mais inclusiva e respeitosa. Além disso, esclarece que a diversidade física é uma das maneiras de como a natureza expressa a genética humana. (3 minutos)
  4. Ganhar a Atenção:

    • O professor introduz o tópico com duas curiosidades:
      • "Sabiam que a cor dos nossos olhos é determinada pelos genes que herdamos dos nossos pais? É por isso que temos tantas cores de olhos diferentes no mundo!"
      • "E sabiam que a altura também é influenciada pelos genes, mas também pelo ambiente, como a alimentação e o exercício físico?" (2 minutos)

Desenvolvimento (15 - 20 minutos)

O professor pode escolher uma ou mais das atividades abaixo para trabalhar o assunto em sala de aula. As atividades propostas são lúdicas e colaborativas, incentivando o trabalho em equipe e a interação entre os alunos.

  1. "Montando um Avatar":

    • Instruções:
      • O professor divide a turma em pequenos grupos e distribui para cada grupo uma folha em branco e materiais de desenho (canetinhas, lápis coloridos, etc).
      • Cada grupo terá que desenhar um avatar que representa um novo aluno que chegará na escola. No entanto, o avatar deverá ter características físicas diferentes de todos os membros do grupo. (7- 10 minutos)
    • Objetivo:
      • A atividade tem como objetivo mostrar a variedade de características físicas que as pessoas podem ter e promover a pluralidade e a diversidade.
  2. "Desfile de Diversidade":

    • Instruções:
      • Novamente divididos em grupos, os alunos receberão revistas, tesouras e cola.
      • Eles terão que pesquisar e recortar imagens de pessoas com diversas características físicas e organizar um "desfile de diversidade" colando as imagens em uma cartolina. (7- 10 minutos)
    • Objetivo:
      • Esta atividade tem como intuito reforçar o conceito de diversidade e respeito às diferenças.
  3. "Estação de Origem":

    • Instruções:
      • O professor preparará previamente estações de trabalho com fotos e informações sobre diferentes etnias e características físicas.
      • Os alunos serão divididos em grupos e deverão passar por cada estação, lendo, observando as fotos e discutindo sobre as características de cada etnia. (7- 10 minutos)
    • Objetivo:
      • A atividade irá aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a relação entre etnia e características físicas, reforçando a conscientização sobre a diversidade humana e a importância do respeito.

O professor deverá sempre reforçar que todas as características são igualmente importantes e valorizadas, independentemente de sua prevalência ou raridade na turma ou na sociedade. Independentemente da atividade escolhida, o professor deve circular pela sala durante a atividade, auxiliando os grupos, respondendo perguntas e guiando as discussões.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo:

    • Após as atividades de grupo, o professor irá reunir todos os alunos em uma grande roda de conversa. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar seu avatar, desfile de diversidade ou discussão sobre etnias (dependendo da atividade escolhida) para toda a turma. (5 - 7 minutos)
    • Durante as apresentações, o professor incentivará a discussão, fazendo perguntas como "O que vocês acharam da característica física do avatar do grupo X?" ou "Vocês já tinham visto alguma característica física como a que o grupo Y apresentou no desfile de diversidade?". Isso permitirá aos alunos refletirem sobre as diversas características físicas humanas e a importância de respeitar as diferenças.
    • Ao final de cada apresentação, o professor enaltecerá o trabalho de cada grupo, reforçando o valor da diversidade e o respeito às diferenças.
  2. Conexão com a Teoria:

    • Após as apresentações, o professor fará a conexão entre as atividades práticas e a teoria estudada. Ele pode perguntar, por exemplo, "Como as características físicas do avatar que vocês criaram estão relacionadas com o que aprendemos sobre genética e diversidade?". (3 - 4 minutos)
    • O professor pode também trazer à discussão a importância da diversidade para o equilíbrio do ecossistema humano e para a evolução da espécie, reforçando o papel da genética na formação das características físicas humanas.
  3. Reflexão Final:

    • Para encerrar a aula, o professor proporá que os alunos reflitam em um minuto sobre o que aprenderam na aula. Ele fará duas perguntas simples: (2 - 3 minutos)
      • "Qual característica física que vocês descobriram hoje que acharam mais interessante? Por que?"
      • "Por que é importante respeitar as diferenças físicas entre as pessoas?"

O professor deve garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de participar da discussão e se sintam confortáveis para expressar suas opiniões e reflexões. Ele deve reforçar que não há respostas certas ou erradas para as questões propostas, apenas diferentes perspectivas e experiências. Ao final da aula, o professor deve ressaltar novamente a importância do respeito às diferenças e da valorização da diversidade.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumindo a Aula:

    • O professor fará um breve resumo das principais ideias e conceitos abordados durante a aula, recapitulando as várias características físicas humanas que foram discutidas e destacando a importância de apreciar e respeitar a diversidade. (2 - 3 minutos)
  2. Conectando Teoria e Prática:

    • O professor destacará como as atividades práticas permitiram aos alunos explorar as diferenças e semelhanças entre as características físicas humanas, reforçando os conceitos teóricos ensinados em sala de aula. Ele ressaltará como as atividades ajudaram a ilustrar a diversidade de características físicas e a importância do respeito às diferenças. (2 - 3 minutos)
  3. Materiais Extras para Aprofundamento:

    • O professor sugerirá aos alunos que, se desejarem aprofundar seus conhecimentos, procurem livros, vídeos ou sites que falem sobre diversidade humana, genética e evolução. Ele pode sugerir, por exemplo, o site do Projeto Genoma Humano e alguns episódios de programas de ciência voltados para crianças que tratam do assunto. (1 - 2 minutos)
  4. Importância do Tema para a Vida Diária:

    • Para finalizar, o professor realçará a importância do tema abordado para a vida cotidiana dos alunos. Ele explicará que entender as características físicas humanas e sua diversidade ajuda a construir um ambiente mais inclusivo e respeitoso, tanto na escola quanto na comunidade em geral. Além disso, entender as diferenças e semelhanças entre as pessoas pode auxiliar na compreensão de si mesmos e dos outros, promovendo a empatia e o respeito mútuo. (2 - 3 minutos)

Ao final da aula, o professor deve reforçar que o aprendizado não se encerra ali e que os alunos devem continuar explorando e questionando o mundo à sua volta. Ele deve encorajá-los a observar e apreciar a diversidade em todas as suas formas e a tratar todos com respeito e dignidade, independentemente de suas características físicas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies