Plano de Aula | Metodologia Ativa | Características Físicas Humanas
Palavras Chave | Características físicas humanas, Diversidade, Respeito às diferenças, Observação, Trabalho em equipe, Atividades lúdicas, Identificação, Empatia, Inclusão, Teoria e prática |
Materiais Necessários | Listas de características físicas, Materiais para desenho (papel, lápis, borracha), Tecidos, Papel, Tesouras, Cola, Cartões com características físicas |
Códigos BNCC | EF01CI04: Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças. |
Ano Escolar | 1º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Ciências |
Unidade Temática | Vida e Evolução |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de objetivos é crucial para estabelecer uma base clara do que se espera que os alunos aprendam e alcancem durante a aula. Ao definir objetivos específicos e mensuráveis, os alunos conseguem focar seus esforços nas metas propostas, facilitando a aplicação prática dos conceitos estudados em casa. Essa clareza ajuda a orientar as discussões e atividades em sala, garantindo que o tempo seja utilizado de maneira eficaz e que todos os alunos participem ativamente do processo de aprendizado.
Objetivos principais:
1. Capacitar os alunos a identificar e descrever diferentes características físicas dos seres humanos, promovendo o reconhecimento da diversidade e a valorização das diferenças individuais.
2. Desenvolver a habilidade de respeito e empatia, através do entendimento e aceitação das variações físicas presentes na humanidade.
Objetivos secundários:
- Estimular a curiosidade e o questionamento sobre a diversidade física humana.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A etapa de introdução tem o objetivo de engajar os alunos e conectá-los com o tema da aula, utilizando situações problema que estimulam o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento prévio. Além disso, ao contextualizar o tema com exemplos do cotidiano e curiosidades, esta etapa busca despertar o interesse dos alunos e mostrar a relevância do estudo das características físicas humanas em diversas situações reais.
Situações Problema
1. Imagine que você está em uma festa com muitas pessoas e precisa encontrar seu irmão, mas ele está entre desconhecidos. Como usaria as características físicas das pessoas para identificá-lo?
2. Pensem em como os policiais usam as características físicas dos suspeitos para identificar e capturar criminosos. Quais seriam as características mais úteis nessas situações?
Contextualização
As características físicas dos seres humanos, como altura, cor da pele, olhos e cabelos, são visíveis a todos, mas nem sempre compreendidas em toda a sua complexidade. Explorar essa diversidade não apenas enriquece nosso conhecimento, mas também ajuda a promover a aceitação e o respeito mútuo. Além disso, entender como essas características são usadas no dia a dia, como em descrições para encontrar pessoas desaparecidas ou em investigações criminais, mostra a importância prática desse conhecimento.
Desenvolvimento
Duração: (75 - 85 minutos)
A etapa de desenvolvimento tem como finalidade a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos sobre as características físicas humanas. Através de atividades lúdicas e colaborativas, os alunos terão a oportunidade de explorar a diversidade física de uma forma dinâmica, promovendo a observação, a empatia e a valorização das diferenças. Cada atividade proposta visa reforçar o aprendizado de maneira interativa, promovendo a participação ativa de todos os alunos e estimulando a criatividade e o trabalho em equipe.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Detetive de Características
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver habilidades de observação e descrição de características físicas e promover o trabalho em equipe.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos se tornarão detetives e usarão suas habilidades de observação para identificar características físicas de diferentes pessoas. Serão formados grupos de até 5 alunos, e cada grupo receberá uma lista de características (cor do cabelo, altura, cor dos olhos, etc.) e uma situação para resolver (identificar um 'suspeito', encontrar alguém na multidão, etc.).
- Instruções:
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Divida a classe em grupos de até 5 alunos.
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Distribua as listas de características e situações para cada grupo.
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Peça que observem os colegas da classe e anotem as características físicas que correspondem às listas.
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Cada grupo deve discutir e decidir quem, na sala, corresponde melhor ao perfil descrito na situação.
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Apresente suas escolhas e justifiquem com base nas observações feitas.
Atividade 2 - Montando o Amigo Perfeito
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Estimular o reconhecimento da diversidade de características e promover a reflexão sobre a importância das diferenças.
- Descrição: Os alunos, em grupos, receberão cartões com diferentes características físicas (cabelo loiro, olhos castanhos, etc.) e deverão combinar essas características para 'montar' o amigo perfeito. Cada grupo discutirá e desenhará o amigo, levando em consideração não apenas as características, mas também a personalidade que acreditam que este amigo teria.
- Instruções:
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Forme grupos de até 5 alunos e distribua cartões com diferentes características físicas.
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Os alunos devem discutir e decidir em seu grupo quais características escolher para 'montar' o amigo perfeito.
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Cada grupo desenha o amigo e escreve algumas características da personalidade que acreditam que ele teria.
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Apresente cada 'amigo' criado e discuta as diferentes escolhas feitas pelos grupos.
Atividade 3 - Desfile de Diversidade
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Promover a expressão criativa e a valorização da diversidade de características físicas.
- Descrição: Nesta atividade, cada grupo de alunos receberá materiais como tecidos, papel, tesouras e cola para criar uma 'figura' que represente a diversidade de características físicas humanas. Eles deverão construir uma figura que seja uma mistura de todas as características que discutiram na aula.
- Instruções:
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Divida a classe em grupos de até 5 alunos.
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Distribua os materiais necessários para a construção.
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Os grupos constroem uma figura que represente a diversidade de características físicas humanas.
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Cada grupo apresenta sua figura, explicando as escolhas feitas e o que cada parte representa.
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Realize uma discussão em classe sobre as figuras e o que elas representam.
Retorno
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado obtido durante as atividades práticas, permitindo que os alunos articulem e compartilhem suas descobertas e reflexões. A discussão em grupo ajuda a reforçar a importância do respeito à diversidade e promove uma compreensão mais profunda das implicações das características físicas na sociedade. Além disso, essa etapa também serve para avaliar o entendimento dos alunos sobre o tema e destacar qualquer ponto que possa precisar de reexploração ou esclarecimento adicional.
Discussão em Grupo
Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe suas descobertas mais interessantes e o que aprenderam sobre as características físicas observadas. Durante a apresentação, o professor deve incentivar os alunos a explicarem como as características físicas influenciam a identidade e a importância de respeitar a diversidade. Pode-se também sugerir que cada grupo faça uma pequena reflexão sobre o que mais os surpreendeu durante as atividades e como isso mudou ou reforçou sua percepção das diferenças físicas.
Perguntas Chave
1. Quais foram as características físicas mais fáceis ou difíceis de observar durante as atividades e por quê?
2. Como as diferenças físicas podem influenciar a forma como as pessoas são tratadas ou percebidas?
3. O que podemos fazer para promover um ambiente mais inclusivo e respeitoso considerando a diversidade física observada?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, fazendo uma conexão clara entre teoria e prática, e reforçar a importância do tema, que é o respeito e a valorização das diferenças físicas. Além disso, esta etapa serve para garantir que os alunos tenham compreendido o conteúdo discutido e possam aplicar esses conceitos em suas vidas, promovendo uma educação inclusiva e respeitosa.
Resumo
Nesta etapa final, resuma os principais pontos discutidos durante a aula, enfatizando as diferentes características físicas dos seres humanos, a diversidade observada e a importância do respeito às diferenças. Relembre as atividades realizadas, como o 'Detetive de Características' e a criação do 'Amigo Perfeito', destacando as descobertas e reflexões dos alunos.
Conexão com a Teoria
Explique como as atividades práticas, como o 'Detetive de Características' e a criação do 'Amigo Perfeito', conectaram a teoria estudada em casa com a prática em sala, permitindo aos alunos aplicar o conhecimento sobre as características físicas humanas de forma interativa e significativa. Destaque como esta abordagem ajudou a solidificar o entendimento dos conceitos abordados.
Fechamento
Por fim, enfatize a importância do respeito e da valorização das diferenças físicas observadas, não apenas no contexto da sala de aula, mas nas interações diárias de cada aluno. Destaque como o conhecimento adquirido pode ser usado para promover uma cultura de inclusão e respeito mútuo, onde cada indivíduo é valorizado por sua singularidade.