Entrar

Plano de aula de Características Físicas Humanas

Ciências

Original Teachy

'EF01CI04'

Características Físicas Humanas

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Características Físicas Humanas

Palavras ChaveCaracterísticas físicas humanas, Diversidade, Respeito às diferenças, Observação, Trabalho em equipe, Atividades lúdicas, Identificação, Empatia, Inclusão, Teoria e prática
Materiais NecessáriosListas de características físicas, Materiais para desenho (papel, lápis, borracha), Tecidos, Papel, Tesouras, Cola, Cartões com características físicas
Códigos BNCCEF01CI04: Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaVida e Evolução

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é crucial para estabelecer uma base clara do que se espera que os alunos aprendam e alcancem durante a aula. Ao definir objetivos específicos e mensuráveis, os alunos conseguem focar seus esforços nas metas propostas, facilitando a aplicação prática dos conceitos estudados em casa. Essa clareza ajuda a orientar as discussões e atividades em sala, garantindo que o tempo seja utilizado de maneira eficaz e que todos os alunos participem ativamente do processo de aprendizado.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e descrever diferentes características físicas dos seres humanos, promovendo o reconhecimento da diversidade e a valorização das diferenças individuais.

2. Desenvolver a habilidade de respeito e empatia, através do entendimento e aceitação das variações físicas presentes na humanidade.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a curiosidade e o questionamento sobre a diversidade física humana.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de introdução tem o objetivo de engajar os alunos e conectá-los com o tema da aula, utilizando situações problema que estimulam o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento prévio. Além disso, ao contextualizar o tema com exemplos do cotidiano e curiosidades, esta etapa busca despertar o interesse dos alunos e mostrar a relevância do estudo das características físicas humanas em diversas situações reais.

Situações Problema

1. Imagine que você está em uma festa com muitas pessoas e precisa encontrar seu irmão, mas ele está entre desconhecidos. Como usaria as características físicas das pessoas para identificá-lo?

2. Pensem em como os policiais usam as características físicas dos suspeitos para identificar e capturar criminosos. Quais seriam as características mais úteis nessas situações?

Contextualização

As características físicas dos seres humanos, como altura, cor da pele, olhos e cabelos, são visíveis a todos, mas nem sempre compreendidas em toda a sua complexidade. Explorar essa diversidade não apenas enriquece nosso conhecimento, mas também ajuda a promover a aceitação e o respeito mútuo. Além disso, entender como essas características são usadas no dia a dia, como em descrições para encontrar pessoas desaparecidas ou em investigações criminais, mostra a importância prática desse conhecimento.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de desenvolvimento tem como finalidade a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos sobre as características físicas humanas. Através de atividades lúdicas e colaborativas, os alunos terão a oportunidade de explorar a diversidade física de uma forma dinâmica, promovendo a observação, a empatia e a valorização das diferenças. Cada atividade proposta visa reforçar o aprendizado de maneira interativa, promovendo a participação ativa de todos os alunos e estimulando a criatividade e o trabalho em equipe.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetive de Características

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de observação e descrição de características físicas e promover o trabalho em equipe.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos se tornarão detetives e usarão suas habilidades de observação para identificar características físicas de diferentes pessoas. Serão formados grupos de até 5 alunos, e cada grupo receberá uma lista de características (cor do cabelo, altura, cor dos olhos, etc.) e uma situação para resolver (identificar um 'suspeito', encontrar alguém na multidão, etc.).

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua as listas de características e situações para cada grupo.

  • Peça que observem os colegas da classe e anotem as características físicas que correspondem às listas.

  • Cada grupo deve discutir e decidir quem, na sala, corresponde melhor ao perfil descrito na situação.

  • Apresente suas escolhas e justifiquem com base nas observações feitas.

Atividade 2 - Montando o Amigo Perfeito

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular o reconhecimento da diversidade de características e promover a reflexão sobre a importância das diferenças.

- Descrição: Os alunos, em grupos, receberão cartões com diferentes características físicas (cabelo loiro, olhos castanhos, etc.) e deverão combinar essas características para 'montar' o amigo perfeito. Cada grupo discutirá e desenhará o amigo, levando em consideração não apenas as características, mas também a personalidade que acreditam que este amigo teria.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos e distribua cartões com diferentes características físicas.

  • Os alunos devem discutir e decidir em seu grupo quais características escolher para 'montar' o amigo perfeito.

  • Cada grupo desenha o amigo e escreve algumas características da personalidade que acreditam que ele teria.

  • Apresente cada 'amigo' criado e discuta as diferentes escolhas feitas pelos grupos.

Atividade 3 - Desfile de Diversidade

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover a expressão criativa e a valorização da diversidade de características físicas.

- Descrição: Nesta atividade, cada grupo de alunos receberá materiais como tecidos, papel, tesouras e cola para criar uma 'figura' que represente a diversidade de características físicas humanas. Eles deverão construir uma figura que seja uma mistura de todas as características que discutiram na aula.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os materiais necessários para a construção.

  • Os grupos constroem uma figura que represente a diversidade de características físicas humanas.

  • Cada grupo apresenta sua figura, explicando as escolhas feitas e o que cada parte representa.

  • Realize uma discussão em classe sobre as figuras e o que elas representam.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado obtido durante as atividades práticas, permitindo que os alunos articulem e compartilhem suas descobertas e reflexões. A discussão em grupo ajuda a reforçar a importância do respeito à diversidade e promove uma compreensão mais profunda das implicações das características físicas na sociedade. Além disso, essa etapa também serve para avaliar o entendimento dos alunos sobre o tema e destacar qualquer ponto que possa precisar de reexploração ou esclarecimento adicional.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe suas descobertas mais interessantes e o que aprenderam sobre as características físicas observadas. Durante a apresentação, o professor deve incentivar os alunos a explicarem como as características físicas influenciam a identidade e a importância de respeitar a diversidade. Pode-se também sugerir que cada grupo faça uma pequena reflexão sobre o que mais os surpreendeu durante as atividades e como isso mudou ou reforçou sua percepção das diferenças físicas.

Perguntas Chave

1. Quais foram as características físicas mais fáceis ou difíceis de observar durante as atividades e por quê?

2. Como as diferenças físicas podem influenciar a forma como as pessoas são tratadas ou percebidas?

3. O que podemos fazer para promover um ambiente mais inclusivo e respeitoso considerando a diversidade física observada?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, fazendo uma conexão clara entre teoria e prática, e reforçar a importância do tema, que é o respeito e a valorização das diferenças físicas. Além disso, esta etapa serve para garantir que os alunos tenham compreendido o conteúdo discutido e possam aplicar esses conceitos em suas vidas, promovendo uma educação inclusiva e respeitosa.

Resumo

Nesta etapa final, resuma os principais pontos discutidos durante a aula, enfatizando as diferentes características físicas dos seres humanos, a diversidade observada e a importância do respeito às diferenças. Relembre as atividades realizadas, como o 'Detetive de Características' e a criação do 'Amigo Perfeito', destacando as descobertas e reflexões dos alunos.

Conexão com a Teoria

Explique como as atividades práticas, como o 'Detetive de Características' e a criação do 'Amigo Perfeito', conectaram a teoria estudada em casa com a prática em sala, permitindo aos alunos aplicar o conhecimento sobre as características físicas humanas de forma interativa e significativa. Destaque como esta abordagem ajudou a solidificar o entendimento dos conceitos abordados.

Fechamento

Por fim, enfatize a importância do respeito e da valorização das diferenças físicas observadas, não apenas no contexto da sala de aula, mas nas interações diárias de cada aluno. Destaque como o conhecimento adquirido pode ser usado para promover uma cultura de inclusão e respeito mútuo, onde cada indivíduo é valorizado por sua singularidade.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies