Plano de Aula | Metodologia Ativa | Escalas de Tempo Atividades Diárias
Palavras Chave | Escalas de tempo, Atividades diárias, Organização, Planejamento, Rotinas, Distribuição do tempo, Projeto prático, Aprendizado ativo, Colaboração, Comunicação, Cotidiano, Sala de aula invertida, Metodologia interativa |
Materiais Necessários | Cartolinas em formato de círculo, Figuras recortadas de revistas ou papel para colagem, Tesoura, Cola, Papéis grandes, Marcadores coloridos, Desenhos ou imagens impressas para colagem, Bichos de pelúcia para simular animais de estimação, Folhas grandes de papel cartão |
Códigos BNCC | EF01CI05: Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.; EF01CI06: Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos. |
Ano Escolar | 1º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Ciências |
Unidade Temática | Terra e Universo |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Objetivos é essencial para direcionar a atenção dos alunos e do professor para os aspectos cruciais do aprendizado. Ao clarificar o que se espera alcançar, esta seção orienta tanto na preparação dos alunos que já estudaram o tema em casa, quanto na execução das atividades práticas que consolidarão o conhecimento. Este momento também serve para alinhar as expectativas e as metas de aprendizado da aula, garantindo que todos os envolvidos estejam focados nos mesmos resultados.
Objetivos principais:
1. Ensinar os alunos a identificar e categorizar as atividades diárias em diferentes períodos do dia.
2. Desenvolver a habilidade de compreender como as atividades diárias são distribuídas ao longo do tempo e a importância da organização e planejamento.
3. Estimular a expressão oral e a participação ativa dos alunos ao discutir suas próprias rotinas diárias.
Objetivos secundários:
- Incentivar a colaboração entre os alunos ao comparar e discutir suas rotinas diárias.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A etapa de Introdução serve para engajar os alunos e conectar o conteúdo que eles estudaram em casa com situações práticas e reais. As situações problema propostas estimulam o pensamento crítico e a aplicação direta do conhecimento prévio, enquanto a contextualização ajuda a perceber a relevância do estudo das escalas de tempo no dia a dia. Essa abordagem visa motivar os alunos, mostrando que o que eles aprendem em sala de aula é útil e aplicável em suas vidas.
Situações Problema
1. Peça aos alunos que descrevam sua rotina matinal, incluindo o que fazem desde o momento em que acordam até chegarem à escola. Discuta com eles quais atividades são mais demoradas e por quê, e como organizam seu tempo para não se atrasarem.
2. Proponha que os alunos imaginem que são responsáveis por uma casa durante um dia inteiro. Eles devem planejar e descrever uma lista de atividades que precisam realizar em diferentes momentos do dia, como limpar a casa, preparar refeições e cuidar de animais de estimação.
Contextualização
Explique aos alunos que entender como o tempo é dividido é essencial para organizar melhor o dia, evitando atrasos e garantindo que todas as atividades necessárias sejam feitas. Utilize exemplos do cotidiano, como a importância de acordar cedo para ter tempo de preparar-se para a escola, ou de como uma família organiza o tempo para realizar tarefas domésticas e ainda ter momentos de lazer juntos. Contextualize ainda mais, falando sobre como diferentes profissionais dependem da organização do tempo para realizar suas tarefas, como médicos que precisam cumprir horários de atendimento e cirurgias.
Desenvolvimento
Duração: (75 - 80 minutos)
A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e criativa os conceitos de distribuição das atividades diárias ao longo do tempo, que estudaram previamente em casa. As atividades propostas visam consolidar o aprendizado, estimular a colaboração entre os alunos e fomentar habilidades de organização, planejamento e expressão criativa. Escolhendo uma das atividades, os alunos terão a oportunidade de trabalhar em grupo, o que promove o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação, além de proporcionar uma maneira divertida de aprender.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - O Grande Relógio da Rotina
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Compreender e visualizar a distribuição das atividades diárias pelos períodos do dia.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão criar um grande relógio de papelão que representará a distribuição de suas atividades diárias. Cada aluno receberá uma cartolina em formato de círculo, que será dividida em seções que representam os diferentes momentos do dia (manhã, tarde, noite). Eles deverão desenhar e colar figuras que simbolizam suas atividades diárias em cada parte do dia, como dormir, tomar café, estudar, brincar, entre outras.
- Instruções:
-
Distribua cartolinas em formato de círculo para cada aluno.
-
Oriente os alunos a dividirem o círculo em três partes iguais, representando manhã, tarde e noite.
-
Peça que desenhem e colem figuras recortadas de revistas ou desenhadas por eles mesmos que representem suas atividades diárias em cada uma das partes do dia.
-
Cada aluno deverá apresentar seu 'Grande Relógio da Rotina' para a classe, explicando as atividades representadas e por que estão em cada parte do dia.
Atividade 2 - Chefes de Casa por um Dia
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver habilidades de organização e planejamento, além de compreender a importância da distribuição do tempo.
- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá o 'comando' de uma casa fictícia por um dia. Eles deverão planejar e descrever todas as atividades que precisam realizar, como preparar refeições, limpar a casa, cuidar de um 'animal de estimação' (um bicho de pelúcia) e ainda incluir momentos de lazer. Cada grupo terá que criar um cronograma detalhado em um papel grande, usando marcadores coloridos e desenhos para ilustrar as atividades.
- Instruções:
-
Divida a classe em grupos de até 5 alunos.
-
Explique que cada grupo será responsável por planejar as atividades de uma casa imaginária por um dia.
-
Forneça a cada grupo um papel grande e marcadores coloridos.
-
Oriente os alunos a desenharem um cronograma, dividindo o dia em períodos e incluindo todas as atividades que devem ser realizadas.
-
Cada grupo apresentará seu cronograma, explicando a importância de cada atividade e como elas se distribuem ao longo do dia.
Atividade 3 - A Aventura do Tempo
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Fomentar a criatividade e a compreensão da importância de cada atividade diária em um contexto divertido e envolvente.
- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos criarão um 'mapa do tempo' usando um grande papel cartão. Eles deverão desenhar um caminho que represente as atividades de uma personagem ao longo de um dia, desde o momento em que ela acorda até a hora de dormir. Cada atividade terá um 'ponto de interesse' com uma curiosidade ou fato engraçado relacionado àquela tarefa.
- Instruções:
-
Distribua grandes folhas de papel cartão para cada grupo de alunos.
-
Peça que desenhem um caminho que represente o dia de uma personagem fictícia, incluindo momentos de lazer, trabalho e estudo.
-
Oriente os alunos a marcarem 'pontos de interesse' ao longo do caminho, onde deverão escrever curiosidades ou fatos relacionados às atividades representadas.
-
Cada grupo apresentará seu 'mapa do tempo', explicando as atividades e os pontos de interesse escolhidos.
Retorno
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado através do compartilhamento de experiências e da reflexão conjunta. A discussão em grupo permite que os alunos expressem verbalmente o que aprenderam e ouçam diferentes perspectivas e soluções de seus colegas. Isso não só reforça o conhecimento sobre a distribuição do tempo e a importância da organização diária, mas também promove habilidades de comunicação e colaboração, essenciais para o desenvolvimento social e acadêmico.
Discussão em Grupo
Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve reunir todos os alunos e explicar que cada grupo terá a oportunidade de compartilhar o que aprendeu durante as atividades. Sugira que comecem discutindo as diferenças e semelhanças entre as rotinas diárias que planejaram e desenharam. Peça que cada grupo explique o processo de criação do projeto e como eles chegaram àquelas decisões de planejamento. Encoraje os alunos a fazerem perguntas uns aos outros para entender melhor as escolhas de cada grupo.
Perguntas Chave
1. Quais atividades são mais comuns em todas as rotinas diárias que vocês observaram?
2. Houve alguma atividade que foi desafiadora de encaixar no planejamento do dia? Como vocês resolveram isso?
3. Como a organização do tempo pode ajudar a ter um dia mais produtivo e agradável?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Conclusão serve para consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham compreendido os conceitos-chave e como aplicá-los. Além disso, ajuda a reforçar a conexão entre teoria e prática, demonstrando a utilidade do que foi aprendido. Esta seção também enfatiza a relevância do conteúdo para o dia a dia dos alunos, encorajando-os a refletir sobre como podem melhorar sua organização pessoal e aproveitar melhor o tempo.
Resumo
Para concluir, o professor deve resumir os principais pontos abordados na aula, relembrando como as atividades diárias são distribuídas ao longo do tempo e a importância da organização e planejamento. Deve-se recapitular as atividades realizadas, como a criação do 'Grande Relógio da Rotina', os 'Chefes de Casa por um Dia' e a 'Aventura do Tempo', destacando as lições aprendidas em cada uma delas.
Conexão com a Teoria
A aula de hoje foi estruturada para conectar a teoria estudada em casa com a prática em sala, através de atividades dinâmicas e projetos que simulam a aplicação dos conceitos de escalas de tempo e planejamento de atividades diárias. Essa abordagem não só facilita a compreensão dos alunos sobre o tema, mas também mostra a relevância do conteúdo no seu cotidiano.
Fechamento
Por fim, é crucial destacar a importância do tema abordado. Compreender como o tempo é distribuído e como planejar as atividades diárias não só melhora a eficiência e a organização pessoal, mas também contribui para um melhor aproveitamento do tempo, resultando em dias mais produtivos e menos estressantes.