Plano de Aula | Metodologia Ativa | Vida em Família
Palavras Chave | Vida em Família, Escola, Funções familiares, Interação familiar, Papel dos funcionários escolares, Atividades práticas, Expressão e organização, Teatro, Mapas, Discussão em grupo |
Materiais Necessários | Papéis coloridos, Tesouras, Cola, Papel grande, Canetas coloridas, Folhas de papel |
Códigos BNCC | EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.; EF01HI07: Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar. |
Ano Escolar | 1º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | História |
Unidade Temática | História Geral |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor para as metas específicas da aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, facilita-se a compreensão e a aplicação dos conceitos estudados previamente em casa. Esta seção serve também para alinhar as expectativas e garantir que todos os envolvidos estejam cientes dos resultados de aprendizagem desejados.
Objetivos principais:
1. Capacitar os alunos a identificar e descrever os diferentes membros de suas famílias e suas funções.
2. Explorar a compreensão dos alunos sobre a interação entre família e escola, destacando a importância de cada ambiente na formação dos indivíduos.
Objetivos secundários:
- Desenvolver habilidades de comunicação e expressão oral ao discutir as histórias de suas famílias e interações familiares.
- Fomentar a valorização e o respeito pelas diferentes estruturas familiares e suas dinâmicas.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A introdução serve para engajar os alunos e ativar o conhecimento prévio adquirido em casa sobre o tema. As situações problema estimulam os alunos a pensar criticamente sobre as relações familiares e escolares, preparando-os para uma discussão mais aprofundada. A contextualização ajuda a relacionar o conteúdo com situações do cotidiano, facilitando a compreensão e mostrando a relevância do estudo da família e da escola.
Situações Problema
1. Peça aos alunos para descrever os diferentes membros de suas famílias e as atividades que cada um realiza. Em seguida, questione como essas atividades variam dependendo do dia da semana ou de ocasiões especiais, como festas de aniversário.
2. Solicite que os alunos imaginem como seria um dia na escola sem a ajuda dos funcionários da limpeza ou da cozinha. Peça para descreverem como seriam as salas, o refeitório e o que aconteceria com o lixo se não fosse retirado.
Contextualização
Explique a importância de se conhecer as funções de cada membro da família e de outros membros da escola, utilizando exemplos de situações reais ou fictícias. Por exemplo, contar a história de uma família onde todos os membros têm uma tarefa específica para ajudar no dia a dia e como isso pode se assemelhar ao funcionamento de uma escola. Destaque como essas estruturas ajudam a manter a ordem e a cuidar uns dos outros, promovendo a importância do trabalho em equipe e da cooperação.
Desenvolvimento
Duração: (75 - 85 minutos)
A etapa de desenvolvimento do plano de aula é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e criativa os conceitos estudados em casa sobre a vida em família e na escola. As atividades propostas visam reforçar a compreensão dos alunos sobre a importância de cada membro da família e funcionário da escola, além de desenvolver habilidades de expressão, cooperação e organização. Esta etapa é crucial para a consolidação do aprendizado e para a interação social e educativa dos alunos.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Construtores de Famílias
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver a capacidade de expressão e organização ao representar e descrever a própria família.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão criar uma 'família de papel'. Cada aluno receberá materiais como papéis coloridos, tesouras e cola para desenhar e recortar figuras que representem membros de sua família. Após a criação, eles devem apresentar sua família, explicando quem é cada membro e qual a função de cada um na família.
- Instruções:
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Distribua os materiais para cada aluno.
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Peça que desenhem e recortem figuras que representem os membros de suas famílias.
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Oriente-os a colar as figuras em um papel grande, formando a 'família de papel'.
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Cada aluno deve então apresentar sua família, explicando quem é cada membro e qual a função de cada um na família.
Atividade 2 - A Escola Sem Fronteiras
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Entender a importância de cada funcionário na escola e como a ausência de um deles pode afetar o ambiente escolar.
- Descrição: Os alunos vão desenhar um mapa da escola, identificando e descrevendo diferentes áreas e os funcionários que trabalham em cada uma. Em seguida, deverão imaginar o que aconteceria se não houvesse um desses funcionários por um dia e descrever as consequências.
- Instruções:
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Entregue folhas de papel grandes e canetas coloridas.
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Peça que desenhem um mapa da escola, marcando áreas como sala de aula, cantina, banheiros, etc.
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Instrua-os a identificar e descrever os funcionários que trabalham em cada área do mapa.
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Desafie-os a imaginar o que aconteceria se um desses funcionários faltasse por um dia e a descrever as consequências no funcionamento da escola.
Atividade 3 - Teatro de Família e Escola
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Promover a compreensão das dinâmicas e interações entre os membros da família e os funcionários da escola.
- Descrição: Os alunos irão encenar pequenas peças teatrais que representem situações do cotidiano familiar e escolar. Cada grupo escolherá um cenário, como uma reunião de família ou um dia na escola, e desenvolverá um roteiro que inclua a interação de diferentes personagens.
- Instruções:
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Divida a classe em grupos de até 5 alunos.
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Cada grupo escolhe um cenário (família ou escola) e desenvolve um roteiro de curta peça teatral.
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Os alunos devem distribuir os papéis entre si e ensaiar a peça.
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Ao final, cada grupo apresenta sua peça para a classe.
Retorno
Duração: (10 - 15 minutos)
Esta etapa do plano de aula é projetada para permitir que os alunos reflitam e articulem o que aprenderam através das atividades práticas. A discussão em grupo ajuda a consolidar o conhecimento, permitindo que os alunos compartilhem perspectivas e aprendam uns com os outros. Além disso, ao responderem as perguntas-chave, os alunos desenvolvem habilidades de pensamento crítico e comunicação, essenciais para a compreensão de temas complexos como a dinâmica familiar e escolar.
Discussão em Grupo
Para a discussão em grupo, reúna os alunos em círculo e inicie questionando: 'O que vocês aprenderam sobre como as famílias e as escolas funcionam?'. Encoraje cada grupo a compartilhar suas descobertas e experiências das atividades realizadas. Pode-se utilizar um bastão de fala para garantir que todos tenham a oportunidade de expressar suas ideias. O professor deve facilitar a conversa, assegurando que todos os alunos se sintam ouvidos e respeitados.
Perguntas Chave
1. Quais são as funções dos diferentes membros de sua família e como elas variam em ocasiões especiais?
2. Como a ausência de um funcionário na escola poderia afetar o funcionamento diário?
3. O que vocês acharam mais interessante ao representar suas famílias e a escola nas atividades?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A finalidade da etapa de conclusão é consolidar os aprendizados da aula, garantindo que os alunos possam articular claramente o que foi aprendido e como isso se aplica em suas vidas. Além disso, esta seção serve para reforçar a conexão entre teoria e prática, destacando a relevância do conteúdo estudado para o dia a dia dos alunos. Por fim, ajuda a reforçar os valores e competências sociais e emocionais desenvolvidos durante a aula.
Resumo
Nesta aula, exploramos a dinâmica da vida em família e na escola, identificando os diferentes membros e suas funções. Os alunos puderam representar suas famílias, descrever a importância de cada membro e explorar cenários que demonstram como ausências podem afetar o dia a dia. Além disso, através de atividades teatrais, observamos as interações típicas em ambas as esferas.
Conexão com a Teoria
A aula de hoje conectou a teoria com a prática ao permitir que os alunos aplicassem o conhecimento teórico sobre a estrutura familiar e escolar em atividades práticas. As situações problema e as atividades de construção de famílias e mapas escolares serviram para solidificar o entendimento teórico através da prática, demonstrando a importância de cada membro e funcionário em ambos os ambientes.
Fechamento
Compreender a importância dos diferentes membros de uma família e de uma escola é fundamental para o desenvolvimento social e emocional das crianças. Essa compreensão ajuda a fortalecer os laços familiares e a valorizar o trabalho em equipe e a cooperação em ambientes escolares, essenciais para o amadurecimento e para a construção de relações saudáveis e respeitosas.