Plano de Aula | Metodologia Ativa | Datas e Períodos de Tempo
Palavras Chave | Datas e Períodos de Tempo, Calendário, Períodos do dia, Semana, Mês, Ano, Identificação de datas, Atividades práticas, Trabalho em grupo, Aplicação do conhecimento, Habilidades de comunicação, Reflexão e compartilhamento de aprendizado |
Materiais Necessários | Cartões com eventos (aniversários, festas, feriados, etc.), Grandes pedaços de papel, Marcadores, Adesivos, Modelos de calendário mensal, Calendários, Cartões com enigmas, Modelos de calendário semanal |
Códigos BNCC | EF01MA17: Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.; EF01MA18: Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários. |
Ano Escolar | 1º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Matemática |
Unidade Temática | Aritmética |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
Esta etapa do plano de aula tem como finalidade estabelecer os objetivos de aprendizagem, que servirão como diretrizes para a condução das atividades. Ao definir claramente o que se espera que os alunos alcancem, facilita-se o planejamento e a execução das ações pedagógicas, garantindo que o foco esteja sempre na aquisição e aplicação prática dos conhecimentos sobre datas e períodos de tempo.
Objetivos principais:
1. Reconhecer e nomear os períodos do dia (manhã, tarde, noite), da semana (segunda-feira a domingo) e do mês (janeiro a dezembro), e diferenciar um ano de um mês ou dia.
2. Identificar a data corrente, apresentando corretamente o dia, mês e ano em sequência.
Objetivos secundários:
- Incentivar a participação ativa dos alunos por meio de perguntas e discussões que promovam a reflexão sobre a importância de saber a data no cotidiano.
- Desenvolver habilidades de comunicação e cooperação entre os alunos durante as atividades práticas em sala.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A introdução serve para engajar os alunos e ativar seus conhecimentos prévios sobre datas e períodos de tempo através de situações problema que os fazem pensar e aplicar o que estudaram em casa. Além disso, ao contextualizar a importância prática e histórica do tema, os alunos podem ver a relevância do que aprendem em suas vidas, incentivando um maior interesse e curiosidade. Essa abordagem visa preparar o terreno para a aplicação prática do conhecimento durante as atividades em sala.
Situações Problema
1. Imagine que você é um detetive e precisa marcar um encontro com seu parceiro no próximo mês. Como você diria a ele para se encontrarem no mesmo dia e horário, mas em janeiro?
2. Pense em uma família que decide fazer uma viagem no final de semana. Eles precisam marcar a viagem para o segundo sábado de fevereiro. Como eles podem verificar essa data no calendário?
Contextualização
Saber reconhecer e utilizar corretamente as datas e períodos de tempo é essencial no dia a dia. Desde marcar compromissos até entender eventos históricos, o uso correto das datas é crucial. Curiosamente, a forma como organizamos o calendário e os dias da semana tem raízes profundas na história, que remontam a civilizações antigas. Por exemplo, os nomes dos dias da semana em muitas línguas derivam de deuses nórdicos, romanos e anglo-saxões, demonstrando como o tempo é uma parte inseparável da cultura.
Desenvolvimento
Duração: (10 - 15 minutos)
A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e colaborativa os conhecimentos adquiridos sobre datas e períodos de tempo. Trabalhando em grupo, os alunos são incentivados a discutir e resolver problemas, o que não só reforça o aprendizado individual, mas também promove habilidades de comunicação e trabalho em equipe. As atividades propostas são projetadas para serem envolventes e desafiadoras, garantindo que os alunos utilizem ativamente o que aprenderam em casa de maneiras criativas e significativas.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Aventuras no Calendário
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver a habilidade de organizar eventos em um calendário, compreendendo a sequência correta dos dias, semanas e meses.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas para criarem um calendário personalizado com eventos importantes para eles. Cada grupo receberá cartões com diferentes eventos (aniversários, festas, feriados, etc.), e deverão organizá-los no calendário mensal, seguindo as regras de sequência correta dos dias, semanas e meses.
- Instruções:
-
Divida a classe em grupos de até 5 alunos.
-
Distribua os cartões de eventos para cada grupo. Cada cartão terá um evento e uma data, como 'Aniversário da Mãe - 12 de março'.
-
Forneça a cada grupo um grande pedaço de papel, marcadores e adesivos para montar o calendário.
-
Os alunos devem posicionar os cartões nos dias corretos do mês, começando pelo primeiro dia do mês fornecido.
-
Após a montagem, cada grupo apresentará o seu calendário para a classe, explicando a importância de cada evento escolhido.
Atividade 2 - Detetives do Tempo
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Aprimorar a capacidade de leitura de calendários e compreensão de datas, além de promover trabalho em equipe e pensamento crítico.
- Descrição: Os alunos, em grupos, assumirão o papel de detetives que precisam resolver mistérios usando seus conhecimentos sobre datas e períodos de tempo. Eles receberão enigmas que envolvem determinar datas específicas no passado ou futuro e deverão utilizar um calendário para decifrar as pistas.
- Instruções:
-
Organize os alunos em grupos de até 5.
-
Distribua os enigmas, que estarão impressos em cartões separados.
-
Cada grupo receberá um calendário para usar nas resoluções.
-
Os alunos deverão ler o enigma, determinar a data que o enigma sugere e marcar no calendário.
-
O primeiro grupo a resolver todos os enigmas corretamente vence.
Atividade 3 - Chefs do Calendário
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Entender a organização temporal em períodos do dia e dias da semana, aplicando o conhecimento de datas e eventos em uma situação prática e divertida.
- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos serão divididos em equipes para planejar um cardápio semanal. Eles deverão considerar os diferentes períodos do dia e eventos especiais (como festas) para criar um cardápio balanceado, marcando as refeições em um calendário.
- Instruções:
-
Divida a classe em grupos de até 5 alunos.
-
Cada grupo receberá cartões com tipos de refeições e eventos (como 'Festa do Pijama - 25 de abril').
-
Forneça a cada grupo um modelo de calendário semanal em branco.
-
Os alunos deverão planejar e marcar no calendário as refeições para cada dia da semana, considerando os eventos especiais que influenciam a escolha das refeições.
-
Cada grupo apresentará seu cardápio e calendário para a classe, justificando suas escolhas.
Retorno
Duração: (5 - 10 minutos)
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado através da reflexão e compartilhamento de experiências. Ao discutir em grupo, os alunos têm a oportunidade de verbalizar seu entendimento, ouvir diferentes perspectivas e aprender com os desafios e soluções de seus colegas. Isso não só reforça o conteúdo aprendido, mas também desenvolve habilidades de comunicação e colaboração, essenciais para a interação social e o aprendizado contínuo.
Discussão em Grupo
Após a conclusão das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Comece a discussão relembrando os objetivos da aula e perguntando a cada grupo o que aprenderam ao criar e manipular os calendários. Incentive os alunos a compartilhar quais foram os desafios encontrados e como conseguiram superá-los. Pergunte também como eles aplicariam esse conhecimento no dia a dia. Esta é uma oportunidade para os alunos refletirem sobre a importância de saber organizar e utilizar datas e períodos de tempo.
Perguntas Chave
1. Quais foram os maiores desafios ao montar o calendário e como vocês os superaram?
2. Como o conhecimento sobre datas e períodos de tempo pode ajudar nas suas rotinas diárias?
3. Houve algum momento durante as atividades em que você teve que usar uma estratégia diferente da que usou em casa para resolver um problema?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos conteúdos abordados. Ao resumir e conectar a teoria com a prática, proporciona-se uma visão holística do aprendizado. Além disso, ao enfatizar a relevância dos conhecimentos adquiridos, motiva-se os alunos a aplicarem o que aprenderam em contextos variados de suas vidas, reforçando a importância do tema.
Resumo
Na conclusão da aula, o professor deve resumir os principais conceitos abordados sobre datas e períodos de tempo, reforçando a identificação e nomeação dos períodos do dia, da semana e do mês, bem como a diferenciação entre dias, meses e anos. É fundamental recapitular as datas discutidas e as atividades realizadas para assegurar o entendimento dos alunos.
Conexão com a Teoria
A aula de hoje conectou a teoria com a prática ao permitir que os alunos aplicassem os conceitos de datas e períodos de tempo em situações reais e lúdicas. As atividades, como a criação de calendários personalizados e a resolução de enigmas, não apenas solidificaram o conhecimento teórico, mas também mostraram a relevância do aprendizado desses conceitos no cotidiano.
Fechamento
Por fim, é imprescindível destacar a importância do domínio de datas e períodos de tempo no dia a dia. Essa competência não só facilita a organização pessoal e social, como também é essencial para compreender eventos históricos e culturais, além de ser uma habilidade fundamental em várias profissões.