Entrar

Plano de aula de Sistema Monetário Brasileiro: Introdução

Matemática

Original Teachy

'EF01MA19'

Sistema Monetário Brasileiro: Introdução

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Sistema Monetário Brasileiro: Introdução

Palavras ChaveSistema Monetário Brasileiro, Real, Cédulas, Moedas, Economia, História do Brasil, Cultura Brasileira, Educação Financeira, Ensino Fundamental, Matemática
Materiais NecessáriosImagens de cédulas e moedas do real, Quadro branco e marcadores, Projetor ou TV para apresentação de slides, Slides ou cartazes explicativos, Folhas de papel, Lápis e borracha, Moedas e cédulas reais (ou réplicas) para demonstração
Códigos BNCCEF01MA19: Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer aos alunos uma compreensão clara e inicial sobre o sistema monetário brasileiro. Ao estabelecer esses objetivos, os alunos serão capazes de reconhecer a importância do real como a moeda oficial do Brasil e identificar as diferentes cédulas e moedas que compõem o sistema monetário. Esta base será essencial para a compreensão de conceitos mais avançados relacionados a dinheiro e economia.

Objetivos principais:

1. Identificar o sistema monetário brasileiro.

2. Reconhecer o real como a moeda oficial do Brasil.

3. Identificar as cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer aos alunos uma compreensão clara e inicial sobre o sistema monetário brasileiro. Ao estabelecer esses objetivos, os alunos serão capazes de reconhecer a importância do real como a moeda oficial do Brasil e identificar as diferentes cédulas e moedas que compõem o sistema monetário. Esta base será essencial para a compreensão de conceitos mais avançados relacionados a dinheiro e economia.

Contexto

Hoje, vamos começar uma jornada fascinante pelo mundo do dinheiro! 螺 Imagine um dia comum: você vai à padaria com seus pais e vê diferentes notas e moedas trocando de mãos. Já parou para pensar de onde vem esse dinheiro? Ou por que usamos essas notas e moedas específicas? Saber como funciona o sistema monetário é essencial para entendermos melhor as compras que fazemos, a mesada que recebemos e até mesmo como economizar para algo que queremos muito. Vamos explorar juntos o que é o sistema monetário brasileiro e como ele afeta nosso dia a dia.

Curiosidades

Você sabia que antes do real, o Brasil usou várias outras moedas? Uma delas foi o cruzeiro. E mais: as cédulas e moedas que usamos hoje têm figuras importantes e animais brasileiros. Por exemplo, a nota de 10 reais tem a imagem de Dom Pedro II e uma linda arara no verso. Essas figuras não são escolhidas por acaso; elas representam nossa história e cultura.

Desenvolvimento

Duração: (45 - 50 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos adquiram um entendimento mais profundo e detalhado sobre o sistema monetário brasileiro. Ao abordar tópicos específicos, os alunos serão capazes de reconhecer e identificar as diferentes cédulas e moedas do real, além de compreender a importância da moeda na economia e no cotidiano.

Tópicos Abordados

1. Introdução ao Sistema Monetário Brasileiro: Explique que o sistema monetário é o conjunto de moedas e cédulas que usamos para realizar compras e pagamentos no Brasil. Destaque a importância de termos uma moeda oficial para facilitar as transações comerciais. 2. A Moeda Oficial do Brasil: Detalhe que o real (R$) é a moeda oficial do Brasil desde 1994. Mostre imagens de cédulas e moedas, destacando os símbolos e figuras importantes que representam a cultura e a história do Brasil. 3. Cédulas do Real: Descreva as diferentes cédulas do real (R$2, R$5, R$10, R$20, R$50, R$100). Explique as figuras e animais que aparecem em cada uma delas, ressaltando a relevância histórica e cultural dessas imagens. 4. Moedas do Real: Apresente as moedas do real (R$0,01, R$0,05, R$0,10, R$0,25, R$0,50 e R$1). Explique os elementos que aparecem em cada moeda, como o brasão da República e figuras históricas. 5. A importância do Sistema Monetário: Discuta brevemente a importância do sistema monetário para a economia do país e para o dia a dia das pessoas, como facilita o comércio, a poupança e a organização financeira.

Questões para Sala de Aula

1. Qual é a moeda oficial do Brasil? 2. Quais são as cédulas que compõem o sistema monetário brasileiro? 3. Quais são as moedas do sistema monetário brasileiro e quais figuras aparecem nelas?

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e reforçar o entendimento dos alunos sobre o sistema monetário brasileiro, promovendo uma discussão ativa e reflexiva. Ao permitir que os alunos expressem suas opiniões e compartilhem suas experiências, o professor pode garantir que todos os conceitos foram compreendidos de maneira clara e aprofundada.

Discussão

  • Qual é a moeda oficial do Brasil? A moeda oficial do Brasil é o real, simbolizado por R$ e está em circulação desde 1994. Explicar a importância de ter uma moeda oficial para a economia do país.

  • Quais são as cédulas que compõem o sistema monetário brasileiro? As cédulas que compõem o sistema monetário brasileiro são: R$2, R$5, R$10, R$20, R$50, R$100. Cada cédula apresenta figuras importantes da história e cultura brasileira, como a imagem de Dom Pedro II na nota de 10 reais e a arara no verso.

  • Quais são as moedas do sistema monetário brasileiro e quais figuras aparecem nelas? As moedas do sistema monetário brasileiro são: R$0,01, R$0,05, R$0,10, R$0,25, R$0,50 e R$1. Cada moeda possui elementos distintos, como o brasão da República e figuras históricas que representam a nação.

Engajamento dos Alunos

1. Pergunte aos alunos: Vocês já viram todas essas cédulas e moedas? 2. Peça para que compartilhem suas experiências: Qual foi a cédula ou moeda que mais chamou a atenção de vocês? 3. Incentive-os a refletir: Por que é importante termos uma moeda oficial? 4. Pergunte: Vocês conseguem identificar as figuras nas cédulas e moedas que trouxeram de casa? 5. Inicie uma discussão: Como seria se usássemos objetos ou serviços como moeda, ao invés de dinheiro?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é resumir e reforçar os principais pontos abordados durante a aula, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada do sistema monetário brasileiro. Ao recapitular o conteúdo, o professor assegura que os conceitos foram bem assimilados e destaca a relevância prática do tema para o cotidiano dos alunos.

Resumo

  • Identificação do sistema monetário brasileiro e reconhecimento do real como a moeda oficial.
  • Descrição das cédulas do real: R$2, R$5, R$10, R$20, R$50, R$100.
  • Descrição das moedas do real: R$0,01, R$0,05, R$0,10, R$0,25, R$0,50 e R$1, incluindo elementos como o brasão da República e figuras históricas.
  • Discussão sobre a importância do sistema monetário para a economia e o cotidiano.

A aula conectou a teoria com a prática ao utilizar exemplos cotidianos, como compras na padaria, para ilustrar a importância e a funcionalidade do sistema monetário. Ao mostrar imagens reais de cédulas e moedas e discutir suas características, os alunos puderam relacionar o conteúdo teórico com suas experiências diárias e compreender melhor o uso do dinheiro no dia a dia.

Compreender o sistema monetário brasileiro é fundamental para o dia a dia dos alunos, pois facilita a realização de compras, o recebimento de mesada e a organização financeira. Além disso, conhecer as figuras e símbolos presentes nas cédulas e moedas enriquece o entendimento sobre a história e a cultura do Brasil, tornando o aprendizado mais significativo e interessante.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies