Objetivos (5 minutos)
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Compreender o conceito de rotação da Terra e como isso influencia a posição do Sol no céu, bem como o efeito de sombra que o mesmo produz ao longo das horas do dia.
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Observar e interpretar as mudanças na direção e no comprimento das sombras ao longo do dia, relacionando estas alterações com a posição do Sol no céu.
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Desenvolver habilidades de observação e registro, através da realização de um experimento prático de observação da sombra ao longo do dia.
Objetivos Secundários:
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Estimular o pensamento crítico e científico dos alunos, incentivando-os a fazer perguntas e buscar respostas através da observação e experimentação.
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Promover a aprendizagem através da prática, usando atividades experimentais para ajudar os alunos a entender os conceitos abordados.
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Reforçar a importância e a aplicabilidade da Ciência no dia a dia dos alunos, mostrando como os fenômenos estudados em sala de aula estão presentes em sua rotina.
Introdução (10 minutos)
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Revisão de conteúdos anteriores:
- O professor deve relembrar aos alunos sobre os conceitos de dia e noite, explicando brevemente sobre a rotação da Terra e como isso causa a alternância entre dia e noite.
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Situações problema:
- O professor pode apresentar duas situações problema para despertar a curiosidade dos alunos:
- Por que a sombra do poste de luz muda de posição durante o dia?
- Por que a sombra de uma árvore é longa de manhã, curta ao meio-dia e longa novamente à tarde?
- O professor pode apresentar duas situações problema para despertar a curiosidade dos alunos:
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Contextualização:
- O professor deve explicar aos alunos que entender a movimentação do Sol e a alteração das sombras pode ajudá-los a entender melhor o passar do tempo e até mesmo a se localizar. Por exemplo, ao saber que o Sol nasce no leste e se põe no oeste, é possível ter uma ideia de direção mesmo sem uma bússola.
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Ganhar a atenção dos alunos:
- O professor pode compartilhar algumas curiosidades para envolver os alunos e despertar o interesse deles pelo assunto:
- Falar sobre a história de como os antigos egípcios utilizavam obeliscos como "relógios de sol" para marcar o passar do tempo.
- Explicar que em diferentes partes do mundo, as sombras podem se mover em direções diferentes, dependendo da posição do país em relação ao equador.
- O professor pode compartilhar algumas curiosidades para envolver os alunos e despertar o interesse deles pelo assunto:
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Introdução ao tópico:
- O professor deve introduzir o tópico da aula, explicando que eles vão aprender sobre como a posição do Sol no céu muda ao longo do dia e como isso afeta a direção e o comprimento das sombras. Para isso, eles vão realizar um experimento prático e divertido para observar e registrar as mudanças na sombra de um objeto ao longo do dia.
Desenvolvimento (25 minutos)
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Teoria - Movimento da Terra e posições do Sol (10 minutos):
- O professor deve explicar sobre a rotação da Terra, uma das principais características que influenciam a alternância entre dia e noite.
- Deve ser feito o esclarecimento de que a Terra gira em seu próprio eixo, um movimento chamado de rotação, que ocorre de oeste para leste.
- Em seguida, o professor deve introduzir a ideia de que o Sol, apesar de parecer se mover no céu, na verdade é a Terra que está se movendo. Esclarece-se que o Sol nasce no leste e se põe no oeste, mas isso ocorre devido ao movimento de rotação da Terra.
- Ilustrar com imagens ou animações pode facilitar o entendimento dos alunos, por isso, é interessante que seja providenciada anteriormente pelo professor, recursos visuais que tornem a explicação mais didática.
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Teoria - Sombra e a posição do Sol (10 minutos):
- O professor deve explicar o conceito de sombra, uma região desprovida de luz direta, criada por um objeto que obstrui a luz.
- Deve-se então construir a ligação entre a posição do Sol no céu e o formato e direção das sombras, explicando que as sombras são longas quando o Sol está baixo no céu (manhã cedo e final da tarde) e curtas quando o Sol está alto no céu (meio-dia).
- Pode-se usar a analogia do poste de luz e da árvore mencionada antes para reforçar a compreensão de como e por que as sombras mudam durante o dia.
- Também pode ser interessante realizar uma rápida demonstração prática, apontando a luz de uma lanterna (representando o Sol) para um objeto pequeno e mostrando como a sombra muda conforme o ângulo da luz altera.
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Atividade Prática - Observação de sombras (5 minutos):
- O professor deve conduzir os alunos numa atividade prática, onde os mesmos irão observar e registrar as sombras de um objeto específico em vários momentos do dia. Isso pode ser feito na área externa da escola, se houver, ou através de uma simulação em sala de aula.
- Descrever o passo a passo da atividade: Escolher um objeto fixo (um poste, uma árvore, etc.), medir e desenhar a sombra do objeto em diferentes momentos do dia (manhã, meio-dia, tarde), e anotar esses dados numa folha de papel.
- Relembrar que a segurança é fundamental, então ninguém deve olhar diretamente para o Sol ao fazer suas observações.
- Explicar que esta atividade é um exemplo de como os cientistas trabalham: eles fazem observações, registram seus dados e, em seguida, analisam esses dados para tirar conclusões.
- Depois de explicar a atividade e responder a quaisquer dúvidas, o professor deve supervisionar os alunos enquanto eles realizam a atividade, oferecendo orientações e assistência conforme necessário.
- O professor deve conduzir os alunos numa atividade prática, onde os mesmos irão observar e registrar as sombras de um objeto específico em vários momentos do dia. Isso pode ser feito na área externa da escola, se houver, ou através de uma simulação em sala de aula.
Retorno (10 minutos)
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Discussão em Grupo (5 minutos):
- Após a conclusão da atividade prática, o professor deve reunir todos os alunos para uma discussão em grupo sobre as observações que fizeram.
- Cada grupo de alunos deve compartilhar as conclusões que tiraram de suas observações, explicando como a sombra do objeto escolhido mudou ao longo do dia e como isso se relaciona com a posição do Sol no céu.
- O professor deve auxiliar os alunos a fazerem conexões entre suas observações e a teoria que foi discutida anteriormente, reforçando os conceitos de rotação da Terra e a alteração na posição do Sol no céu.
- O professor também deve estimular a participação de todos os alunos, encorajando-os a compartilhar suas ideias e perguntas durante a discussão.
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Conexão com a Teoria (3 minutos):
- Após a discussão, o professor deve revisar os conceitos principais da aula, destacando como a atividade prática se conecta com a teoria.
- O professor deve explicar novamente que a mudança na direção e no comprimento das sombras ao longo do dia é causada pela rotação da Terra, que muda a posição do Sol no céu.
- O professor pode fazer perguntas aos alunos para verificar se eles conseguem aplicar o conhecimento teórico à prática. Por exemplo: "Por que a sombra era longa de manhã e curta ao meio-dia?" ou "Qual a relação entre a posição do Sol e a direção da sombra?".
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Reflexão sobre a Aprendizagem (2 minutos):
- Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam sobre o que aprenderam. O professor pode fazer perguntas simples, como:
- "O que você achou mais interessante sobre a aula de hoje?"
- "Como você poderia usar o que aprendeu hoje em sua vida diária?"
- Estas perguntas ajudam os alunos a integrar o conhecimento adquirido à sua vida cotidiana, além de proporcionar ao professor um feedback valioso sobre a eficácia da aula.
- Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam sobre o que aprenderam. O professor pode fazer perguntas simples, como:
Dessa maneira, fecha-se o ciclo da aula, com a introdução do tema, desenvolvimento do conteúdo, prática do aprendizado e reflexões sobre as conclusões alcançadas.
Conclusão (5 minutos)
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Resumo:
- O professor deve fazer um resumo dos principais pontos abordados durante a aula, recapitulando a teoria sobre a rotação da Terra, a mudança de posição do Sol no céu e como isso influencia a formação de sombras.
- Ele deve lembrar aos alunos que as sombras são longas quando o Sol está baixo no céu (manhã cedo e final da tarde) e curtas quando o Sol está alto no céu (meio-dia).
- Deve-se reforçar que o movimento aparente do Sol é causado pela rotação da Terra, e não pelo Sol se movendo pelo céu.
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Reflexão sobre a conexão entre teoria e prática:
- O professor deve destacar a ligação entre a teoria aprendida e a prática realizada, reafirmando que a atividade de observação de sombras permitiu aos alunos verem na prática o que foi explicado na teoria.
- Ele deve explicar que esta conexão entre teoria e prática é uma parte fundamental do processo científico, ajudando a tornar os conceitos mais concretos e compreensíveis.
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Sugestão de Materiais Extras:
- O professor pode sugerir materiais adicionais para que os alunos possam expandir seu entendimento do tópico estudado. Estes podem incluir livros infantis sobre o Sistema Solar, sites educativos com jogos e atividades relacionadas ao tema, e vídeos explicativos sobre a rotação da Terra e a formação de sombras.
- Ele pode também incentivar os alunos a continuarem observando e registrando as sombras em diferentes momentos do dia em casa, para reforçar a aprendizagem.
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Importância do Assunto para o Dia a Dia:
- Por último, o professor deve ressaltar a importância do que foi aprendido para a vida cotidiana dos alunos.
- Ele pode explicar que entender a mudança das sombras pode ajudá-los a estimar a hora do dia sem um relógio, além de lhes dar uma maior compreensão de como o mundo ao seu redor funciona.
- Também pode mencionar como a observação das sombras foi usada no passado para criar os primeiros relógios solares, ligando o conteúdo da aula com a história e a cultura.
Ao final da aula, os alunos devem ter uma compreensão clara de como a rotação da Terra afeta a posição do Sol no céu e a formação de sombras, além de como esses conceitos se aplicam à sua vida diária. A aula deve ter estimulado a curiosidade dos alunos e incentivado a observação e o pensamento crítico, duas habilidades fundamentais para o estudo da Ciência.