Plano de Aula | Metodologia Ativa | Mudanças e Permanências
Palavras Chave | Mudanças e Permanências, Análise de Imagens, Espaços Geográficos, Atividades Interativas, Observação Crítica, Comparação Temporal, Mapas Históricos, Apresentações Criativas, Discussão em Grupo, Reflexão, Comunicação, Trabalho em Equipe, História Local |
Materiais Necessários | Imagens antigas e atuais de locais da cidade, Conjunto de mapas, Papéis grandes, Marcadores, Recursos digitais para edição de vídeos ou apresentações de slides |
Códigos BNCC | EF02GE05: Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos. |
Ano Escolar | 2º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Geografia |
Unidade Temática | Geografia Humana |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
Esta etapa do plano de aula é fundamental para estabelecer os alicerces do que será trabalhado nas atividades práticas. Ao definir claramente os objetivos, os alunos terão uma compreensão precisa do que se espera que aprendam e como aplicarão esse conhecimento. A habilidade de analisar mudanças e permanências é crucial para o estudo da Geografia, uma vez que permite compreender a dinâmica do espaço geográfico ao longo do tempo.
Objetivos principais:
1. Capacitar os alunos a analisar e identificar mudanças e permanências em imagens de um mesmo local em diferentes períodos.
2. Desenvolver habilidades de comparação e observação crítica em relação a aspectos geográficos, sociais e ambientais nas imagens estudadas.
Objetivos secundários:
- Incentivar o raciocínio lógico e a capacidade de formular hipóteses com base nas observações feitas.
- Fomentar a curiosidade e o interesse dos alunos pela história e evolução dos lugares.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A introdução tem como finalidade engajar os alunos e ativar seu conhecimento prévio através de situações problema que estimulem a observação e a comparação. Além disso, busca contextualizar a importância do estudo das mudanças e permanências no cotidiano, ajudando os alunos a perceberem a relevância do tema em suas vidas e comunidades, aumentando assim o interesse e a motivação para a aprendizagem.
Situações Problema
1. Apresente aos alunos imagens de um local conhecido da cidade em que a escola está localizada, por exemplo, a fachada da escola em diferentes décadas. Peça que observem as mudanças e permanências e discutam em grupo o que poderia ter causado essas alterações.
2. Mostre imagens de uma área rural que foi urbanizada ao longo dos anos. Solicite que os alunos identifiquem elementos que permanecem, como a topografia do terreno, e analisem as mudanças mais marcantes, como a construção de prédios e estradas.
Contextualização
Explique a importância de entender as mudanças e permanências em um local, não apenas para a disciplina de Geografia, mas também para compreender melhor a história e a evolução da própria comunidade em que vivem. Use exemplos locais ou nacionais de lugares que sofreram grandes transformações, como áreas que passaram de rurais a urbanas, ou que foram impactadas por eventos naturais ou construções significativas.
Desenvolvimento
Duração: (65 - 75 minutos)
A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos possam aplicar e aprofundar o conhecimento adquirido sobre mudanças e permanências. Através de atividades lúdicas e interativas, os estudantes serão capazes de observar, analisar e discutir as transformações de locais específicos, promovendo não apenas a compreensão dos conceitos geográficos, mas também o desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe, criatividade e comunicação. Esta etapa é crucial para solidificar o aprendizado e permitir que os alunos tragam suas próprias perspectivas e soluções para os desafios propostos, aumentando assim o engajamento e a eficácia do ensino.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Detetives do Tempo
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver habilidades de observação e análise crítica em relação às mudanças e permanências em espaços urbanos.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos se tornarão 'detetives do tempo', investigando imagens antigas e atuais de locais importantes da cidade. Eles deverão identificar elementos que permaneceram iguais e aqueles que mudaram significativamente.
- Instruções:
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Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
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Distribua para cada grupo um conjunto de imagens antigas e atuais de locais da cidade.
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Peça que os alunos observem atentamente as imagens e identifiquem o que permaneceu igual e o que mudou.
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Cada grupo deve preparar uma apresentação para a classe, destacando as descobertas e explicando o que eles acreditam ser as causas das mudanças observadas.
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Realize uma votação para escolher a apresentação mais criativa ou com as observações mais interessantes.
Atividade 2 - Construtores de Mapas do Passado
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Promover o entendimento das mudanças geográficas e culturais de uma área específica ao longo do tempo, além de fomentar o trabalho em equipe e a habilidade de representar espacialmente dados e informações.
- Descrição: Os alunos utilizarão imagens antigas e atuais para reconstruir um mapa do passado de uma área da cidade. Eles precisarão posicionar corretamente os elementos, considerando as mudanças que ocorreram ao longo do tempo.
- Instruções:
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Organize os alunos em grupos e forneça a cada grupo um conjunto de imagens antigas e atuais de uma mesma área da cidade.
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Forneça também um papel grande e marcadores para que possam desenhar o mapa.
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Os alunos devem discutir em grupo e tentar reconstruir o mapa da área, colocando os elementos no lugar correto de acordo com as mudanças observadas nas imagens.
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Cada grupo apresenta o mapa reconstruído para a classe e explica as mudanças e permanências identificadas.
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Promova uma discussão em classe sobre as diferentes interpretações dos mapas de cada grupo.
Atividade 3 - Cineastas do Futuro
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação, além de promover a reflexão sobre as mudanças e permanências em espaços urbanos de forma visual e criativa.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos criarão pequenos filmes ou apresentações de slides utilizando imagens antigas e atuais de um local específico. O objetivo é contar a história das mudanças e permanências desse local de forma criativa e educativa.
- Instruções:
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Divida a classe em grupos e atribua a cada grupo um local da cidade para pesquisar.
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Forneça um conjunto de imagens antigas e atuais desse local.
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Os alunos devem criar um roteiro para o seu filme ou apresentação de slides, destacando as mudanças e permanências observadas.
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Cada grupo produzirá seu filme ou apresentação de slides, utilizando recursos digitais se disponíveis.
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Ao final, cada grupo apresenta seu trabalho para a classe, e todos discutem as diferentes abordagens e aprendizados.
Retorno
Duração: (20 - 25 minutos)
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem e compartilhem o conhecimento adquirido com a turma. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão das mudanças e permanências nos espaços geográficos, além de desenvolver habilidades de argumentação e comunicação. Este momento também serve para o professor avaliar o entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes, garantindo uma conclusão efetiva e significativa da aula.
Discussão em Grupo
Inicie a discussão em grupo relembrando os objetivos da aula e incentivando os alunos a compartilhar o que aprenderam durante as atividades. Sugira que cada grupo apresente um resumo das descobertas mais interessantes e das dificuldades enfrentadas. Faça perguntas direcionadas para cada grupo, como 'O que mais surpreendeu vocês nas mudanças observadas?' ou 'Como vocês acham que as alterações afetaram a vida das pessoas naquela área?'
Perguntas Chave
1. Quais foram as mudanças mais significativas que vocês observaram nos locais estudados?
2. Como as mudanças influenciaram o dia a dia das pessoas que vivem ou frequentam esses locais?
3. Há algum padrão ou motivo comum que explique as alterações observadas?
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade da Conclusão é garantir que os alunos consolidem o conhecimento adquirido, vinculando as atividades práticas com a teoria estudada e compreendendo a relevância dos estudos geográficos para o entendimento do mundo real. Este momento também serve para reforçar a aprendizagem, permitindo que os alunos reflitam sobre a importância do tema e usem esse entendimento em situações futuras.
Resumo
Na conclusão da aula, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados, enfatizando as mudanças e permanências observadas nos locais estudados. É importante destacar os elementos que permaneceram iguais ao longo do tempo, bem como as transformações mais significativas, reforçando o entendimento dos alunos.
Conexão com a Teoria
Explique como as atividades práticas realizadas conectaram os conceitos teóricos estudados previamente com a aplicação prática. Destaque como a análise de imagens e a reconstrução de mapas ajudaram a solidificar o conhecimento teórico sobre mudanças e permanências, proporcionando uma compreensão mais profunda do conteúdo.
Fechamento
Finalize a aula discutindo a importância do estudo das mudanças e permanências no cotidiano. Mencione como esse conhecimento é crucial para compreender a evolução dos espaços geográficos e a influência dessas transformações na vida das pessoas. Encoraje os alunos a aplicar o que aprenderam para entender melhor o mundo ao seu redor.