Entrar

Plano de aula de Mudanças e Permanências

Geografia

Original Teachy

'EF02GE05'

Mudanças e Permanências

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Mudanças e Permanências

Palavras ChaveMudanças e Permanências, Análise de Imagens, Espaços Geográficos, Atividades Interativas, Observação Crítica, Comparação Temporal, Mapas Históricos, Apresentações Criativas, Discussão em Grupo, Reflexão, Comunicação, Trabalho em Equipe, História Local
Materiais NecessáriosImagens antigas e atuais de locais da cidade, Conjunto de mapas, Papéis grandes, Marcadores, Recursos digitais para edição de vídeos ou apresentações de slides
Códigos BNCCEF02GE05: Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula é fundamental para estabelecer os alicerces do que será trabalhado nas atividades práticas. Ao definir claramente os objetivos, os alunos terão uma compreensão precisa do que se espera que aprendam e como aplicarão esse conhecimento. A habilidade de analisar mudanças e permanências é crucial para o estudo da Geografia, uma vez que permite compreender a dinâmica do espaço geográfico ao longo do tempo.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a analisar e identificar mudanças e permanências em imagens de um mesmo local em diferentes períodos.

2. Desenvolver habilidades de comparação e observação crítica em relação a aspectos geográficos, sociais e ambientais nas imagens estudadas.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar o raciocínio lógico e a capacidade de formular hipóteses com base nas observações feitas.
  2. Fomentar a curiosidade e o interesse dos alunos pela história e evolução dos lugares.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução tem como finalidade engajar os alunos e ativar seu conhecimento prévio através de situações problema que estimulem a observação e a comparação. Além disso, busca contextualizar a importância do estudo das mudanças e permanências no cotidiano, ajudando os alunos a perceberem a relevância do tema em suas vidas e comunidades, aumentando assim o interesse e a motivação para a aprendizagem.

Situações Problema

1. Apresente aos alunos imagens de um local conhecido da cidade em que a escola está localizada, por exemplo, a fachada da escola em diferentes décadas. Peça que observem as mudanças e permanências e discutam em grupo o que poderia ter causado essas alterações.

2. Mostre imagens de uma área rural que foi urbanizada ao longo dos anos. Solicite que os alunos identifiquem elementos que permanecem, como a topografia do terreno, e analisem as mudanças mais marcantes, como a construção de prédios e estradas.

Contextualização

Explique a importância de entender as mudanças e permanências em um local, não apenas para a disciplina de Geografia, mas também para compreender melhor a história e a evolução da própria comunidade em que vivem. Use exemplos locais ou nacionais de lugares que sofreram grandes transformações, como áreas que passaram de rurais a urbanas, ou que foram impactadas por eventos naturais ou construções significativas.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos possam aplicar e aprofundar o conhecimento adquirido sobre mudanças e permanências. Através de atividades lúdicas e interativas, os estudantes serão capazes de observar, analisar e discutir as transformações de locais específicos, promovendo não apenas a compreensão dos conceitos geográficos, mas também o desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe, criatividade e comunicação. Esta etapa é crucial para solidificar o aprendizado e permitir que os alunos tragam suas próprias perspectivas e soluções para os desafios propostos, aumentando assim o engajamento e a eficácia do ensino.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives do Tempo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de observação e análise crítica em relação às mudanças e permanências em espaços urbanos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos se tornarão 'detetives do tempo', investigando imagens antigas e atuais de locais importantes da cidade. Eles deverão identificar elementos que permaneceram iguais e aqueles que mudaram significativamente.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua para cada grupo um conjunto de imagens antigas e atuais de locais da cidade.

  • Peça que os alunos observem atentamente as imagens e identifiquem o que permaneceu igual e o que mudou.

  • Cada grupo deve preparar uma apresentação para a classe, destacando as descobertas e explicando o que eles acreditam ser as causas das mudanças observadas.

  • Realize uma votação para escolher a apresentação mais criativa ou com as observações mais interessantes.

Atividade 2 - Construtores de Mapas do Passado

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover o entendimento das mudanças geográficas e culturais de uma área específica ao longo do tempo, além de fomentar o trabalho em equipe e a habilidade de representar espacialmente dados e informações.

- Descrição: Os alunos utilizarão imagens antigas e atuais para reconstruir um mapa do passado de uma área da cidade. Eles precisarão posicionar corretamente os elementos, considerando as mudanças que ocorreram ao longo do tempo.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos e forneça a cada grupo um conjunto de imagens antigas e atuais de uma mesma área da cidade.

  • Forneça também um papel grande e marcadores para que possam desenhar o mapa.

  • Os alunos devem discutir em grupo e tentar reconstruir o mapa da área, colocando os elementos no lugar correto de acordo com as mudanças observadas nas imagens.

  • Cada grupo apresenta o mapa reconstruído para a classe e explica as mudanças e permanências identificadas.

  • Promova uma discussão em classe sobre as diferentes interpretações dos mapas de cada grupo.

Atividade 3 - Cineastas do Futuro

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação, além de promover a reflexão sobre as mudanças e permanências em espaços urbanos de forma visual e criativa.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos criarão pequenos filmes ou apresentações de slides utilizando imagens antigas e atuais de um local específico. O objetivo é contar a história das mudanças e permanências desse local de forma criativa e educativa.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos e atribua a cada grupo um local da cidade para pesquisar.

  • Forneça um conjunto de imagens antigas e atuais desse local.

  • Os alunos devem criar um roteiro para o seu filme ou apresentação de slides, destacando as mudanças e permanências observadas.

  • Cada grupo produzirá seu filme ou apresentação de slides, utilizando recursos digitais se disponíveis.

  • Ao final, cada grupo apresenta seu trabalho para a classe, e todos discutem as diferentes abordagens e aprendizados.

Retorno

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem e compartilhem o conhecimento adquirido com a turma. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão das mudanças e permanências nos espaços geográficos, além de desenvolver habilidades de argumentação e comunicação. Este momento também serve para o professor avaliar o entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes, garantindo uma conclusão efetiva e significativa da aula.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo relembrando os objetivos da aula e incentivando os alunos a compartilhar o que aprenderam durante as atividades. Sugira que cada grupo apresente um resumo das descobertas mais interessantes e das dificuldades enfrentadas. Faça perguntas direcionadas para cada grupo, como 'O que mais surpreendeu vocês nas mudanças observadas?' ou 'Como vocês acham que as alterações afetaram a vida das pessoas naquela área?'

Perguntas Chave

1. Quais foram as mudanças mais significativas que vocês observaram nos locais estudados?

2. Como as mudanças influenciaram o dia a dia das pessoas que vivem ou frequentam esses locais?

3. Há algum padrão ou motivo comum que explique as alterações observadas?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade da Conclusão é garantir que os alunos consolidem o conhecimento adquirido, vinculando as atividades práticas com a teoria estudada e compreendendo a relevância dos estudos geográficos para o entendimento do mundo real. Este momento também serve para reforçar a aprendizagem, permitindo que os alunos reflitam sobre a importância do tema e usem esse entendimento em situações futuras.

Resumo

Na conclusão da aula, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados, enfatizando as mudanças e permanências observadas nos locais estudados. É importante destacar os elementos que permaneceram iguais ao longo do tempo, bem como as transformações mais significativas, reforçando o entendimento dos alunos.

Conexão com a Teoria

Explique como as atividades práticas realizadas conectaram os conceitos teóricos estudados previamente com a aplicação prática. Destaque como a análise de imagens e a reconstrução de mapas ajudaram a solidificar o conhecimento teórico sobre mudanças e permanências, proporcionando uma compreensão mais profunda do conteúdo.

Fechamento

Finalize a aula discutindo a importância do estudo das mudanças e permanências no cotidiano. Mencione como esse conhecimento é crucial para compreender a evolução dos espaços geográficos e a influência dessas transformações na vida das pessoas. Encoraje os alunos a aplicar o que aprenderam para entender melhor o mundo ao seu redor.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies