Entrar

Plano de aula de Objetos e Memória

História

Original Teachy

'EF02HI04'

Objetos e Memória

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Entender o conceito de objetos e memória: Os alunos devem ser capazes de entender o que são objetos e como eles podem nos ajudar a lembrar do passado. O professor pode usar exemplos simples e familiares para ilustrar esse conceito, como uma fotografia de um aniversário passado ou um brinquedo antigo.

  2. Identificar a importância dos objetos na história: Os alunos precisam compreender que os objetos são uma parte importante da história, pois nos ajudam a aprender sobre o passado. O professor pode mostrar diferentes tipos de objetos históricos, como ferramentas antigas, roupas e brinquedos, e discutir como eles foram usados e o que nos dizem sobre as pessoas que os usaram.

  3. Explorar a relação entre objetos, memória e história: Os alunos devem ser capazes de fazer a conexão entre objetos, memória e história. O professor pode realizar atividades práticas e interativas para ajudar os alunos a entender essa relação, como pedir-lhes para trazer um objeto de casa que tenha significado para eles e explicar por que ele é importante.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando conteúdos anteriores: O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre o que eles já aprenderam em aulas anteriores sobre a história. Pode-se fazer perguntas simples, como "O que é história?" e "Por que é importante aprender sobre o passado?" Isso ajudará a preparar o terreno para a introdução do novo tópico.

  2. Situações-problema: O professor pode propor duas situações que incentivem os alunos a pensar sobre a importância dos objetos na memória e na história. Por exemplo, o professor pode perguntar:

    • "O que aconteceria se todas as fotos de família desaparecessem? Como saberíamos sobre nossos antepassados e momentos felizes do passado?"
    • "E se todos os livros de história desaparecessem? Como aprenderíamos sobre o passado?"
  3. Contextualização: O professor deve explicar que, assim como as fotos e os livros de história, os objetos também são importantes para nos lembrar do passado e aprender sobre a história. Pode-se dar exemplos de como diferentes objetos podem nos contar histórias: um brinquedo antigo pode nos dizer como as crianças brincavam no passado, uma ferramenta antiga pode nos dizer sobre o trabalho das pessoas, e assim por diante.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre objetos históricos. Por exemplo, ele pode contar a história do fóssil de um dinossauro que foi encontrado dentro de um ovo de dinossauro, ou a história de um relógio antigo que parou no exato momento em que o Titanic afundou. Essas histórias podem ajudar os alunos a entender como os objetos podem nos contar histórias incríveis sobre o passado.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Apresentação da teoria (10 - 15 minutos)

    • O professor deve começar explicando que a história é como uma grande história, e os objetos são como as páginas dessa história. Cada objeto tem uma história para contar.
    • Ele pode então definir o que são objetos, mostrando exemplos de objetos comuns encontrados em sala de aula, como um globo terrestre, um livro, um aparelho de som, etc.
    • Em seguida, o professor deve explicar o que é memória e como os objetos podem nos ajudar a lembrar de momentos do passado.
    • Será importante destacar que nem todos os objetos têm a mesma importância histórica. Alguns são mais valiosos do que outros devido à sua raridade, idade ou associação com eventos ou pessoas importantes.
  2. Atividade de galeria de objetos (10 - 15 minutos)

    • O professor pode organizar uma atividade prática e interativa, onde os alunos devem trazer de casa um objeto que tenha algum significado para eles.
    • Cada aluno terá um minuto para apresentar o seu objeto e explicar por que ele é importante para ele.
    • Durante as apresentações, o professor pode fazer perguntas para ajudar os alunos a pensar sobre a história do objeto, como "Há quanto tempo você tem esse objeto?", "Quem te deu esse objeto?" e "Qual a sua lembrança mais antiga envolvendo esse objeto?".
    • Ao final das apresentações, o professor deve reforçar a importância dos objetos na memória e na história, e como cada objeto tem a sua própria história para contar.
  3. Conexão entre teoria e prática (5 - 10 minutos)

    • O professor deve resumir os principais pontos da aula, reforçando a importância dos objetos na memória e na história.
    • Ele pode conectar a teoria com a prática, relembrando as apresentações dos alunos e destacando como cada objeto contém uma história pessoal.
    • O professor também pode mencionar como os objetos que vemos em museus e livros de história são históricos porque nos contam histórias sobre o passado.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo (5 - 7 minutos)

    • O professor deve reunir todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo.
    • Ele pode começar a discussão perguntando a todos os alunos o que eles aprenderam com as apresentações dos colegas e como isso os fez pensar sobre a relação entre objetos, memória e história.
    • Em seguida, o professor pode propor duas perguntas para a discussão:
      1. "Qual objeto apresentado você achou mais interessante e por quê?"
      2. "Como você acha que os objetos que você trouxe para a aula hoje podem ajudar as pessoas a aprenderem sobre a história no futuro?"
    • O professor deve incentivar todos os alunos a participar da discussão e a respeitar as opiniões dos colegas.
  2. Conexão com a teoria (3 - 5 minutos)

    • Após a discussão, o professor deve retomar os pontos principais da aula, reforçando como os objetos estão ligados à memória e à história.
    • Ele deve destacar como a atividade prática de trazer um objeto de casa ajudou os alunos a entenderem melhor a teoria.
    • O professor pode usar os exemplos dados pelos alunos durante a discussão para ilustrar como diferentes tipos de objetos podem nos contar histórias.
  3. Reflexão individual (2 - 3 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos façam uma reflexão individual sobre o que aprenderam.
    • Ele pode fazer duas perguntas simples para guiar a reflexão dos alunos:
      1. "Qual é o objeto que você trouxe para a aula hoje que você acha que vai se lembrar daqui a muitos anos, e por quê?"
      2. "Como a aula de hoje mudou a maneira como você vê os objetos ao seu redor?"
    • Os alunos devem ter um minuto para pensar sobre as respostas e, se quiserem, podem compartilhá-las com a turma.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo dos principais pontos (2 - 3 minutos)

    • O professor deve começar a conclusão fazendo um breve resumo dos principais pontos abordados na aula. Ele pode relembrar a definição de objetos e memória, a importância dos objetos na história, e a relação entre objetos, memória e história.
    • Ele também pode destacar algumas das histórias interessantes que foram compartilhadas durante a atividade de galeria de objetos, para reforçar como os objetos podem nos contar histórias.
  2. Conexão entre teoria, prática e aplicações (1 - 2 minutos)

    • Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Ele pode destacar como a atividade de galeria de objetos permitiu aos alunos aplicar a teoria de objetos e memória de uma maneira prática e significativa.
    • O professor pode também mencionar como a aula ajudou os alunos a entender como a história é construída não apenas por livros e documentos, mas também por objetos do cotidiano.
  3. Materiais complementares (1 - 2 minutos)

    • O professor deve sugerir materiais complementares para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Isso pode incluir livros infantis sobre a história, sites educativos com jogos e atividades relacionadas a objetos e memória, e visitas a museus locais para ver objetos históricos em primeira mão.
    • O professor pode também sugerir que os alunos continuem a explorar a história em casa, conversando com seus pais e avós sobre objetos familiares que tenham valor histórico.
  4. Importância do tema para o dia a dia (1 minuto)

    • Para encerrar, o professor deve ressaltar a importância do tema para o dia a dia dos alunos. Ele pode explicar que, ao entender a relação entre objetos, memória e história, os alunos podem apreciar melhor a riqueza da história ao seu redor, seja em um museu, em um livro, ou mesmo em um objeto em sua casa.
    • O professor pode também destacar como a aula ajudou os alunos a desenvolver habilidades de pesquisa e pensamento crítico, ao incentivá-los a explorar a história através de objetos e memórias.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies