Entrar

Plano de aula de Adição e Subtração de Naturais Menores que 1 000

Matemática

Original Teachy

'EF02MA06'

Adição e Subtração de Naturais Menores que 1 000

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o conceito de adição e subtração de números naturais menores que 1.000: Os alunos devem ser capazes de entender o que significa adicionar e subtrair números naturais menores que 1.000. Eles devem ser capazes de identificar os termos em uma operação (adendo, adendo, soma ou minuendo, subtraendo, diferença) e o significado do sinal de adição (+) e subtração (-).

  2. Resolver problemas simples de adição e subtração: Os alunos devem ser capazes de aplicar o conhecimento de adição e subtração para resolver problemas simples. Eles devem ser capazes de identificar os dados relevantes, escolher a operação apropriada (adição ou subtração) e encontrar a resposta correta.

  3. Utilizar de maneira adequada materiais de apoio: Os alunos devem ser capazes de utilizar materiais de apoio (como ábaco, fichas coloridas, palitos de sorvete, etc) para auxiliar na resolução de problemas de adição e subtração. Eles devem ser capazes de representar as quantidades envolvidas de maneira concreta e manipulável.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve iniciar a aula relembrando os conceitos de números naturais, adição e subtração de números menores que 100, que foram trabalhados anteriormente. Esta revisão é importante para que os alunos tenham uma base sólida para entender os novos conceitos. (5 minutos)

  2. Situações-problema: O professor deve então apresentar duas situações-problema que envolvam adição e subtração de números menores que 1.000. As situações devem ser contextualizadas e de interesse dos alunos. Por exemplo, "João tinha 350 figurinhas e ganhou mais 150. Quantas figurinhas João tem agora?" e "Maria tinha 500 balas e deu 250 para o irmão. Quantas balas Maria tem agora?". (5 minutos)

  3. Contextualização da importância do assunto: O professor deve explicar que a adição e subtração são operações matemáticas que usamos no nosso dia a dia, em situações como contar objetos, somar dinheiro, subtrair tempo, entre outras. O professor pode usar exemplos simples e cotidianos para ilustrar a importância dessas operações. (3 minutos)

  4. Introdução do tópico: O professor deve, então, introduzir o tópico da aula, que é a adição e subtração de números naturais menores que 1.000. Ele pode fazer isso mostrando um número grande, como 532, e perguntando aos alunos o que eles acham que acontece se adicionarmos 100 a esse número ou subtrairmos 50 dele. O professor pode reforçar que a adição faz o número ficar maior e a subtração faz o número ficar menor. (2 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Nesta etapa, os alunos devem trabalhar em grupos para resolver problemas de adição e subtração de números naturais menores que 1.000. O professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos e esclarecendo dúvidas.

  1. Atividade 1 - "A caixa de brinquedos":

    • O professor irá distribuir para cada grupo uma variedade de brinquedos (por exemplo: carrinhos, bonecos, bolas, etc), cada um com um número escrito (variando entre 1 e 999).
    • Cada grupo deve pegar 2 brinquedos e somar os números escritos para obter a soma.
    • Eles devem então pegar 1 dos brinquedos e subtrair o número do outro para obter a diferença.
    • Os grupos devem registrar as operações e resultados em seus cadernos. (10 - 12 minutos)
  2. Atividade 2 - "A viagem do pinguim":

    • O professor irá contar uma história onde um pinguim chamado Pingo precisa viajar de um iglu para outro, e os alunos devem ajudá-lo a calcular quantos quilômetros ele precisa percorrer.
    • O professor irá desenhar no quadro uma linha representando a distância entre os dois iglus, e marcará alguns pontos na linha.
    • O professor irá apresentar ao longo da história problemas de adição e subtração contextualizados, envolvendo os pontos marcados na linha. Por exemplo: "Pingo já caminhou 200m, e ele ainda precisa caminhar mais 500m. Quantos metros Pingo precisa caminhar ao todo?", ou "Pingo já caminhou 200m, e ele quer saber quantos metros faltam para chegar ao segundo iglu."
    • Os alunos devem resolver cada problema, utilizando os pontos marcados na linha para representar as distâncias. (10 - 12 minutos)
  3. Discussão Final:

    • Após as atividades, o professor deve promover uma discussão em sala de aula, onde cada grupo apresenta uma de suas resoluções ou descobertas.
    • O objetivo é que os alunos compartilhem entre si suas estratégias de resolução e entendam que existem diferentes maneiras de chegar à mesma resposta.
    • O professor deve reforçar os conceitos aprendidos, fazendo conexões entre as atividades e a teoria. (5 - 7 minutos)

O professor deve escolher uma das atividades acima para realizar em sala de aula, considerando o tempo disponível e o perfil da turma. A atividade escolhida deve ser a que melhor se encaixa no perfil dos alunos, promovendo o engajamento e a participação ativa de todos.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo (5 - 7 minutos):

    • O professor deve reunir todos os alunos em um grande círculo para que cada grupo compartilhe suas soluções e descobertas.
    • Cada grupo deve explicar como chegou às suas respostas, quais estratégias utilizou e como usou os materiais de apoio, se for o caso.
    • O professor deve incentivar os alunos a fazerem perguntas uns aos outros, promovendo assim uma discussão mais rica e um maior entendimento dos conceitos.
  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos):

    • Após as apresentações, o professor deve fazer uma revisão das soluções e estratégias apresentadas, destacando aquelas que mais se aproximaram da maneira tradicional de resolver adições e subtrações.
    • O professor deve então fazer a ligação entre as estratégias utilizadas pelos alunos e a teoria, reforçando os conceitos de adição e subtração e como eles podem ser aplicados de maneira prática e concreta.
  3. Reflexão individual (3 - 5 minutos):

    • O professor deve propor que os alunos reflitam sobre o que aprenderam na aula. Para facilitar essa reflexão, o professor pode fazer duas perguntas simples: "O que você aprendeu sobre adição e subtração hoje?" e "Como você pode usar o que aprendeu hoje em situações do seu dia a dia?".
    • Os alunos devem ter um tempo para pensar sobre as perguntas e, em seguida, terão a oportunidade de compartilhar suas respostas com a turma.
  4. Feedback do professor (1 minuto):

    • O professor deve encerrar a aula dando um feedback geral para a turma, elogiando os esforços dos alunos, destacando os pontos positivos e apontando possíveis áreas de melhoria.
    • O professor deve ressaltar que o mais importante é o processo de aprendizagem e a compreensão dos conceitos, e não apenas o resultado final.

O retorno é uma etapa crucial do plano de aula, pois permite ao professor avaliar o entendimento dos alunos sobre o conteúdo ensinado e ajustar sua prática de ensino, se necessário. Além disso, o retorno proporciona aos alunos a oportunidade de refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos):

    • O professor deve começar a conclusão fazendo um resumo dos principais conteúdos abordados na aula. Ele deve relembrar os conceitos de adição e subtração de números naturais menores que 1.000, enfatizando a importância de identificar os termos da operação (adendo, adendo, soma ou minuendo, subtraendo, diferença) e o significado dos sinais de adição (+) e subtração (-).
    • O professor deve também reforçar a ideia de que a adição faz o número ficar maior e a subtração faz o número ficar menor.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos):

    • O professor deve, em seguida, explicar como a aula conectou a teoria com a prática. Ele deve destacar que os alunos tiveram a oportunidade de aplicar os conceitos teóricos de adição e subtração em situações práticas e contextualizadas.
    • Além disso, o professor deve reforçar que, ao utilizar materiais de apoio e estratégias diversas, os alunos puderam visualizar e manipular os números, o que facilitou a compreensão do conteúdo.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • O professor deve sugerir, então, alguns materiais extras para os alunos aprofundarem seus estudos. Esses materiais podem incluir jogos online, vídeos educativos, livros de matemática ou atividades para imprimir.
    • Por exemplo, o professor pode indicar jogos online que trabalham adição e subtração, como "Cinco em Linha" ou "Salva a Ilha", ou livros de matemática que apresentam o conteúdo de maneira lúdica e divertida.
    • O professor deve ressaltar que esses materiais são opcionais, mas podem ajudar os alunos a consolidar o que aprenderam em sala de aula.
  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos):

    • Para encerrar, o professor deve explicar a importância do assunto da aula para o dia a dia dos alunos. Ele pode citar exemplos de situações cotidianas em que a adição e a subtração são usadas, como contar objetos, somar dinheiro, subtrair tempo, entre outras.
    • O professor deve reforçar que a matemática é uma ferramenta essencial para a vida, e que o que os alunos aprenderam na aula pode ser aplicado em diversas situações, tanto na escola como em casa.

A conclusão é uma etapa importante do plano de aula, pois permite ao professor recapitular os conteúdos abordados, conectar a teoria com a prática, sugerir materiais extras para estudo e reforçar a importância do assunto para a vida dos alunos. Além disso, a conclusão ajuda a encerrar a aula de maneira positiva e a motivar os alunos a continuar aprendendo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies