Entrar

Plano de aula de Comparação de Naturais Menores que 100

Matemática

Original Teachy

'EF02MA01'

Comparação de Naturais Menores que 100

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Comparação de Naturais Menores que 100

Palavras ChaveComparação de números, Números naturais menores que 100, Ordem crescente e decrescente, Atividades práticas, Metodologia de sala de aula invertida, Pensamento crítico, Autonomia dos alunos, Contextualização prática, Jogos educativos, Trabalho em equipe, Estratégias de aprendizagem, Revisão interativa, Aplicação do conhecimento
Materiais NecessáriosCartões numerados de 1 a 100, Produtos etiquetados com preços, Espaço amplo para simular um mercado, Cronômetro, Prêmios pequenos para vencedores de atividades, Cartões representando diferentes alimentos, Mesas ou espaços para organizar atividades de grupo
Códigos BNCCEF02MA01: Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).; EF02MA03: Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula é crucial para estabelecer as bases do conhecimento que os alunos precisarão para realizar atividades práticas durante a aula. Ao definir claramente os objetivos, os alunos terão uma compreensão precisa do que é esperado deles e como podem aplicar o conhecimento prévio na prática de atividades que reforçarão seu aprendizado em matemática.

Objetivos principais:

1. Ensinar os alunos a comparar números naturais menores que 100, identificando qual é maior ou menor.

2. Desenvolver a habilidade de organizar uma sequência de números em ordem crescente ou decrescente.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar o pensamento crítico e a análise comparativa entre números.
  2. Promover a autonomia dos alunos ao aplicarem o conhecimento adquirido em casa para resolver problemas em sala de aula.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

Esta etapa do plano de aula é projetada para engajar os alunos e revigorar seus conhecimentos prévios através de situações-problema que simulam cenários reais e contextualização que liga o conteúdo matemático ao mundo prático. Isso ajuda a despertar o interesse e a compreensão dos alunos, tornando o aprendizado mais significativo e aplicável.

Situações Problema

1. Imagine que você tem uma caixa com 90 bolinhas numeradas de 1 a 90. Se você retirar duas bolinhas, como poderia rapidamente dizer qual delas tem o número maior e qual tem o número menor?

2. Pense em uma corrida com 50 participantes. Cada corredor tem um número de 1 a 50. Como você organizaria os corredores do mais rápido ao mais lento se tivesse apenas os números de suas camisas para ajudá-lo?

Contextualização

Compreender a comparação de números é essencial não apenas em matemática, mas na vida cotidiana. Por exemplo, ao comparar preços em uma loja, ou ao verificar qual fila é mais curta em um parque de diversões, estamos usando habilidades matemáticas para tomar decisões melhores e mais informadas. Saber ordenar e comparar números nos ajuda a entender melhor o mundo ao nosso redor e a tomar decisões rápidas e eficientes.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos uma experiência prática e interativa para aplicar a habilidade de comparação e ordenação de números, que já estudaram previamente. As atividades propostas são projetadas para serem lúdicas e envolventes, incentivando a colaboração entre os alunos e a aplicação de conhecimentos matemáticos em cenários divertidos e contextualizados. Além disso, cada atividade propõe um desafio que reforça a importância de trabalhar em equipe e desenvolver estratégias eficazes de pensamento crítico.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Mercado dos Números

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de comparação e ordenação de números, além de promover o trabalho em equipe.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo representa um time de compradores em um mercado. Serão distribuídos cartões com números de 1 a 100 e cada grupo terá que 'comprar' produtos que estão etiquetados com preços de 1 a 100. A tarefa é comprar os produtos na ordem correta, do menor ao maior preço, usando os números dos cartões. A atividade será realizada em um espaço amplo onde os produtos estarão dispostos em várias 'bancas'.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Distribua um conjunto de cartões numerados para cada grupo.

  • Explique que cada cartão representa uma quantidade de dinheiro.

  • Organize a sala como um mercado, com produtos que têm preços visíveis.

  • Peça aos alunos para 'comprarem' os produtos na ordem de preço crescente, usando os cartões.

  • Os grupos devem trabalhar juntos para decidir a ordem correta de compra dos produtos.

Atividade 2 - Corrida de Números

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Encorajar a rapidez e precisão na organização dos números, enquanto fomenta um ambiente de colaboração e competição saudável.

- Descrição: Os alunos, em grupos de até cinco, participarão de uma 'corrida' onde devem organizar números de corrida de 1 a 100 em ordem crescente ou decrescente. Cada grupo receberá um conjunto de cartões com números diferentes. No sinal, cada grupo deve rapidamente ordenar seus números na sequência correta. A atividade simula uma linha de chegada de uma corrida, promovendo uma atmosfera competitiva e lúdica.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de 5.

  • Distribua uma série de cartões numerados a cada grupo.

  • Instrua os alunos a ordenar os cartões tão rápido quanto possível, em ordem crescente ou decrescente.

  • Use um cronômetro para adicionar um elemento de tempo à tarefa.

  • O primeiro grupo a terminar corretamente grita 'cheguei!' e ganha um pequeno prêmio.

Atividade 3 - Piquenique de Números

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprender a sequenciar números de forma lúdica e interativa, aplicando o conceito de ordenação em um contexto divertido e competitivo.

- Descrição: Os alunos em grupos terão que organizar um piquenique onde os itens a serem consumidos estão etiquetados com números de 1 a 100. O desafio é organizar os itens em uma sequência lógica, do menor ao maior número, representando a ordem em que os itens devem ser consumidos. O grupo que concluir a tarefa de forma mais rápida e precisa será o vencedor.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Distribua cartões numerados que representam diferentes alimentos de um piquenique.

  • Os alunos devem organizar os alimentos em ordem crescente de seus números.

  • A ordem correta representa a sequência ideal para comer os itens do piquenique.

  • O grupo que terminar primeiro e corretamente será declarado o vencedor.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar uma oportunidade para reflexão e consolidação dos conhecimentos adquiridos durante as atividades práticas. A discussão em grupo permite que os alunos articulem seu processo de aprendizagem, compartilhem estratégias eficazes e reconheçam a aplicabilidade dos conceitos matemáticos em situações práticas. Isso ajuda a reforçar a compreensão do conteúdo e a importância da matemática no cotidiano.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo reunindo todos os alunos e explicando a importância de compartilhar suas experiências e aprendizados. Utilize o seguinte roteiro: 1. Peça a cada grupo para apresentar brevemente o que eles acharam mais desafiador durante as atividades. 2. Encoraje cada grupo a discutir as estratégias que utilizaram para ordenar os números corretamente. 3. Solicite que compartilhem descobertas ou insights interessantes que emergiram durante a realização das tarefas.

Perguntas Chave

1. Quais estratégias funcionaram melhor para vocês na hora de ordenar os números?

2. Houve algum momento em que vocês se sentiram confusos? Como resolveram isso?

3. O que aprenderam sobre a importância de saber comparar e ordenar números?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

O propósito desta seção de Conclusão é consolidar os aprendizados da aula, vinculando as atividades práticas ao conhecimento teórico e destacando a relevância dos conceitos matemáticos na vida cotidiana. Essa recapitulação ajuda a reforçar a memória dos alunos sobre o que foi aprendido e a entender como aplicar esses conhecimentos de forma prática e significativa.

Resumo

Para encerrar, é importante resumir que a aula focou na habilidade de comparar números naturais menores que 100, ajudando os alunos a entender como organizar esses números em ordem crescente e decrescente. Recapitulamos as atividades práticas que permitiram a aplicação desses conceitos de forma lúdica e interativa, como o 'Mercado dos Números' e a 'Corrida de Números'.

Conexão com a Teoria

As atividades em sala foram projetadas não só para revisar o conhecimento teórico adquirido em casa, mas também para demonstrar de forma concreta como esses conceitos são aplicados em situações cotidianas. Isso foi evidenciado através de jogos e desafios que mimetizam situações reais, como compras em um mercado ou a organização de eventos.

Fechamento

Finalmente, destacamos como a habilidade de comparar e ordenar números é fundamental no dia a dia, desde escolher a fila mais rápida no supermercado até entender listas e classificações em diversas situações práticas. A matemática, longe de ser apenas um conjunto de regras abstratas, é uma ferramenta essencial para navegar o mundo ao nosso redor de maneira mais eficiente e informada.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies