Entrar

Plano de aula de Comparação de Medidas: Capacidade e Massa

Matemática

Original Teachy

'EF02MA17'

Comparação de Medidas: Capacidade e Massa

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Comparação de Medidas: Capacidade e Massa

Palavras ChaveCapacidade, Massa, Litro, Quilograma, Comparação de Medidas, Exemplos Práticos, Verificação de Objetos, Educação Infantil, Matemática, Medidas
Materiais NecessáriosGarrafa de água de 1 litro, Pacote de arroz de 1 quilograma, Jarra de suco, Caixa de leite, Frutas (como melancia), Brinquedos variados, Objetos de diferentes capacidades e massas
Códigos BNCCEF02MA17: Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, grama e quilograma).
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é introduzir os conceitos de capacidade e massa, bem como as unidades de medida associadas (litro e quilograma), de forma que os alunos possam entender como comparar diferentes objetos utilizando essas unidades. Essa etapa é crucial para garantir que os alunos desenvolvam uma compreensão inicial e sólida, que será expandida e reforçada nas atividades subsequentes da aula.

Objetivos principais:

1. Ensinar os alunos a comparar a capacidade dos objetos usando a unidade de medida litro.

2. Ensinar os alunos a comparar a massa dos objetos usando a unidade de medida quilograma.

3. Demonstrar como verificar a capacidade e a massa dos objetos de forma prática.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é introduzir os conceitos de capacidade e massa, bem como as unidades de medida associadas (litro e quilograma), de forma que os alunos possam entender como comparar diferentes objetos utilizando essas unidades. Essa etapa é crucial para garantir que os alunos desenvolvam uma compreensão inicial e sólida, que será expandida e reforçada nas atividades subsequentes da aula.

Contexto

Para começar a aula de hoje, é importante que os alunos entendam o que são capacidade e massa, assim como as unidades de medida associadas a esses conceitos. Explique que a capacidade se refere à quantidade de líquido que um recipiente pode conter, medida em litros. Já a massa é a quantidade de matéria que um objeto possui, medida em quilogramas. Utilize exemplos do cotidiano das crianças, como a quantidade de suco em uma jarra (capacidade) e o peso de uma melancia (massa). Tenha alguns objetos reais à mão, como uma garrafa de água de 1 litro e um pacote de arroz de 1 quilograma, para tornar a explicação mais concreta e tangível.

Curiosidades

Vocês sabiam que o maior recipiente do mundo é um tanque de armazenamento de petróleo que pode conter até 1,2 milhões de barris de petróleo? Ou que a massa de um elefante pode chegar a 6 mil quilogramas? Essas comparações nos ajudam a entender melhor a importância de medir capacidade e massa corretamente, tanto em situações do dia a dia quanto em grandes indústrias.

Desenvolvimento

Duração: (45 - 50 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é aprofundar a compreensão dos conceitos de capacidade e massa, bem como as unidades de medida associadas (litro e quilograma). Esta fase permite que os alunos pratiquem a comparação de objetos de maneira prática e visual, reforçando o entendimento por meio de exemplos concretos e mão na massa. Ao final desta seção, os alunos devem ser capazes de aplicar esses conceitos em situações cotidianas.

Tópicos Abordados

1. Conceito de Capacidade: Explique que capacidade se refere à quantidade de líquido que um recipiente pode conter. Use exemplos práticos como garrafas de água, jarras de suco e caixas de leite. Mostre que a unidade de medida para capacidade é o litro (L). 2. Conceito de Massa: Detalhe que massa é a quantidade de matéria que um objeto possui. Use exemplos como pacotes de arroz, frutas e brinquedos. Explique que a unidade de medida para massa é o quilograma (kg). 3. Comparação de Capacidade: Demonstre como comparar a capacidade de diferentes recipientes. Mostre que um recipiente de 2 litros contém mais líquido do que um de 1 litro. 4. Comparação de Massa: Demonstre como comparar a massa de diferentes objetos. Mostre que um objeto de 2 kg é mais pesado do que um de 1 kg. 5. Verificação Prática: Utilize objetos reais para que os alunos possam ver e tocar, como garrafas de água e pacotes de alimentos. Peça que façam comparações visuais e palpáveis entre os objetos.

Questões para Sala de Aula

1. Qual é a unidade de medida usada para medir a capacidade dos líquidos? 2. Se uma garrafa contém 2 litros de água e outra contém 1 litro, qual delas tem maior capacidade? 3. Comparando um pacote de arroz de 1 kg e uma melancia de 2 kg, qual deles tem maior massa?

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a aula. Através da discussão detalhada das questões e do engajamento dos alunos em reflexões e perguntas, esta etapa reforça a compreensão dos conceitos de capacidade e massa, bem como a habilidade de comparar diferentes objetos utilizando essas unidades de medida. Este momento de retorno é crucial para garantir que os alunos assimilem e sejam capazes de aplicar os conceitos aprendidos em situações práticas.

Discussão

  • Questão 1: Qual é a unidade de medida usada para medir a capacidade dos líquidos?

  • A unidade de medida usada para medir a capacidade dos líquidos é o litro (L). A capacidade se refere à quantidade de líquido que um recipiente pode conter. Por exemplo, uma garrafa de água pode conter 1 litro de água.

  • Questão 2: Se uma garrafa contém 2 litros de água e outra contém 1 litro, qual delas tem maior capacidade?

  • A garrafa que contém 2 litros de água tem maior capacidade. Aqui, a comparação é direta: 2 litros é maior que 1 litro. Portanto, a garrafa com 2 litros de água pode conter mais líquido.

  • Questão 3: Comparando um pacote de arroz de 1 kg e uma melancia de 2 kg, qual deles tem maior massa?

  • A melancia de 2 kg tem maior massa. A massa é a quantidade de matéria que um objeto possui, e é medida em quilogramas (kg). Neste caso, 2 kg é maior que 1 kg, então a melancia tem maior massa.

Engajamento dos Alunos

1.Pergunta: Por que é importante saber a capacidade de um recipiente? 2.Reflexão: Como a comparação da capacidade pode ser útil no seu dia a dia? 3.Pergunta: Se tivermos dois recipientes, um com 3 litros e outro com 2 litros, qual deles tem maior capacidade e por quê? 4.Reflexão: Como a comparação de massa pode ser útil em situações cotidianas, como na cozinha? 5.Pergunta: Se você tiver um pacote de açúcar de 1 kg e outro de 500 g, qual é mais pesado e por quê?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é recapitular e consolidar os principais pontos abordados, garantindo que os alunos compreendam e retenham os conceitos de capacidade e massa. Este momento de síntese ajuda a reforçar a aprendizagem e a conectar a teoria à prática, destacando a relevância do conteúdo para o cotidiano dos alunos.

Resumo

  • Capacidade refere-se à quantidade de líquido que um recipiente pode conter e é medida em litros (L).
  • Massa é a quantidade de matéria que um objeto possui e é medida em quilogramas (kg).
  • Comparação de capacidade: um recipiente de 2 litros contém mais líquido do que um de 1 litro.
  • Comparação de massa: um objeto de 2 kg é mais pesado do que um de 1 kg.
  • Verificação prática: utilização de objetos reais para comparar capacidades e massas.

A aula conectou teoria e prática ao utilizar exemplos concretos do cotidiano, como garrafas de água e pacotes de alimentos, para ilustrar os conceitos de capacidade e massa. Os alunos puderam ver e tocar os objetos, o que facilitou a compreensão e a aplicação dos conteúdos apresentados em situações reais.

Entender a capacidade e a massa de objetos é essencial no dia a dia, desde cozinhar e medir ingredientes até saber o peso dos materiais que usamos. Essas habilidades ajudam as crianças a desenvolverem noções de quantidade e proporção, importantes para diversas atividades cotidianas e para a compreensão de fenômenos naturais e industriais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies