Entrar

Plano de aula de Deslocamento de Objetos e Pessoas

Matemática

Original Teachy

'EF02MA12'

Deslocamento de Objetos e Pessoas

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Deslocamento de Objetos e Pessoas

Palavras ChaveDeslocamento, Objetos, Pessoas, Direção, Sentido, Pontos de Referência, Movimento, Espaço, Cotidiano, Exemplos Práticos, Resolução de Problemas
Materiais NecessáriosQuadro e giz ou marcador, Bússola ou pontos cardeais desenhados, Objetos na sala (mesa do professor, porta, etc.), Folhas de papel e lápis para anotações, Cones, cordas e outros itens para simular obstáculos (opcional)
Códigos BNCCEF02MA12: Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.; EF02MA13: Esboçar roteiros a ser seguidos ou plantas de ambientes familiares, assinalando entradas, saídas e alguns pontos de referência.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir o tema da aula e preparar os alunos para compreenderem como objetos e pessoas se deslocam no espaço. Esta introdução é essencial para que os alunos consigam visualizar e entender as mudanças de direção e sentido, além de reconhecer diferentes pontos de referência para descrever esses movimentos.

Objetivos principais:

1. Apresentar o conceito de deslocamento de objetos e pessoas no espaço.

2. Ensinar a identificar mudanças de direção e sentido com base em pontos de referência.

3. Praticar a indicação de movimentos em diferentes contextos.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir o tema da aula e preparar os alunos para compreenderem como objetos e pessoas se deslocam no espaço. Esta introdução é essencial para que os alunos consigam visualizar e entender as mudanças de direção e sentido, além de reconhecer diferentes pontos de referência para descrever esses movimentos.

Contexto

Para iniciar a aula sobre o deslocamento de objetos e pessoas, apresente uma situação do cotidiano dos alunos. Por exemplo, imagine que todos estão participando de uma corrida de obstáculos no pátio da escola. Cada aluno precisa se deslocar de um ponto inicial até um ponto final, contornando cones, pulando cordas e desviando de obstáculos. Essa atividade familiar ajuda a visualizar como as pessoas se movem no espaço, mudando de direção e sentido com base em pontos de referência específicos.

Curiosidades

Os pilotos de avião e os capitães de navio usam conceitos de deslocamento e pontos de referência para navegar pelo céu e pelo mar. Eles precisam saber exatamente como se deslocar de um ponto a outro, muitas vezes desviando de obstáculos e ajustando sua rota para chegar ao destino com segurança. Podemos usar essas mesmas ideias simples para nos movermos pela escola ou mesmo pela cidade.

Desenvolvimento

Duração: 35 a 40 minutos

A finalidade desta etapa é aprofundar a compreensão dos alunos sobre o deslocamento de objetos e pessoas, destacando conceitos essenciais como direção, sentido e pontos de referência. Ao abordar esses tópicos com exemplos práticos e resolver questões em sala, os alunos consolidam seu entendimento e desenvolvem a habilidade de descrever movimentos de forma clara e precisa.

Tópicos Abordados

1. Conceito de Deslocamento: Explique que deslocamento é a mudança de posição de um objeto ou pessoa de um ponto a outro no espaço. Utilize exemplos práticos, como caminhar da sala de aula até o pátio. 2. Direção e Sentido: Detalhe que direção é o caminho que algo ou alguém segue (como norte, sul, leste, oeste) e sentido é a orientação desse caminho (como ida ou volta). Use uma bússola ou pontos cardeais desenhados no quadro. 3. Pontos de Referência: Apresente a importância de pontos de referência para descrever deslocamentos. Utilize objetos na sala, como a mesa do professor ou a porta, para exemplificar como esses pontos ajudam a orientar o movimento.

Questões para Sala de Aula

1. Se o João sai do ponto A e vai até o ponto B, e depois retorna ao ponto A, qual foi o deslocamento total de João? 2. Maria está no ponto C e precisa chegar ao ponto D. No caminho, ela passa pelo ponto E e pelo ponto F. Descreva a direção e sentido do deslocamento de Maria. 3. Imagine que há um objeto no ponto G e ele é movido para o ponto H. Utilizando a mesa do professor como ponto de referência, descreva o deslocamento do objeto.

Discussão de Questões

Duração: 20 a 25 minutos

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o entendimento dos alunos sobre os conceitos de deslocamento, direção, sentido e pontos de referência. Ao discutir as respostas das questões apresentadas e engajar os alunos com perguntas reflexivas, promove-se uma aprendizagem mais profunda e significativa, permitindo que os alunos apliquem o conhecimento adquirido em diferentes contextos.

Discussão

  • Questão 1: Se o João sai do ponto A e vai até o ponto B, e depois retorna ao ponto A, qual foi o deslocamento total de João?

  • Explique que o deslocamento total de João é zero, pois ele retorna ao ponto inicial. Apesar de ter percorrido uma certa distância, o ponto inicial e final são os mesmos, resultando em um deslocamento nulo.

  • Questão 2: Maria está no ponto C e precisa chegar ao ponto D. No caminho, ela passa pelo ponto E e pelo ponto F. Descreva a direção e sentido do deslocamento de Maria.

  • Detalhe que a direção do deslocamento de Maria pode ser descrita em termos dos pontos de referência usados (por exemplo, de C para D, passando por E e F). O sentido é de ida, pois ela está se movendo do ponto inicial C para o ponto final D.

  • Questão 3: Imagine que há um objeto no ponto G e ele é movido para o ponto H. Utilizando a mesa do professor como ponto de referência, descreva o deslocamento do objeto.

  • Explique que o objeto se desloca de G para H, e que a mesa do professor pode ser usada para descrever a posição relativa do objeto antes e depois do deslocamento. Por exemplo, 'o objeto estava à direita da mesa do professor e foi movido para a esquerda da mesa.'

Engajamento dos Alunos

1.Perguntas de Reflexão: 2. Como podemos usar pontos de referência para descrever o caminho que percorremos de casa até a escola? 3. Por que é importante saber a diferença entre direção e sentido quando descrevemos um deslocamento? 4. Pense em um jogo de tabuleiro que você gosta. Como você descreveria os movimentos das peças usando o conceito de deslocamento? 5. Se você estivesse dirigindo um carro e precisasse mudar de rota, como descreveria essa mudança usando os conceitos que aprendemos hoje? 6. Como os conceitos de deslocamento podem nos ajudar a entender melhor mapas e trajetos em uma viagem?

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar os principais pontos abordados durante a aula, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e duradoura do conteúdo. Ao resumir e discutir a relevância prática do tema, os alunos podem ver a utilidade do que aprenderam e como aplicar esse conhecimento em suas vidas diárias.

Resumo

  • Deslocamento é a mudança de posição de um objeto ou pessoa de um ponto a outro no espaço.
  • A direção é o caminho que algo ou alguém segue (norte, sul, leste, oeste), enquanto o sentido é a orientação desse caminho (ida ou volta).
  • Pontos de referência são essenciais para descrever deslocamentos, ajudando a orientar o movimento de objetos e pessoas.

Durante a aula, os conceitos teóricos de deslocamento, direção, sentido e pontos de referência foram conectados à prática por meio de exemplos do cotidiano dos alunos e exercícios guiados. Isso permitiu que os alunos visualizassem e aplicassem os conceitos em situações reais, como se deslocar pela escola ou entender trajetos em um mapa.

Compreender o deslocamento de objetos e pessoas é crucial para o dia a dia, pois ajuda na navegação em diferentes ambientes, como a escola, a cidade ou até mesmo em viagens. Conceitos de direção e pontos de referência são usados por profissionais como pilotos e capitães, mostrando a importância prática e a aplicabilidade desses conhecimentos em várias situações.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies