Entrar

Plano de aula de Tipos de Textos

Português

Original Teachy

'EF12LP14'

Tipos de Textos

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Tipos de Textos

Palavras ChaveGêneros Textuais, Bilhetes, Recados, Cartas, E-mails, Receitas, Relatos, Habilidades Práticas, Comunicação Escrita, Atividades Maker, Mercado de Trabalho, Interatividade, Reflexão, Mini Desafios, Ensino Fundamental
Materiais NecessáriosVídeo curto sobre tipos de textos, Computador com projetor ou TV, Folhas de papel, Canetas e lápis, Folhas com instruções das tarefas, Quadro branco e marcadores, Textos mistos para identificação, Material para desenhar (lápis de cor, canetinhas)
Códigos BNCCEF12LP14: Identificar e reproduzir, em fotolegendas de notícias, álbum de fotos digital noticioso, cartas de leitor (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.; EF12LP15: Identificar a forma de composição de slogans publicitários.; EF12LP16: Identificar e reproduzir, em anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil (orais e escritos, digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive o uso de imagens.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos aos diferentes tipos de textos, destacando a importância de reconhecer e utilizar cada gênero textual de forma adequada. O desenvolvimento de habilidades práticas e a conexão com o mercado de trabalho são essenciais, pois capacitam os alunos a lidar com situações reais onde a comunicação escrita é fundamental. Ao dominar esses gêneros textuais, os alunos estarão mais preparados para enfrentar desafios cotidianos, como enviar um e-mail, escrever um recado ou seguir uma receita.

Objetivos principais:

1. Identificar a formatação de gêneros textuais como bilhetes, recados, cartas, e-mails, receitas e relatos.

2. Desenvolver habilidades para diferenciar e utilizar corretamente cada gênero textual em contextos práticos.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a leitura e escrita de textos diversos.
  2. Promover a reflexão sobre a funcionalidade e aplicação prática de cada gênero textual no cotidiano.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos aos diferentes tipos de textos, destacando a importância de reconhecer e utilizar cada gênero textual de forma adequada. O desenvolvimento de habilidades práticas e a conexão com o mercado de trabalho são essenciais, pois capacitam os alunos a lidar com situações reais onde a comunicação escrita é fundamental. Ao dominar esses gêneros textuais, os alunos estarão mais preparados para enfrentar desafios cotidianos, como enviar um e-mail, escrever um recado ou seguir uma receita.

Contextualização

Contextualização: Os textos estão presentes em nosso dia a dia de várias formas e são essenciais para a comunicação. Desde bilhetes deixados na geladeira até e-mails formais enviados no trabalho, diferentes tipos de textos nos ajudam a transmitir informações e emoções de maneira eficaz. Entender esses gêneros textuais e saber como utilizá-los corretamente nos ajuda a nos comunicar melhor, seja em casa, na escola ou no trabalho.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Curiosidades e Conexão com o Mercado: Sabia que muitos profissionais utilizam diferentes tipos de textos diariamente? Um chef de cozinha precisa seguir receitas detalhadas, um executivo envia e-mails importantes, e até mesmo os professores escrevem recados e relatórios. A habilidade de reconhecer e produzir esses textos é fundamental em diversas profissões, facilitando a comunicação e a organização.

Atividade Inicial

Atividade Inicial: Para despertar o interesse dos alunos, inicie a aula com a exibição de um vídeo curto (3 - 5 minutos) sobre uma pessoa em diferentes situações do dia a dia, utilizando vários tipos de textos. Após o vídeo, faça uma pergunta provocadora: 'Qual tipo de texto você acha mais importante para o nosso dia a dia e por quê?'. Incentive os alunos a compartilharem suas opiniões.

Desenvolvimento

Duração: 45 - 50 minutos

A finalidade desta etapa é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre os diferentes tipos de textos e suas aplicações práticas. Por meio de atividades interativas e desafiadoras, os alunos terão a oportunidade de praticar a criação desses textos, refletir sobre suas características e contextos de uso, e consolidar o aprendizado por meio de exercícios de fixação.

Tópicos a Abordar

  1. Identificação e formatação de bilhetes
  2. Identificação e formatação de recados
  3. Identificação e formatação de cartas
  4. Identificação e formatação de e-mails
  5. Identificação e formatação de receitas
  6. Identificação e formatação de relatos

Reflexões Sobre o Tema

Provoque os alunos a pensar sobre como cada tipo de texto é utilizado em diferentes contextos e situações do dia a dia. Pergunte: 'Como você usa bilhetes, recados, cartas, e-mails, receitas e relatos na sua vida? Em que situações cada um deles é mais útil?'. Facilite uma discussão em que os alunos possam compartilhar suas experiências e perceber a importância de cada gênero textual.

Mini Desafio

Desafio da Comunicação Eficaz

Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um conjunto de tarefas que envolvem a criação de diferentes tipos de textos. Eles devem criar um bilhete, um recado, uma carta, um e-mail, uma receita e um relato com base em situações fictícias apresentadas pelo professor.

Instruções

  1. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
  2. Distribua para cada grupo uma folha de papel com as instruções das tarefas.
  3. Cada grupo deverá criar os seguintes textos:
  4. Um bilhete para um amigo convidando para uma festa.
  5. Um recado para os pais informando sobre uma reunião escolar.
  6. Uma carta para um parente distante contando novidades.
  7. Um e-mail para um colega de classe pedindo ajuda em um trabalho.
  8. Uma receita de um lanche favorito.
  9. Um relato sobre uma visita ao zoológico.
  10. Os grupos terão 30 minutos para completar todas as tarefas.
  11. Após a conclusão, cada grupo apresentará os seus textos para a turma.

Objetivo: O objetivo desta atividade é permitir que os alunos pratiquem a criação de diferentes tipos de textos, compreendendo suas características e formatações específicas. Além disso, a atividade promove o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.

Duração: 30 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Peça aos alunos para desenharem um quadro com três colunas. Na primeira coluna, eles devem escrever o nome do gênero textual (bilhete, recado, carta, e-mail, receita, relato). Na segunda coluna, eles devem descrever a principal característica de cada gênero. Na terceira coluna, eles devem dar um exemplo prático de onde ou como esse gênero é utilizado.
  2. Distribua um texto misto contendo exemplos de bilhetes, recados, cartas, e-mails, receitas e relatos. Peça para os alunos identificarem e sublinharem cada tipo de texto com uma cor diferente.
  3. Crie um quiz no quadro com perguntas sobre as características e usos de cada gênero textual. Exemplo de perguntas: 'Qual gênero textual é usado para comunicar algo rapidamente?' (Resposta: Recado) ou 'Qual gênero textual é mais formal e é enviado para um destinatário específico?' (Resposta: Carta).

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, promovendo uma reflexão sobre o conteúdo abordado e sua aplicação prática. Ao recapitular os principais pontos, discutir os desafios e reforçar a importância dos gêneros textuais, os alunos terão uma compreensão mais profunda e contextualizada do tema.

Discussão

Discussão: Facilite uma discussão aberta sobre os diferentes tipos de textos abordados na aula. Pergunte aos alunos como se sentiram ao criar cada tipo de texto e quais foram os desafios encontrados. Incentive-os a refletir sobre como os conhecimentos adquiridos podem ser aplicados no dia a dia e em situações do mercado de trabalho. Pergunte também se eles identificaram algum gênero textual que acham mais difícil ou mais fácil de trabalhar e por quê.

Resumo

Resumo: Recapitule os principais conteúdos da aula, destacando as características e formatações dos bilhetes, recados, cartas, e-mails, receitas e relatos. Reforce a importância de cada gênero textual e como eles são utilizados em diferentes contextos e situações. Relembre os alunos das atividades práticas realizadas e como elas contribuíram para a compreensão dos gêneros textuais.

Fechamento

Fechamento: Explique aos alunos que a habilidade de identificar e criar diferentes tipos de textos é essencial para a comunicação eficaz em várias áreas da vida. Enfatize que essas habilidades são úteis não apenas na escola, mas também em casa, no trabalho e em outras situações cotidianas. Agradeça pela participação ativa e pelo empenho durante as atividades.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies