Entrar

Plano de aula de Reconhecimento de Texto e Leitura

Português

Original Teachy

'EF01LP01'

Reconhecimento de Texto e Leitura

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Reconhecimento de Texto e Leitura

Palavras ChaveReconhecimento de Texto, Leitura, Ideia Principal, Metodologia Digital, Português, Ensino Fundamental, Storytellers Digitais, Influenciadores da Leitura, Detetives da Informação, COLABORAÇÃO, REDES SOCIAIS, COMPREENSÃO TEXTUAL, MUNDO DIGITAL
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Contas no Instagram e TikTok (ou outras plataformas de redes sociais), Textos curtos (até 3.000 caracteres), Bloco de notas ou aplicativo para anotações, Projetor ou televisão para apresentação dos trabalhos, Fichas com pistas para o 'mistério literário', Câmeras ou celulares para gravação de vídeos, Aplicativos de edição de vídeo (opcional), Sala de aula com acesso à internet
Códigos BNCCEF01LP01: Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.; EF12LP04: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.; EF01LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.; EF01LP19: Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos estejam cientes dos objetivos do aprendizado, focando na identificação e compreensão de textos curtos e simples. Eles devem ser capazes de reconhecer a ideia principal de um texto, o que é essencial para o desenvolvimento da leitura e interpretação desde o início da educação fundamental.

Objetivos principais:

1. Desenvolver a habilidade de identificar a ideia principal em textos de até 3.000 caracteres.

2. Compreender o conteúdo de textos de baixa complexidade.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o interesse pela leitura por meio de exemplos contextualizados com a realidade digital dos alunos.
  2. Promover a habilidade de trabalhar colaborativamente em atividades de leitura e interpretação.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é garantir que os alunos estejam cientes dos objetivos do aprendizado, focando na identificação e compreensão de textos curtos e simples. Eles devem ser capazes de reconhecer a ideia principal de um texto, o que é essencial para o desenvolvimento da leitura e interpretação desde o início da educação fundamental.

Aquecendo

Aquecimento: Inicie a aula falando sobre a importância de reconhecer a ideia principal em textos. Explique que na vida cotidiana, seja lendo uma mensagem no WhatsApp, uma postagem no Instagram ou uma matéria em um site, entender rapidamente o ponto principal do texto é uma habilidade muito útil. Em seguida, peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o tema 'reconhecimento de texto e leitura'. Dê a eles alguns minutos para encontrar e compartilhar suas descobertas com a turma.

Reflexões Iniciais

1.Perguntas Chave:

2. O que significa reconhecer a ideia principal de um texto?

3. Por que é importante saber identificar a mensagem principal em textos que lemos no dia a dia?

4. Como as redes sociais e nossas atividades diárias podem nos ajudar a desenvolver essa habilidade?

5. Alguém poderia compartilhar um exemplo de um texto que leu recentemente e como identificou a ideia principal?

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

Esta etapa visa engajar os alunos em atividades práticas que desafiam suas habilidades de leitura e compreensão, utilizando tecnologias e contextos modernos. As atividades propostas incentivam o trabalho colaborativo, a leitura crítica e a aplicação dos conhecimentos em um formato dinâmico e relevante para os alunos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Storytellers Digitais 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de identificar a ideia principal em textos narrativos curtos e engajar os alunos utilizando uma plataforma digital familiar.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão criar uma história colaborativa no Instagram Stories. A história deverá ser construída por cada grupo, onde cada aluno contribui com uma parte usando texto e imagens. Ao final, os grupos compartilharão suas histórias com a turma para discutir as ideias principais presentes em cada uma.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Distribua um tema base para cada grupo (ex.: 'Aventura na Floresta', 'Um Dia na Escola', 'Super-heróis Modernos').

  • Cada grupo irá criar uma história usando o Instagram Stories com pelo menos 10 slides. Cada aluno contribui com pelo menos 2 slides.

  • Os alunos devem utilizar texto e imagens para contar a história, assegurando-se de que cada slide contribui para a continuidade da narrativa.

  • Os grupos devem identificar e anotar a ideia principal de sua história.

  • Cada grupo apresentará sua história para a turma, discutindo a ideia principal e como ela foi desenvolvida ao longo dos slides.

Atividade 2 - Influenciadores da Leitura 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a compreensão e a comunicação da ideia principal de um texto através de uma abordagem moderna e lúdica, simulando a experiência de ser um influenciador digital.

- Descrição: Os alunos irão assumir o papel de influenciadores digitais e criar uma resenha de um texto curto (até 3.000 caracteres) que já tenham lido. Cada grupo produz um vídeo curto (de 1 a 2 minutos) no TikTok, apresentando a ideia principal do texto e recomendando-o aos seus 'seguidores'.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolhe um texto curto que já tenha lido.

  • Os alunos devem discutir juntos a ideia principal do texto.

  • Em seguida, cada grupo cria um roteiro para um vídeo de 1 a 2 minutos onde eles apresentam a ideia principal do texto e incentivam seus 'seguidores' a lê-lo.

  • Os alunos utilizam os celulares para gravar e editar o vídeo no TikTok.

  • Após a produção, os grupos apresentam seus vídeos para a turma.

  • Realize uma discussão sobre as diferentes ideias principais apresentadas nos vídeos e a importância de comunicar de forma clara e eficaz.

Atividade 3 - Missão: Detetives da Informação ️‍♂️

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de identificar ideias principais em textos através de uma atividade lúdica que promove a leitura crítica e o trabalho em equipe.

- Descrição: Nesta atividade gamificada, os alunos irão resolver um 'mistério literário' usando pistas textuais para descobrir a ideia principal de diferentes textos. Cada grupo receberá um conjunto de textos e, ao identificar a ideia principal de cada um, desbloquearão pistas que ajudarão a resolver um enigma final.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Distribua um conjunto de textos curtos (até 3.000 caracteres) para cada grupo. Cada texto contém uma pista para o 'mistério final'.

  • Os alunos devem ler cada texto e discutir para identificar a ideia principal.

  • Ao identificar corretamente a ideia principal, eles desbloqueiam uma pista que é essencial para a resolução do enigma final.

  • Acompanhe o progresso dos grupos e ofereça dicas caso necessário.

  • O primeiro grupo a resolver o mistério final ganha a atividade.

  • Finalize com uma discussão sobre as ideias principais de cada texto e a importância da compreensão textual na resolução de problemas.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

Finalidade: Esta etapa visa consolidar o aprendizado através da reflexão e discussão coletiva. Encoraja a troca de conhecimentos e experiências entre os alunos, promovendo uma compreensão mais profunda e uma autoavaliação construtiva. O feedback 360° permite que os alunos desenvolvam habilidades de comunicação e colaboração, essenciais para o aprendizado contínuo e o crescimento pessoal.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar a experiência e suas conclusões. Sugira o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Introdução: Peça a cada grupo que apresente brevemente suas atividades e resultados.
  2. Aprendizagens: Solicite que compartilhem o que mais aprenderam ou descobriram durante as atividades.
  3. Desafios: Pergunte sobre os principais desafios enfrentados e como os superaram.
  4. Conexões: Discuta como as atividades realizadas podem ser aplicadas em outras situações do dia a dia ou em outras disciplinas.

Reflexões

1.Perguntas para Reflexão: 2. Como a tecnologia ajudou a compreender a ideia principal dos textos? 3. Qual foi a atividade mais desafiadora e por quê? 4. Como podem aplicar essa habilidade de identificar a ideia principal em outras áreas do conhecimento ou situações cotidianas?

Feedback 360°

️ Feedback 360°: Instrua os alunos a realizar uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros membros do grupo. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso, focando nos seguintes pontos:

  1. Aspectos Positivos: Destacar algo positivo que cada colega fez durante a atividade.
  2. Melhorias: Sugerir uma área onde o colega pode melhorar.
  3. Colaboração: Comentar sobre a colaboração e trabalho em equipe durante as atividades.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: Esta etapa visa consolidar os principais aprendizados da aula, conectando-os com a realidade dos alunos e demonstrando a relevância prática das habilidades desenvolvidas. A conclusão reforça a conexão entre o conteúdo acadêmico e o cotidiano, garantindo que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e aplicável do tema estudado.

Resumo

Resumo Divertido: Hoje, embarcamos em uma viagem fantástica pelo mundo das ideias principais!  Exploramos como identificar o coração de mensagens, desde histórias de aventuras na floresta até resenhas de influenciadores digitais. Cada aluno se tornou um verdadeiro detetive literário, desvendando mistérios e compartilhando suas descobertas.

No Mundo

No Mundo Atual: A habilidade de reconhecer a ideia principal de um texto é crucial na era digital. Com tantas informações bombardeando-nos diariamente pelas redes sociais, sites e mensagens, ser capaz de entender rapidamente o ponto central de um conteúdo nos permite tomar decisões mais informadas e reagir de maneira mais eficiente.

Na Prática

Aplicações: Saber identificar a ideia principal é uma ferramenta poderosa no dia a dia, seja ao ler uma mensagem importante, interpretar uma notícia, ou até entender um vídeo no TikTok. Esta habilidade proporciona uma melhor compreensão do mundo ao nosso redor e nos ajuda a comunicar de forma mais clara e eficaz.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies