Entrar

Plano de aula de Adição e Subtração de Naturais

Matemática

Original Teachy

'EF03MA03'

Adição e Subtração de Naturais

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Objetivo Principal: Introduzir o conceito de adição e subtração de números naturais de forma lúdica e prática, incentivando os alunos a entenderem as operações através de atividades manipulativas e de resolução de problemas.
  2. Objetivo Secundário: Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer situações do cotidiano que envolvam adição e subtração, estimulando a aplicação prática dos conceitos aprendidos.

Após esta etapa, os alunos devem ser capazes de identificar e resolver problemas simples de adição e subtração no contexto do dia a dia, utilizando materiais manipulativos para auxiliar na compreensão dos conceitos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos: O professor inicia a aula relembrando conceitos já estudados, como a contagem de objetos e a identificação de números naturais. Pode-se fazer isso de forma interativa, pedindo aos alunos para contarem objetos na sala de aula ou em imagens projetadas.

  2. Situações-Problema: O professor propõe duas situações que exigem adição e subtração de números naturais. Por exemplo: "Se eu tinha 3 bolas e ganhei mais 2, quantas bolas eu tenho agora? E se, em seguida, eu perdi 1 bola, quantas bolas eu tenho agora?" ou "Eu tinha 5 chocolates e dei 2 para meu amigo. Quantos chocolates eu tenho agora?".

  3. Contextualização: O professor explica que a adição e subtração são operações matemáticas importantes que usamos em muitas situações do dia a dia, como contar objetos, somar dinheiro, subtrair itens de uma lista, entre outros.

  4. Introdução ao Tópico: O professor então introduz o tópico da aula, explicando que eles irão aprender a fazer adições e subtrações de forma mais rápida e eficiente. Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode contar curiosidades, como o fato de que a adição e subtração são operações matemáticas que as pessoas usam há milhares de anos, desde que os primeiros sistemas de numeração foram criados.

  5. Ganhar a Atenção dos Alunos: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode propor dois desafios matemáticos simples que envolvem adição e subtração. Por exemplo: "Eu estou pensando em um número. Se eu adicionar 3 a ele, o resultado será 8. Que número eu estou pensando?" e "Eu tenho uma caixa com 7 doces. Se eu der 2 doces para cada um dos meus amigos, quantos doces eu terei na caixa?".

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

O professor deve escolher uma das estratégias de ensino propostas abaixo para se aprofundar no tópico da aula. Estas estratégias são baseadas na teoria de aprendizagem ativa, que incentiva os alunos a serem participativos e a construírem seu próprio conhecimento. O professor deve fornecer orientação e suporte durante estas atividades, mas permitir que os alunos tomem a iniciativa na resolução de problemas.

Estratégia 1: Jogos Matemáticos

  1. Jogo da Adição e Subtração: O professor divide a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo recebe um conjunto de cartões com números naturais (de 1 a 10) e um dado. Os alunos, em rodadas, lançam o dado e escolhem um cartão. Eles devem então realizar a operação indicada (adição ou subtração) com o número do cartão e o número do dado. O primeiro a dar a resposta correta fica com o cartão. No final, o grupo que tiver mais cartões ganha.

OU

  1. Jogo da Feira: O professor organiza uma "feira" na sala de aula, com diferentes produtos (desenhos em cartolina) e preços (números naturais). Os alunos, em grupos, recebem uma quantia de dinheiro fictícia. Eles devem escolher produtos e fazer adições e subtrações para pagar e receber troco. O grupo que gastar todo o dinheiro primeiro vence.

Estratégia 2: Atividades Práticas

  1. Caça ao Tesouro: O professor esconde cartões com números naturais pela sala de aula. Os alunos, em pares, devem encontrar os cartões e fazer adições e subtrações com os números de cada cartão. O professor pode fornecer objetos manipulativos (como botões ou palitos de sorvete) para auxiliar na resolução das operações.

OU

  1. Construção de Histórias: O professor propõe que os alunos criem pequenas histórias que envolvam adição e subtração de números naturais. Por exemplo, "João tinha 5 balas e comprou mais 2. Depois, ele deu 1 para seu amigo. Quantas balas João tem agora?". Os alunos devem desenhar as cenas da história e fazer as operações para encontrar a resposta.

Estratégia 3: Materiais Didáticos

  1. Jogo da Velha Matemático: O professor distribui para cada grupo um tabuleiro de jogo da velha com espaços em branco. Os alunos devem preencher os espaços com números naturais e jogar. Cada vez que marcam um espaço, devem realizar a operação indicada (adição ou subtração) com o número do espaço e o número que escolheram para jogar. O objetivo é conseguir 3 operações corretas em sequência na horizontal, vertical ou diagonal.

OU

  1. Criação de um Jogo de Cartas: O professor orienta os alunos a criarem seu próprio jogo de cartas, onde cada carta apresenta um número natural e uma operação (adição ou subtração). Os alunos devem fazer as operações indicadas e o jogador com o resultado correto fica com a carta. O vencedor é o jogador com mais cartas no final.

O professor deve escolher a estratégia que acreditar ser a mais adequada para a turma, levando em consideração os recursos disponíveis e o perfil dos alunos. É importante que o professor circule pela sala durante estas atividades, observando o progresso dos alunos, solucionando dúvidas e incentivando a participação de todos.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos): Após a conclusão das atividades, o professor deve reunir todos os alunos em uma grande roda para uma discussão em grupo. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas soluções e estratégias utilizadas. O professor deve incentivar os alunos a explicarem como chegaram às suas respostas, promovendo assim o pensamento crítico e a comunicação matemática. Durante essa discussão, o professor deve reforçar os conceitos e procedimentos corretos, corrigindo eventuais erros de forma positiva e construtiva.

  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos): O professor deve então fazer a conexão entre as atividades práticas realizadas e a teoria discutida no início da aula. Ele pode destacar como as estratégias utilizadas pelos alunos nas atividades são semelhantes às estratégias formais de adição e subtração, como a contagem, a retirada e a comparação. O professor também pode reforçar como a adição e subtração são operações que usamos diariamente em nossas vidas, seja para contar objetos, somar dinheiro, subtrair itens de uma lista, entre outros.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos façam uma breve reflexão sobre o que aprenderam. Ele pode fazer duas perguntas simples para guiar essa reflexão:

    • "Qual foi a estratégia que você mais gostou de usar para resolver as operações de adição e subtração?"
    • "Como você pode usar o que aprendeu hoje em situações do dia a dia?"

    Os alunos devem ter um tempo curto para pensar sobre essas perguntas. Depois, o professor pode pedir a alguns voluntários para compartilharem suas respostas, promovendo assim a autoavaliação e a conscientização do aprendizado.

Durante todo o retorno, o professor deve manter um ambiente acolhedor e positivo, encorajando a participação de todos os alunos. É uma oportunidade importante para avaliar o progresso do aprendizado, identificar possíveis dificuldades e planejar as próximas etapas do ensino.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos): O professor inicia a conclusão relembrando os principais pontos abordados durante a aula. Ele ressalta que os alunos aprenderam sobre adição e subtração, duas operações matemáticas fundamentais que usamos para combinar e comparar quantidades. O professor enfatiza que, através das atividades práticas, os alunos tiveram a oportunidade de aplicar esses conceitos de forma lúdica e significativa.

  2. Conexão da Teoria com a Prática (2 - 3 minutos): Em seguida, o professor faz a conexão final entre a teoria e a prática. Ele explica que, durante as atividades, os alunos usaram diferentes estratégias para resolver problemas de adição e subtração - estratégias essas que se alinham com os procedimentos formais dessas operações. O professor também reforça que, assim como na aula, a adição e subtração são ferramentas matemáticas essenciais no dia a dia, usadas para muitas tarefas, como contar objetos, somar dinheiro, subtrair itens de uma lista, entre outras.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): Para complementar o aprendizado, o professor sugere recursos extras para os alunos. Ele pode recomendar jogos online interativos que envolvam adição e subtração, como "Math Playground" e "Prodigy". O professor também pode sugerir atividades para casa, como resolver problemas de adição e subtração em um caderno de exercícios ou criar problemas de adição e subtração para resolver em família.

  4. Importância do Assunto (1 minuto): Por fim, o professor destaca a importância do que foi aprendido. Ele explica que a adição e subtração são fundamentais para o desenvolvimento da habilidade matemática dos alunos e que o domínio dessas operações lhes permitirá resolver problemas mais complexos no futuro. Além disso, o professor enfatiza que a capacidade de aplicar a matemática no cotidiano é uma habilidade valiosa, que ajuda a tomar decisões informadas, a resolver problemas práticos e a entender melhor o mundo ao nosso redor.

  5. Encerramento (1 minuto): O professor encerra a aula agradecendo a participação de todos, reforçando a disponibilidade para esclarecer dúvidas e incentivando os alunos a continuarem explorando e aprendendo sobre adição e subtração. Ele também ressalta a importância de praticar as habilidades aprendidas, pois a prática é fundamental para o aperfeiçoamento da matemática.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies