Entrar

Plano de aula de Unidades de Medida: Comprimento e Tempo

Matemática

Original Teachy

'EF03MA17'

Unidades de Medida: Comprimento e Tempo

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Unidades de Medida: Comprimento e Tempo

Palavras ChaveUnidades de medida, Comprimento, Tempo, Metros, Centímetros, Milímetros, Segundos, Minutos, Horas, Régua, Trena, Fita métrica, Relógio digital, Relógio analógico, Atividades práticas, Aplicação de conceitos, Culinária, Engenharia, Esportes, Escala, Trabalho em grupo
Materiais NecessáriosMapas ou acesso à internet, Dados de velocidade de diferentes meios de transporte, Receitas simples para culinária, Balanças, Copos medidores, Relógios ou cronômetros, Materiais para construção de 'carros alegóricos' (papéis, cola, tesoura)
Códigos BNCCEF03MA17: Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.; EF03MA18: Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade.; EF03MA19: Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para estabelecer uma base clara do que se espera que os alunos aprendam e sejam capazes de realizar ao final da aula. Definindo objetivos específicos, facilita-se a orientação do processo de aprendizagem e a avaliação do progresso dos alunos. Neste contexto, os objetivos principais são direcionados para assegurar que os alunos compreendam e saibam aplicar conceitos de medição de comprimento e tempo, fundamentais para a fluência matemática e habilidades práticas em situações do cotidiano.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a reconhecer e diferenciar as principais unidades de medida de comprimento, como metros, centímetros e milímetros, e de tempo, como segundos, minutos e horas.

2. Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e utilizar os instrumentos de medição adequados para comprimento (régua, trena, fita métrica) e tempo (relógio digital e analógico).

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação dos alunos em atividades práticas que envolvam a medição de comprimento e tempo, promovendo a aplicação dos conceitos teóricos em contextos reais e lúdicos.
  2. Fomentar a curiosidade e o interesse dos alunos em explorar a importância das medidas no mundo ao seu redor, enfatizando a relevância da matemática na vida diária.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução tem como objetivo engajar os alunos e ativar seu conhecimento prévio sobre o tema. Ao apresentar situações problema, incentiva-se o raciocínio lógico e a aplicação prática dos conceitos estudados em casa. A contextualização busca mostrar a relevância dos temas de comprimento e tempo no mundo real, aumentando o interesse dos alunos e facilitando a conexão com o conteúdo teórico.

Situações Problema

1. Imagine que você é um construtor e precisa medir o comprimento de uma viga para cortá-la exatamente no tamanho desejado. Que unidade de medida você usaria e por que ela é a mais adequada?

2. Pense em uma corrida de revezamento onde o tempo de troca de um corredor para o outro é crucial. Se você fosse o técnico da equipe, como você usaria um cronômetro para garantir que os tempos de troca são precisos?

Contextualização

As medidas de comprimento e tempo são essenciais em inúmeras situações práticas do dia a dia, desde a medição de uma receita para cozinhar até o cálculo do tempo necessário para chegar a um destino. Além disso, essas medições são fundamentais em profissões como engenharia, arquitetura e nos esportes. Por exemplo, na engenharia, a precisão na medição de comprimentos é crucial para garantir a segurança das estruturas, enquanto no esporte, o tempo é monitorado para determinar vencedores e recordes.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e lúdica os conceitos estudados em casa sobre unidades de medida de comprimento e tempo. Através de atividades em grupo, eles terão a oportunidade de explorar cenários fictícios e reais, o que facilita a compreensão e a retenção do conhecimento. As atividades são estruturadas para serem colaborativas e estimulantes, promovendo o aprendizado ativo e a criatividade dos alunos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Viagem pelo Tempo e Espaço

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar os conceitos de medição de comprimento e tempo em um contexto prático e lúdico, desenvolvendo habilidades de cálculo e apresentação.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão planejar uma viagem fictícia para um lugar que gostariam de visitar, usando conceitos de tempo e comprimento. Eles deverão calcular a distância em diferentes unidades de medida de comprimento (metros, quilômetros) e estimar o tempo de viagem em horas, considerando diferentes meios de transporte.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Peça que cada grupo escolha um lugar para visitar (real ou imaginário) e pesquise a distância até esse lugar em mapas ou na internet.

  • Os alunos devem converter essa distância para diferentes unidades de medida de comprimento, como metros e quilômetros.

  • Utilizando dados de velocidade de diferentes meios de transporte, cada grupo deve estimar o tempo necessário para chegar ao destino escolhido.

  • Cada grupo apresentará sua viagem, explicando as unidades de medida usadas e como realizaram os cálculos.

Atividade 2 - O Grande Desfile dos Recordes

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de medição de comprimento e tempo, bem como compreender o conceito de escala, através de uma atividade prática e criativa.

- Descrição: Os alunos irão organizar um desfile com 'carros alegóricos' que representam recordes de velocidade e distância em diferentes meios de transporte. Eles deverão medir e construir pequenos modelos de carros, usando medidas exatas e escalas, e depois calcular o tempo que cada 'carro' levaria para percorrer uma distância específica.

- Instruções:

  • Os grupos de alunos irão escolher os meios de transporte para os quais desejam representar recordes.

  • Cada grupo deve pesquisar o recorde atual de velocidade e distância para o meio de transporte escolhido e convertê-lo para uma escala menor que possa ser representada em sala.

  • Com base na escala escolhida, os alunos irão construir pequenos modelos de 'carros alegóricos' que representam os meios de transporte.

  • Os alunos irão medir e marcar uma distância específica na sala de aula e, usando seus modelos, calcular o tempo que o 'carro' levaria para percorrer essa distância.

  • Ao final, cada grupo apresentará seu 'carro alegórico' e os cálculos realizados.

Atividade 3 - Culinária Matemágica

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar conceitos de medição de comprimento e tempo em um contexto prático e significativo, desenvolvendo habilidades de matemática e culinária.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão preparar uma receita simples, onde precisam medir ingredientes com precisão de acordo com diferentes unidades de medida de comprimento (mililitros, gramas) e tempo (segundos, minutos).

- Instruções:

  • Cada grupo receberá uma receita simples para preparar um prato (por exemplo, bolo de cenoura).

  • Os alunos deverão ler a receita e identificar os ingredientes que precisam ser medidos.

  • Usando utensílios de medição apropriados, como balanças, copos medidores e relógios, os alunos irão medir os ingredientes conforme as diferentes unidades de medida solicitadas na receita.

  • Os alunos devem seguir as etapas de preparo da receita, respeitando os tempos de cozimento indicados.

  • Ao final, cada grupo apresentará o prato preparado, discutindo as unidades de medida utilizadas e a importância da precisão nas medições para o sucesso da receita.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que eles articulem o que aprenderam e como aplicaram os conceitos de comprimento e tempo em diferentes contextos. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de proporcionar uma oportunidade para que o professor avalie o entendimento dos alunos e esclareça quaisquer dúvidas remanescentes, garantindo assim a eficácia do ensino-aprendizagem.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe suas experiências e aprendizados das atividades realizadas. É importante que o professor oriente a discussão para que os alunos reflitam sobre a importância das unidades de medida de comprimento e tempo no cotidiano e como a precisão nas medições influencia em diferentes situações, desde a culinária até a engenharia. Essa troca de ideias permite que os alunos consolidem o conhecimento adquirido e percebam a aplicabilidade dos conceitos matemáticos em contextos práticos.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios ao aplicar as diferentes unidades de medida de comprimento e tempo nas atividades?

2. Como a precisão nas medições pode afetar o resultado final em situações reais, como na engenharia ou na culinária?

3. De que forma o uso de escalas ajudou vocês a visualizarem e compreenderem melhor os conceitos de comprimento e tempo?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos tenham consolidado o conhecimento adquirido durante a aula, relacionando de forma clara e direta a teoria estudada em casa com as aplicações práticas realizadas em sala. Este momento também serve para reforçar a importância do aprendizado de unidades de medida de comprimento e tempo, motivando os alunos a continuarem explorando e aplicando esses conceitos em diferentes situações cotidianas.

Resumo

Na conclusão, o professor deverá resumir os principais conteúdos abordados sobre unidades de medida de comprimento e tempo, destacando as diferenças entre centímetros, metros, quilômetros, segundos, minutos e horas. Deve-se recapitular os instrumentos de medição utilizados, como régua, trena, fita métrica, relógio analógico e digital.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje conectou a teoria à prática por meio de atividades interativas e contextualizadas. Os alunos puderam aplicar diretamente os conceitos estudados em casa, como convertendo medidas de comprimento, estimando tempos e utilizando escalas, em situações que simularam ou refletiram o uso no mundo real, como na culinária, engenharia e esportes.

Fechamento

A importância do tema transpareceu na utilidade diária das medidas de comprimento e tempo, desde o preparo de uma receita até o planejamento de uma viagem. Compreender esses conceitos não apenas enriquece o conhecimento matemático dos alunos, mas também os prepara para lidar melhor com desafios do cotidiano que demandam precisão e organização.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies