Entrar

Plano de aula de Sequências: Adição e Subtração

Matemática

Original Teachy

'EF03MA10'

Sequências: Adição e Subtração

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Sequências: Adição e Subtração

Palavras ChaveSequências Numéricas, Adição, Subtração, Regularidades, Termos Faltantes, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, Reconhecer Emoções, Compreender Emoções, Nomear Emoções, Expressar Emoções, Regular Emoções
Materiais NecessáriosFolhas de atividades com sequências numéricas, Lápis, Borracha, Quadro branco, Marcadores, Cadeiras confortáveis, Relógio ou cronômetro, Papel para escrita das metas
Códigos BNCCEF03MA10: Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaÁlgebra

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do Plano de Aula Socioemocional é introduzir os alunos ao tema de sequências numéricas, destacando a importância de identificar padrões e regularidades. Este momento inicial prepara os alunos para se engajarem nas atividades subsequentes, promovendo o autoconhecimento ao reconhecer suas próprias habilidades matemáticas e a consciência social ao entender como essas habilidades podem ser aplicadas em contextos colaborativos.

Objetivos Principais

1. Desenvolver a habilidade de identificar sequências numéricas resultantes de somas ou subtrações sucessivas.

2. Compreender e reconhecer as regularidades nas sequências, bem como a capacidade de encontrar termos faltantes.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

Atividade de Aquecimento Emocional

Respiração Profunda e Visualização Criativa

A atividade de aquecimento emocional chamada 'Respiração Profunda e Visualização Criativa' visa promover foco, presença e concentração nos alunos. Através de técnicas de respiração e visualização, os alunos serão guiados a um estado de calma e atenção plena, preparando-os emocionalmente para a aprendizagem subsequente.

1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com as costas retas e os pés apoiados no chão.

2. Instrua os alunos a fecharem os olhos e começarem a respirar profundamente pelo nariz, enchendo os pulmões de ar, e depois soltarem o ar pela boca lentamente.

3. Continue a orientar a respiração profunda por aproximadamente 2 minutos, permitindo que os alunos se concentrem apenas no fluxo de ar entrando e saindo.

4. Após 2 minutos, peça aos alunos que imaginem um lugar tranquilo e seguro, como uma praia ensolarada ou um campo florido. Oriente-os a visualizarem detalhes desse lugar, como as cores, os sons e os cheiros.

5. Continue a visualização por mais 3 minutos, incentivando os alunos a explorarem o ambiente imaginado e a sentirem-se relaxados e presentes nesse lugar.

6. Finalize a atividade pedindo aos alunos que, lentamente, abram os olhos e respirem fundo mais uma vez, trazendo a sensação de calma e foco para a sala de aula.

Contextualização do Conteúdo

A matemática está presente em nosso dia a dia de diversas formas, e entender sequências numéricas é uma habilidade essencial. Por exemplo, quando contamos os degraus de uma escada ou calculamos o troco em uma compra, estamos utilizando essas sequências. Além de desenvolver habilidades matemáticas, identificar padrões e regularidades também nos ajuda a resolver problemas de forma mais eficiente e a tomar decisões melhores.

Compreender sequências numéricas nos permite reconhecer como ações pequenas e contínuas podem levar a grandes resultados. Isso é semelhante a como desenvolvemos nossas habilidades socioemocionais: pequenos passos diários em autoconhecimento, autocontrole e nas nossas interações sociais podem gerar um grande impacto em nossa vida e nas relações com os outros.

Desenvolvimento

Duração: (50 - 60 minutos)

Roteiro Teórico

Duração: (15 - 20 minutos)

1. Sequências Numéricas: Uma sequência numérica é uma lista ordenada de números em que cada número é chamado de termo da sequência. Em uma sequência de adição, cada termo é obtido somando-se um número fixo ao termo anterior. Em uma sequência de subtração, cada termo é obtido subtraindo-se um número fixo do termo anterior.

2. Exemplo de Sequência de Adição: Considere a sequência 2, 5, 8, 11, 14. Cada termo é obtido somando-se 3 ao termo anterior: 2 + 3 = 5, 5 + 3 = 8, e assim por diante.

3. Exemplo de Sequência de Subtração: Considere a sequência 20, 17, 14, 11, 8. Cada termo é obtido subtraindo-se 3 do termo anterior: 20 - 3 = 17, 17 - 3 = 14, e assim por diante.

4. Regularidades nas Sequências: As regularidades são os padrões que se repetem nas sequências. Identificar essas regularidades ajuda a prever os próximos termos da sequência e a encontrar termos faltantes.

5. Termos Faltantes: Para encontrar termos faltantes em uma sequência, é importante primeiro identificar a regularidade (ou padrão) da sequência. Uma vez identificado o padrão, pode-se aplicar esse padrão para encontrar os termos que estão faltando.

6. Aplicação na Vida Real: Sequências numéricas são muito úteis em diversas situações do dia a dia, como na contagem de objetos, planejamento de eventos e até mesmo em finanças pessoais ao calcular juros simples.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: (35 - 40 minutos)

Explorando Sequências Numéricas

Os alunos trabalharão em pares para identificar sequências de adição e subtração, encontrando termos faltantes e discutindo os padrões identificados. Esta atividade promove habilidades sociais e de tomada de decisão responsável, ao mesmo tempo que reforça o conteúdo matemático.

1. Divida a turma em pares e distribua uma folha de atividades contendo diversas sequências numéricas com termos faltantes.

2. Instrua os alunos a trabalharem juntos para identificar a regularidade em cada sequência e preencher os termos que estão faltando.

3. Peça aos alunos que expliquem um ao outro o raciocínio por trás da identificação das regularidades e do preenchimento dos termos faltantes.

4. Após completarem as sequências, oriente os alunos a compararem suas respostas com outro par, discutindo quaisquer diferenças e justificando suas respostas.

5. Circule pela sala oferecendo apoio e observando as interações, incentivando a comunicação e colaboração entre os alunos.

Discussão e Feedback em Grupo

Para aplicar o método RULER durante a discussão em grupo, comece pedindo aos alunos que reconheçam como se sentiram ao trabalhar em pares e identificar padrões nas sequências numéricas. Incentive-os a compreender as causas dessas emoções, como o desafio de encontrar termos faltantes ou a satisfação de resolver uma sequência corretamente.

Em seguida, peça aos alunos que nomeiem essas emoções, como frustração, alegria ou orgulho. Oriente-os a expressar essas emoções de maneira apropriada, compartilhando suas experiências com o grupo. Finalmente, discuta estratégias para regular essas emoções no futuro, como pedir ajuda quando se sentirem frustrados ou comemorar pequenas vitórias para manter a motivação.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

Reflexão e Regulação das Emoções

Para a atividade de reflexão e regulação emocional, sugira aos alunos que escrevam sobre os desafios enfrentados durante a aula e como geriram suas emoções ao longo das atividades. Caso prefira uma abordagem mais interativa, promova uma discussão em grupo onde cada aluno possa compartilhar suas experiências, destacando momentos de frustração, alegria ou satisfação. Incentive-os a falar sobre as estratégias que utilizaram para lidar com esses sentimentos e como essas estratégias os ajudaram a manter o foco e a colaboração com os colegas.

Objetivo: O objetivo dessa subseção é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional, ajudando os alunos a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Ao refletirem sobre suas experiências e compartilharem com os colegas, os alunos desenvolvem um maior autoconhecimento e aprendem a regular suas emoções, melhorando sua resiliência e habilidades socioemocionais.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Para o encerramento, oriente os alunos a definirem metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Explique que essas metas podem incluir melhorar a habilidade de identificar sequências numéricas, colaborar de forma mais eficaz com os colegas ou aplicar padrões matemáticos em situações cotidianas. Incentive os alunos a escreverem suas metas em um papel e compartilharem com a turma, criando um ambiente de apoio mútuo e responsabilidade.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Melhorar a habilidade de identificar sequências numéricas.

2. Colaborar de maneira mais eficaz com os colegas durante atividades em grupo.

3. Aplicar padrões matemáticos em situações do dia a dia.

4. Desenvolver estratégias para lidar com frustrações e desafios matemáticos.

5. Celebrar pequenas vitórias para manter a motivação. Objetivo: O objetivo dessa subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, visando uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal. Ao definirem metas concretas e compartilharem com a turma, os alunos são incentivados a se comprometerem com seu próprio crescimento, tanto em habilidades matemáticas quanto em competências socioemocionais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies