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Plano de aula de Encontro Consonantal, Sílaba Átonas e Marcas de Nasalidade

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Original Teachy

'EF03LP01'

Encontro Consonantal, Sílaba Átonas e Marcas de Nasalidade

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Encontro Consonantal, Sílaba Átonas e Marcas de Nasalidade

Palavras ChaveEncontros Consonantais, Sílaba Átonas, Marcas de Nasalidade, Metodologia Digital, Atividades Práticas, Interação, Tecnologia, Gamificação, Vídeos Educativos, Blogs, Feedback Colaborativo, Educação Criativa
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Aplicativos de edição de vídeo (iMovie, Kinemaster, etc.), Plataformas de blog (Blogger, Wordpress), Software de criação de jogos ou aplicativos de gamificação (Kahoot, Socrative, Scratch, Twine), Quadro branco e marcadores, Projetor multimídia, Fantasias e adereços (opcional)
Códigos BNCCEF03LP01: Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma visão geral e clara sobre o que será aprendido na aula, estabelecendo as habilidades que os alunos devem adquirir. Isso ajuda a criar um foco específico e direcional para todas as atividades subsequentes, garantindo que os alunos estejam cientes dos objetivos de aprendizagem e possam se engajar de maneira mais efetiva nas tarefas propostas.

Objetivos principais:

1. Identificar visual e auditivamente encontros consonantais, sílabas átonas e marcas de nasalidade.

2. Aplicar o conhecimento sobre encontros consonantais, sílabas átonas e marcas de nasalidade em atividades práticas e dinâmicas.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver a capacidade de trabalhar colaborativamente em atividades práticas.
  2. Incentivar o uso de recursos digitais e tecnológicos para enriquecer o aprendizado.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma visão geral e clara sobre o que será aprendido na aula, estabelecendo as habilidades que os alunos devem adquirir. Isso ajuda a criar um foco específico e direcional para todas as atividades subsequentes, garantindo que os alunos estejam cientes dos objetivos de aprendizagem e possam se engajar de maneira mais efetiva nas tarefas propostas.

Aquecendo

Inicie a aula explicando brevemente sobre o que são encontros consonantais, sílabas átonas e marcas de nasalidade. Destaque que esses conceitos são fundamentais para a construção correta das palavras e da nossa fala cotidiana. Em seguida, peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante ou curioso sobre um desses temas nas redes sociais, sites ou qualquer outra fonte digital. Isso ajudará a conectar o aprendizado com o mundo digital e a realidade deles.

Reflexões Iniciais

1. O que são encontros consonantais e onde podemos encontrá-los em palavras do dia a dia?

2. Como identificar uma sílaba átona em uma palavra que usamos frequentemente?

3. Quais são as marcas de nasalidade e como podemos percebê-las na nossa fala e em palavras escritas?

4. Alguém encontrou algo interessante ou curioso na pesquisa que gostaria de compartilhar com a turma?

5. Por que vocês acham que é importante aprendermos sobre esses tópicos?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é aprofundar o conhecimento dos alunos de maneira prática e engajante, utilizando tecnologias digitais e contextos atuais. As atividades propostas são projetadas para incentivar a colaboração, a criatividade e a aplicação prática dos conceitos estudados, promovendo uma aprendizagem significativa e divertida.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores Linguísticos 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Aplicar o conhecimento de encontros consonantais, sílabas átonas e marcas de nasalidade de forma criativa e prática, utilizando a realidade dos influenciadores digitais.

- Descrição: Os alunos irão criar um vídeo curto no estilo de um influenciador digital, explicando de forma divertida e didática os conceitos de encontros consonantais, sílabas átonas e marcas de nasalidade. Eles devem utilizar exemplos do cotidiano e podem usar fantasias, adereços, efeitos especiais e sons, que podem ser inseridos através de aplicativos de edição de vídeo disponíveis em seus celulares.

- Instruções:

  • Formar grupos de no máximo 5 alunos.

  • Escolher um líder para coordenar a atividade e distribuir tarefas.

  • Definir o tema do vídeo e quais conceitos serão abordados.

  • Pesquisar exemplos do cotidiano para ilustrar cada conceito.

  • Criar o roteiro do vídeo, destacando os pontos importantes de cada conceito.

  • Gravar o vídeo utilizando os celulares.

  • Editar o vídeo utilizando aplicativos como iMovie, Kinemaster ou qualquer outro disponível.

  • Inserir efeitos especiais, sons e outros itens que possam enriquecer a apresentação.

  • Postar o vídeo em uma rede social fechada ou no ambiente virtual de aprendizado da escola.

  • Apresentar o vídeo para a turma e explicar as escolhas feitas durante a produção.

Atividade 2 - Jornada dos Encontros Consonantais ️‍♂️

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver a capacidade de resolver problemas e aplicar conceitos linguísticos de forma lúdica e interativa, utilizando técnicas de gamificação.

- Descrição: Os alunos irão participar de um jogo de aventura digital. Eles serão detetives linguísticos que precisam desvendar mistérios relacionados aos encontros consonantais, sílabas átonas e marcas de nasalidade em um ambiente de gamificação. Utilizando um software de criação de jogos ou aplicativos específicos, os alunos devem resolver enigmas e desafios para avançar na história.

- Instruções:

  • Formar grupos de no máximo 5 alunos.

  • Escolher um líder para coordenar a atividade e distribuir tarefas.

  • Registrar-se na plataforma de gamificação (como Kahoot, Socrative) ou utilizar uma ferramenta de criação de histórias interativas (como Scratch ou Twine).

  • Configurar o tema do jogo: um mistério que envolve encontros consonantais, sílabas átonas e marcas de nasalidade.

  • Criar enigmas e desafios relacionados aos conceitos estudados.

  • Programar as etapas do jogo utilizando a plataforma ou aplicativo escolhido.

  • Testar o jogo entre os membros do grupo para garantir que funcione corretamente.

  • Compartilhar o jogo com os outros grupos para que todos possam jogar e aprender juntos.

  • Discutir os desafios encontrados e como os conceitos foram aplicados no final da atividade.

Atividade 3 - Diário Digital das Sílaba Átonas 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fomentar o uso da escrita digital e a prática colaborativa, permitindo que os alunos expliquem e internalizem conceitos linguísticos enquanto interagem com seus colegas.

- Descrição: Cada grupo de alunos irá criar um blog ou diário digital utilizando uma plataforma gratuita (como Blogger ou Wordpress) onde deverão postar textos, vídeos ou infográficos explicando os conceitos de encontros consonantais, sílabas átonas e marcas de nasalidade. Eles também deverão interagir com outros blogs criados por seus colegas, comentando e sugerindo melhorias.

- Instruções:

  • Formar grupos de no máximo 5 alunos.

  • Escolher um líder para coordenar a atividade e distribuir tarefas.

  • Cadastrar-se em uma plataforma de blog gratuita (como Blogger ou Wordpress).

  • Criar um blog ou diário digital com uma temática criativa que envolva os conceitos linguísticos estudados.

  • Pesquisar e criar conteúdos multimídia (textos, vídeos, infográficos) que expliquem detalhadamente cada conceito.

  • Postar esses conteúdos no blog, utilizando uma linguagem clara e atraente.

  • Explorar os blogs dos outros grupos, lendo e comentando nas postagens.

  • Responder aos comentários recebidos e ajustar as postagens conforme necessário.

  • Apresentar o blog para a turma, destacando os principais aprendizados.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é promover a reflexão e o compartilhamento de conhecimentos, permitindo que os alunos consolidem o aprendizado de forma colaborativa. A discussão em grupo e o feedback 360° incentivam a troca de ideias e a autoavaliação, elementos essenciais para o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos. Peça que cada grupo compartilhe o aprendizado obtido durante as atividades. Sugira seguir o roteiro abaixo para introduzir a discussão:

  1. Introdução: Pergunte aos líderes de cada grupo para dar um breve resumo do que a atividade envolveu e quais conceitos linguísticos foram abordados.
  2. Aprendizados: Solicite que os membros dos grupos compartilhem os principais aprendizados e insights obtidos durante a atividade.
  3. Desafios: Pergunte sobre os desafios encontrados durante as atividades e como foram superados.
  4. Aplicações Práticas: Peça para que comentem sobre como esses conceitos podem ser aplicados em situações do cotidiano ou em outras disciplinas.

Reflexões

1. Qual foi a principal lição aprendida sobre encontros consonantais, sílabas átonas e marcas de nasalidade durante as atividades? 2. Como o uso de tecnologias digitais ajudou no entendimento dos conceitos estudados? 3. Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em sua vida cotidiana ou em outras matérias?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno recebe um feedback de seus colegas do grupo. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso. Sugira algumas frases iniciais para o feedback, como: 'Eu gostei quando você...','Acredito que você poderia melhorar em...','Uma sugestão para a próxima vez é...'. Reforce a importância de focar em aspectos específicos e oferecer sugestões práticas.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, conectando o conteúdo da aula com a vida cotidiana dos alunos. Ao resumir de forma divertida, reforça-se a retenção do conhecimento. Além disso, ao relacionar o tema com o mundo atual e suas aplicações práticas, os alunos entendem a relevância do que foi aprendido, aumentando a motivação e o engajamento continuado.

Resumo

Hoje, navegamos pelas letras e sons da nossa língua portuguesa! 類 Exploramos encontros consonantais, sílabas átonas e marcas de nasalidade. De forma divertida e prática, nossos 'detetives linguísticos' desvendaram mistérios através de vídeos criativos e jogos interativos. Imagina juntar as letras e observar as sílabas como se fossem peças de um quebra-cabeça! 里 Isso nos ajudou a entender a magia por trás das palavras que usamos todos os dias.

No Mundo

Vivemos em um mundo digital onde a comunicação é rápida e dinâmica. Entender como as palavras são formadas e pronunciadas é essencial para uma comunicação eficaz, especialmente nas redes sociais, blogs e vídeos que assistimos e criamos. Esta aula conectou esses conceitos tradicionais com o nosso dia a dia digital, mostrando como a linguística está presente em cada post, comentário e mensagem que enviamos.

Na Prática

Compreender encontros consonantais, sílabas átonas e marcas de nasalidade é fundamental para melhorar a leitura, a escrita e a pronúncia. Saber como as palavras se formam e soam nos torna melhores comunicadores, capazes de interpretar textos com mais eficiência e produzir conteúdos claros e impactantes, seja nas tarefas escolares ou nas redes sociais.

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