Entrar

Plano de aula de Ângulos Retos e Não Retos

Matemática

Original Teachy

'EF04MA18'

Ângulos Retos e Não Retos

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de ângulos: Os alunos devem ser capazes de entender o que é um ângulo e como ele é formado por duas linhas que se encontram em um ponto.

  2. Diferenciar ângulos retos e não retos: Os alunos devem ser capazes de distinguir entre ângulos retos, que medem exatamente 90 graus, e ângulos não retos, que podem medir mais ou menos que 90 graus.

  3. Identificar ângulos retos e não retos em objetos do cotidiano: Os alunos devem ser capazes de reconhecer ângulos retos e não retos em objetos e situações do dia a dia, como em uma caixa retangular ou em um encontro de paredes na sala de aula.

Objetivos secundários:

  • Estimular a curiosidade e o interesse pela matemática: Através de exemplos práticos e do uso de materiais concretos, os alunos devem ser incentivados a se envolverem e se interessarem pelo tema.

  • Promover o trabalho em equipe e a comunicação verbal: Atividades em grupo e discussões em classe devem ser incentivadas para que os alunos possam compartilhar suas descobertas e compreensões.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Relembrando conceitos: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre os conceitos básicos de geometria, como linhas retas, curvas e formas bidimensionais. Isso é importante para que os alunos tenham uma base sólida para entender o conceito de ângulos.

  2. Situação problema: O professor apresenta duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos:

    • "Vocês já perceberam que as janelas e as portas geralmente têm um formato retangular? Por que acham que isso acontece?"

    • "E quando vocês desenham uma casa, por que desenham o telhado em um formato de triângulo?"

    Essas perguntas ajudam a introduzir o conceito de ângulos retos (90°) e não retos.

  3. Contextualização: O professor explica que entender sobre ângulos é importante em nosso dia a dia, pois nos ajuda a entender como as coisas são construídas e como elas se encaixam. Por exemplo, em uma casa, os ângulos retos são usados para construir as paredes e os móveis são projetados para se encaixarem em certos ângulos.

  4. Ganhando a atenção dos alunos: O professor compartilha duas curiosidades sobre ângulos:

    • "Vocês sabiam que a palavra 'ângulo' vem do latim e significa 'canto'? Isso porque os ângulos se formam nos cantos onde duas linhas se encontram."

    • "E vocês sabiam que os matemáticos usam uma unidade especial para medir ângulos? É o grau (°). Um círculo completo tem 360° e um ângulo reto tem 90°, por exemplo."

  5. Introdução ao tópico: Por fim, o professor introduz o tópico da aula, explicando que eles irão aprender mais sobre ângulos, especialmente sobre ângulos retos e não retos, e como eles estão presentes em nosso cotidiano. O professor também ressalta que eles irão explorar o tema de maneira divertida, através de jogos e atividades interativas.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria dos ângulos (10 - 12 minutos)

    • O professor inicia o tópico explicando que um ângulo é formado quando duas linhas se encontram em um ponto.
    • Desenha-se um ângulo simples no quadro, mostrando as duas linhas e o ponto de encontro, explicando que esse ponto é chamado de vértice do ângulo.
    • É importante reforçar que os ângulos são medidos em graus, uma unidade de medida que os alunos já devem estar familiarizados.
    • O professor demonstra como medir um ângulo com um transferidor, colocando o ponto central do transferidor no vértice do ângulo e alinhando a linha base com uma das linhas do ângulo. Em seguida, lê-se o valor do ângulo na escala do transferidor.
    • Após essa introdução, o professor passa para a explicação dos ângulos retos e não retos.
  2. Ângulos Retos (5 - 7 minutos)

    • O professor desenha um ângulo reto no quadro, mostrando que ele tem uma medida exata de 90 graus, que é um quarto de um círculo.
    • É importante reforçar que o ângulo reto é uma figura muito comum em nosso cotidiano, podendo ser observado em objetos, como janelas, portas, quadros, mesas, livros, entre outros.
    • O professor pode fazer perguntas para a turma, estimulando-os a identificar ângulos retos em objetos do ambiente da sala de aula.
  3. Ângulos Não Retos (5 - 7 minutos)

    • O professor desenha um ângulo não reto no quadro, demonstrando que sua medida é maior ou menor que 90 graus.
    • Explica-se que ângulos não retos também são comuns em nosso dia a dia e podem ser observados, por exemplo, nos ponteiros de um relógio, nos telhados das casas, nas árvores, entre outros.
    • O professor pode propor um jogo com a turma, onde eles devem identificar ângulos retos e não retos em várias imagens projetadas no quadro.
  4. Reforço e Prática (5 - 7 minutos)

    • O professor deve reforçar a teoria explicada, retomando os conceitos de ângulos, ângulos retos e não retos.
    • Para fixar o aprendizado, o professor propõe uma atividade prática. Os alunos são divididos em grupos e recebem uma folha com vários desenhos de ângulos. Eles devem identificar se o ângulo é reto ou não reto e marcar a medida do ângulo, se possível.
    • O professor circula pela sala, auxiliando os grupos, esclarecendo dúvidas e verificando o progresso de cada um.

Durante todo o desenvolvimento, é importante que o professor utilize uma linguagem clara e simples, evitando termos muito técnicos ou complexos. Ele deve estar atento às dúvidas e perguntas dos alunos, buscando sempre esclarecê-las de forma didática e eficaz. O professor também pode aproveitar a aula para corrigir possíveis concepções errôneas que os alunos possam ter sobre o tema, reforçando os conceitos corretos.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    • O professor reúne todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo. Cada grupo é convidado a compartilhar suas conclusões e soluções encontradas durante a atividade prática.
    • Os alunos são incentivados a explicar como chegaram às suas respostas, quais critérios usaram para distinguir ângulos retos de não retos, e quais estratégias utilizaram para medir os ângulos, se possível.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

    • O professor, então, faz a conexão entre as soluções ou conclusões apresentadas pelos alunos e a teoria apresentada no início da aula.
    • É importante que o professor destaque novamente os conceitos de ângulos retos e não retos, e como eles podem ser observados em nosso cotidiano.
    • O professor pode usar as soluções apresentadas pelos alunos para exemplificar e reforçar os conceitos teóricos, esclarecendo possíveis dúvidas que ainda possam existir.
  3. Reflexão Final (3 - 4 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam sobre o que aprenderam. Duas perguntas são apresentadas para orientar essa reflexão:

      1. "Por que é importante conhecer e entender sobre ângulos retos e não retos?"
      2. "Como vocês podem aplicar o que aprenderam hoje em situações do dia a dia?"
    • Os alunos são encorajados a compartilhar suas reflexões com a turma. O professor reforça que entender a importância e a aplicação dos conceitos matemáticos é essencial para o seu aprendizado e desenvolvimento.

Durante todo o retorno, é fundamental que o professor crie um ambiente seguro e acolhedor, onde os alunos se sintam à vontade para compartilhar suas ideias, dúvidas e reflexões. O professor deve valorizar as contribuições de cada aluno, incentivando a participação ativa de todos. Além disso, é importante que o professor esteja atento a possíveis dificuldades ou dúvidas que ainda possam existir, para que possam ser abordadas em aulas futuras.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos)

    • O professor inicia a conclusão resumindo os principais pontos abordados durante a aula. Ele reforça a definição de ângulo como a união de duas linhas em um ponto, o conceito de ângulo reto (90°) e ângulo não reto (mais ou menos que 90°), e a importância de identificar e entender esses conceitos em nosso cotidiano. O professor pode utilizar o quadro para desenhar e relembrar os diferentes tipos de ângulos.
    • O professor também reforça as aplicações práticas do que foi aprendido, como a identificação de ângulos em objetos e situações do dia a dia.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos)

    • O professor explica como a aula conectou a teoria dos ângulos com a prática. Ele destaca que a teoria apresentada no início da aula foi aplicada durante a atividade prática, e que os alunos tiveram a oportunidade de observar e identificar ângulos retos e não retos em diferentes contextos.
    • O professor também ressalta que a atividade prática permitiu aos alunos colocarem em prática os conceitos teóricos aprendidos, o que ajuda a fixar o conhecimento de maneira mais efetiva.
  3. Materiais Extras (1 minuto)

    • O professor sugere alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Isso pode incluir livros de matemática com seções sobre geometria, jogos educativos online sobre ângulos, e vídeos explicativos disponíveis na internet.
    • O professor também pode sugerir atividades para serem feitas em casa, como identificar ângulos retos e não retos em objetos do ambiente familiar, ou medir ângulos de objetos usando um transferidor.
  4. Importância do Assunto (1 minuto)

    • Por fim, o professor conclui a aula reforçando a importância de entender sobre ângulos retos e não retos. Ele explica que essa é uma habilidade matemática essencial, que ajuda a compreender as formas e estruturas ao nosso redor.
    • O professor também destaca que a matemática é uma disciplina muito presente em nosso dia a dia, e que entender os conceitos matemáticos pode nos ajudar a tomar decisões mais informadas e a resolver problemas de maneira mais eficaz.

Durante toda a conclusão, é importante que o professor mantenha uma linguagem clara e acessível, e que esteja atento ao envolvimento e compreensão dos alunos. O professor deve encorajar os alunos a fazerem perguntas e a compartilharem suas observações e reflexões. Além disso, o professor pode utilizar essa conclusão como uma oportunidade para avaliar o progresso dos alunos e identificar possíveis pontos a serem reforçados em aulas futuras.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies