Entrar

Plano de aula de Deslocamentos e Localização: Malhas Quadriculadas

Matemática

Original Teachy

'EF04MA16'

Deslocamentos e Localização: Malhas Quadriculadas

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Deslocamentos e Localização: Malhas Quadriculadas

Palavras ChaveDeslocamentos, Localização, Malhas Quadriculadas, Coordenadas, Trajetos, Matemática, 4º Ano, Educação Fundamental, Aula Expositiva, Mapas, Tabuleiros de Jogos
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores coloridos, Caderno de anotações, Lápis, Borracha, Réguas, Folhas quadriculadas impressas, Mapas de exemplo (parques, tabuleiros de xadrez), Projetor (opcional)
Códigos BNCCEF04MA16: Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta baixa e croquis, empregando termos como direita e esquerda, mudanças de direção e sentido, intersecção, transversais, paralelas e perpendiculares.
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é apresentar aos alunos o que eles irão aprender e quais habilidades irão desenvolver ao longo da aula. Isso estabelece expectativas claras e prepara os alunos para o conteúdo que será abordado, permitindo que eles entendam a importância prática do tópico na resolução de problemas reais envolvendo localização e deslocamento.

Objetivos principais:

1. Desenvolver a habilidade de descrever a localização de pessoas e objetos em malhas quadriculadas.

2. Capacitar os alunos a identificar trajetos e caminhos em malhas quadriculadas para chegar a determinado ponto.

3. Promover a compreensão de como utilizar coordenadas em uma malha quadriculada para descrever posições.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é captar a atenção dos alunos e contextualizar o tema da aula, mostrando a relevância prática do uso de malhas quadriculadas e coordenadas. Isso ajuda a motivar os alunos, despertando a curiosidade e preparando-os para o conteúdo que será abordado a seguir.

Contexto

Para iniciar a aula, explique aos alunos que hoje eles irão aprender sobre como localizar e descrever a posição de objetos e pessoas em uma malha quadriculada. Utilize um exemplo simples, como um mapa de um parque ou um tabuleiro de xadrez, para ilustrar o conceito. Mostre como cada quadrado no mapa tem uma posição específica que pode ser descrita usando coordenadas. Destaque a importância de saber se localizar em diferentes contextos, como em um shopping, em um parque de diversões ou até mesmo em um jogo de tabuleiro.

Curiosidades

Você sabia que mapas e malhas quadriculadas são usados em diversas profissões, como na engenharia e na arquitetura, para planejar construções e cidades? Até mesmo os piratas usavam coordenadas em mapas para encontrar tesouros escondidos! Hoje, nós usamos GPS nos nossos celulares para nos ajudar a encontrar lugares, que também funciona com base em coordenadas.

Desenvolvimento

Duração: (35 - 40 minutos)

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma compreensão detalhada e prática de como trabalhar com malhas quadriculadas. O objetivo é que eles se sintam confortáveis em identificar e descrever posições e trajetos, utilizando coordenadas. Através de exemplos guiados e questões práticas, os alunos poderão aplicar o conhecimento adquirido e desenvolver habilidades essenciais para a resolução de problemas de localização e deslocamento.

Tópicos Abordados

1. Introdução às Malhas Quadriculadas: Explique o que são malhas quadriculadas, utilizando exemplos práticos como mapas de parques e tabuleiros de jogos. Mostre como cada quadrado da malha pode ser identificado por uma combinação única de letras e números (coordenadas). 2. Coordenadas e Localização: Detalhe como utilizar as coordenadas para localizar pontos específicos na malha. Por exemplo, a coordenada (B, 3) indica a posição na coluna 'B' e linha '3'. Demonstre isso desenhando uma malha no quadro e colocando alguns pontos de exemplo. 3. Deslocamentos na Malha: Ensine como descrever deslocamentos na malha, como mover-se de um ponto a outro. Por exemplo, para ir da coordenada (A, 1) para (C, 3), os alunos podem se mover duas colunas para a direita e duas linhas para cima. Faça vários exemplos práticos no quadro para garantir a compreensão.

Questões para Sala de Aula

1. Descreva a localização do ponto (C, 4) em uma malha quadriculada. Qual é a combinação de coluna e linha? 2. Se você está no ponto (A, 2) e precisa chegar ao ponto (B, 5), quais são os passos que você deve seguir? Quantas colunas e quantas linhas você precisa se mover? 3. Imagine que um tesouro está escondido no ponto (D, 3). Descreva um caminho para chegar a esse ponto partindo de (A, 1).

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o entendimento dos alunos sobre o conteúdo abordado, assegurando que eles possam aplicar corretamente os conceitos de malhas quadriculadas e coordenadas. A discussão das respostas permite que os alunos reflitam sobre suas dificuldades e aprendam com os erros e acertos, enquanto o engajamento com questões adicionais promove uma compreensão mais profunda e contextualizada do tema.

Discussão

  • Questão 1: Descreva a localização do ponto (C, 4) em uma malha quadriculada. Qual é a combinação de coluna e linha?

Explicação: O ponto (C, 4) está localizado na coluna 'C' e na linha '4'. Isso significa que, ao olhar para a malha quadriculada, você deve seguir a coluna 'C' até a linha '4', onde esses dois se cruzam é o ponto (C, 4). Use um exemplo desenhado no quadro para ilustrar melhor essa explicação.

  • Questão 2: Se você está no ponto (A, 2) e precisa chegar ao ponto (B, 5), quais são os passos que você deve seguir? Quantas colunas e quantas linhas você precisa se mover?

Explicação: Para ir do ponto (A, 2) para o ponto (B, 5), você precisa se mover uma coluna para a direita e três linhas para cima. Primeiro, mova-se de 'A' para 'B', e depois suba da linha '2' para a linha '5'. Desenhe essa trajetória no quadro para que os alunos possam visualizar claramente o deslocamento.

  • Questão 3: Imagine que um tesouro está escondido no ponto (D, 3). Descreva um caminho para chegar a esse ponto partindo de (A, 1).

Explicação: Para chegar ao ponto (D, 3) a partir de (A, 1), você pode mover-se três colunas para a direita e duas linhas para cima. O caminho poderia ser: de 'A' para 'B', 'C' e então 'D' (três colunas para a direita), e depois da linha '1' para a linha '3' (duas linhas para cima). Mostre essa trajetória no quadro para ajudar os alunos a visualizar o caminho.

Engajamento dos Alunos

1. Qual foi a parte mais desafiadora ao descrever a localização dos pontos? 2. Como vocês acham que essas habilidades podem ser úteis fora da sala de aula? 3. Alguém pode compartilhar um exemplo de quando precisou usar coordenadas ou localização em malhas quadriculadas fora da escola, como em jogos ou ao usar um mapa? 4. Podem pensar em outros contextos onde a habilidade de se localizar em uma malha quadriculada seria importante? 5. Como podemos verificar se o caminho que escolhemos para chegar a um ponto é o mais curto possível?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado dos alunos, recapitulando os principais pontos abordados e reforçando a conexão entre teoria e prática. Este momento também serve para destacar a importância do tema e motivar os alunos a aplicarem o conhecimento adquirido em situações reais, garantindo uma compreensão mais profunda e duradoura.

Resumo

  • Compreensão das malhas quadriculadas e suas utilizações práticas.
  • Identificação de coordenadas em malhas quadriculadas.
  • Descrição e localização de pontos específicos usando coordenadas.
  • Deslocamento de um ponto a outro dentro da malha quadriculada.
  • Aplicação prática através da resolução de problemas de localização e deslocamento.

A aula conectou a teoria com a prática ao utilizar exemplos reais, como mapas de parques e tabuleiros de jogos, para ilustrar como as coordenadas e as malhas quadriculadas são usadas para localizar pontos específicos e traçar trajetos. Isso permitiu que os alunos vissem a relevância do conteúdo para situações cotidianas e atividades lúdicas, facilitando a compreensão e a aplicação dos conceitos apresentados.

O assunto apresentado é extremamente relevante para o dia a dia dos alunos, pois a habilidade de se localizar e descrever a posição de objetos em uma malha quadriculada é útil em diversas situações, desde a navegação em mapas até a resolução de problemas em jogos de tabuleiro. Além disso, compreender esses conceitos pode despertar o interesse por profissões que utilizam coordenadas e localização, como engenharia, arquitetura e geografia.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies