Entrar

Plano de aula de Problemas de Adição e Subtração

Matemática

Original Teachy

'EF04MA03'

Problemas de Adição e Subtração

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Introduzir o conceito de adição e subtração de forma lúdica e interativa, incentivando o engajamento dos alunos.

  2. Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas de adição e subtração de maneira contextualizada e significativa.

  3. Estimular a aplicação prática dos conceitos matemáticos aprendidos, incentivando a resolução de problemas do dia a dia que envolvem adição e subtração.

  4. Fomentar a cooperação e a comunicação entre os alunos, por meio de atividades em grupos, promovendo o trabalho em equipe e a socialização.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre o conceito de números, ressaltando a importância deles em nosso dia a dia. Pode-se fazer perguntas como: "Quando precisamos de números na nossa vida?" ou "Vocês conseguem pensar em exemplos de onde usamos números?".

  2. Em seguida, o professor apresenta duas situações-problema simples que envolvem adição e subtração. Por exemplo: "Se eu tinha 3 bolinhas e ganhei mais 2, quantas bolinhas eu tenho agora?" e "Se eu tinha 5 laranjas e comi 2, quantas laranjas sobraram?".

  3. O professor então contextualiza essas situações com o cotidiano dos alunos, explicando que a adição é usada quando juntamos coisas ou quantidades, e a subtração quando tiramos ou perdemos algo. O professor pode dar exemplos como: "Se você tem 2 maçãs e ganha mais 3, você tem que somar as maçãs para saber quantas tem agora" e "Se você tem 5 balas e dá 2 para seu amigo, você tem que subtrair as balas que deu para saber quantas ainda tem".

  4. Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode contar uma breve história sobre como a adição e a subtração foram usadas para resolver um problema na vida real. Por exemplo, pode-se contar a história de como a adição foi usada para contar as moedas em um cofrinho e a subtração para saber quantas moedas foram retiradas.

  5. O professor então introduz o tópico da aula: Problemas de Adição e Subtração. Explica que durante a aula eles irão aprender a resolver problemas como os que foram apresentados e que, ao final, eles serão capazes de resolver problemas de adição e subtração de maneira mais complexa.

Desenvolvimento (15 - 20 minutos)

  1. Atividade: "O Tesouro Perdido"

    • O professor divide a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entrega para cada grupo uma folha com um mapa do tesouro. Este mapa contém uma série de problemas de adição e subtração a serem resolvidos.

    • Cada problema de adição ou subtração resolvido pelo grupo revela uma coordenada para o tesouro. O grupo que conseguir resolver a maior quantidade de problemas e, consequentemente, descobrir a maior quantidade de coordenadas, será o vencedor e encontrará o tesouro.

    • O professor circula pela sala, auxiliando os alunos quando necessário e verificando o progresso de cada grupo. Ao final da atividade, o professor reúne a turma para discutir as soluções dos problemas, reforçando os conceitos de adição e subtração.

  2. Atividade: "O Supermercado das Formigas"

    • Nesta atividade, o professor distribui para cada grupo uma lista de compras para um "supermercado de formigas". A lista contém itens e seus respectivos preços.

    • Os alunos devem utilizar os conceitos de adição e subtração para calcular o total de cada compra de formiga, anotando o resultado em suas folhas.

    • Após calcular o total de cada compra, os grupos devem trocar suas listas com outro grupo. Agora, eles devem conferir os cálculos do outro grupo.

    • O professor orienta os alunos a corrigir os cálculos, se necessário, e a comunicar educadamente o outro grupo sobre o erro, se houver. Esta atividade não só reforça os conceitos de adição e subtração, mas também promove o trabalho em equipe e a cooperação.

  3. Atividade: "A Máquina do Tempo"

    • Nesta atividade, o professor apresenta uma "máquina do tempo" imaginária para os alunos. Cada vez que a "máquina do tempo" é ativada, uma situação de adição ou subtração é apresentada aos alunos.

    • Os alunos devem utilizar os conceitos de adição e subtração para resolver a situação apresentada. Por exemplo: "Você tinha 7 balas e comeu 3. Quantas balas restam?" ou "Você tinha 4 lápis e ganhou 2. Quantos lápis você tem agora?".

    • O professor pode tornar a atividade mais desafiadora, apresentando situações que envolvam números maiores ou que exijam a resolução de uma subtração maior do que o minuendo (por exemplo, "Você tem 2 reais e quer comprar um brinquedo que custa 5 reais. Quantos reais você precisa juntar?").

    • Esta atividade ajuda a consolidar os conceitos de adição e subtração de forma lúdica e interativa.

O professor pode escolher uma ou duas das atividades acima para serem realizadas em sala de aula, dependendo do tempo disponível. Todas as atividades são projetadas para serem divertidas, envolventes e eficazes para ensinar os conceitos de adição e subtração.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo

    • Após a conclusão das atividades, o professor reúne todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo. Cada grupo deve compartilhar uma solução de problema que tenha resolvido ou uma conclusão a que tenha chegado durante as atividades de adição e subtração.

    • O professor incentiva os alunos a explicar como chegaram à solução, pedindo que mostrem seus cálculos ou desenhos, se for o caso. Essa prática permite que os alunos aprendam um com o outro e reforcem os conceitos matemáticos discutidos.

    • Durante a discussão, o professor deve fazer perguntas para verificar o entendimento dos alunos, como: "Por que vocês decidiram somar esses números?", "Como vocês sabiam que tinham que subtrair?", "Qual a diferença entre os problemas de adição e subtração que vocês resolveram?".

  2. Conexão com a Teoria

    • Após a discussão em grupo, o professor retoma os conceitos de adição e subtração apresentados no início da aula e os conecta com as soluções dos problemas discutidos. O professor pode destacar como os alunos aplicaram esses conceitos em suas soluções e como as atividades em grupo reforçaram o aprendizado.

    • O professor pode, por exemplo, perguntar: "Como vocês usaram a adição na atividade 'O Tesouro Perdido'?" ou "Como a atividade 'O Supermercado das Formigas' ajudou vocês a entenderem a subtração?".

  3. Reflexão Final

    • Para concluir a aula, o professor propõe que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam. Ele faz duas perguntas simples para orientar a reflexão:

      • "Qual foi a parte mais divertida da aula de hoje e por quê?"

      • "O que vocês aprenderam sobre adição e subtração que não sabiam antes da aula de hoje?"

    • O professor dá a cada aluno a oportunidade de compartilhar suas respostas com a turma, promovendo a valorização das diferentes perspectivas e experiências de aprendizado.

  4. Feedback do Professor

    • Durante a reflexão e ao final da aula, o professor oferece feedback positivo aos alunos, reforçando os pontos fortes que observou durante as atividades. Ele também identifica quaisquer áreas que possam precisar de mais prática ou revisão, para orientar o planejamento das próximas aulas.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo da Aula

    • O professor inicia a conclusão relembrando os principais pontos abordados durante a aula. Ele reforça a ideia de que a adição é usada para juntar coisas ou quantidades, enquanto a subtração é usada para tirar ou perder algo.

    • O professor destaca que os alunos aprenderam a resolver problemas de adição e subtração de maneira contextualizada e significativa, através de atividades lúdicas e interativas. Ele enfatiza que essas habilidades são úteis em situações do dia a dia, como fazer compras, contar objetos, entre outros.

  2. Conexão entre Teoria e Prática

    • O professor explica como as atividades realizadas durante a aula ajudaram a conectar a teoria à prática. Ele destaca que, ao resolver problemas de adição e subtração, os alunos puderam aplicar diretamente os conceitos matemáticos aprendidos, o que os ajudou a entender e internalizar esses conceitos de maneira mais eficaz.
  3. Materiais Extras

    • O professor sugere alguns materiais extras para os alunos que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre adição e subtração. Estes podem incluir jogos online interativos, vídeos explicativos, livros didáticos, ou mesmo atividades para serem realizadas em casa com a ajuda dos pais ou responsáveis.

    • Alguns exemplos de materiais podem ser:

    • O professor enfatiza que estes materiais são apenas sugestões e que os alunos não são obrigados a usá-los. Ele também encoraja os alunos a explorar outras fontes de aprendizado que possam encontrar interessantes.

  4. Importância da Matemática no Dia a Dia

    • Para encerrar a aula, o professor reforça a importância da matemática no dia a dia. Ele explica que a matemática é uma ferramenta que usamos para resolver problemas e tomar decisões em muitas áreas de nossas vidas, desde cozinhar e fazer compras até planejar viagens e gerenciar finanças.

    • O professor pode dar exemplos concretos, como: "Quando vocês ajudam a mamãe a fazer compras no supermercado, estão usando a adição e a subtração para somar o preço dos produtos e subtrair o dinheiro que vocês têm" e "Quando vocês brincam de esconde-esconde, estão usando a matemática para contar e subtrair, por exemplo, quantas pessoas ainda precisam ser encontradas".

    • Ele também enfatiza que a matemática pode ser divertida e interessante, e que aprender a resolver problemas matemáticos pode ser um desafio gratificante.

Recursos Adicionais

  1. Jogos Interativos:

    • "Matemática para Crianças" (disponível em https://www.matematicaparacriancas.com/): Este site oferece uma variedade de jogos matemáticos interativos que ajudam os alunos a praticar suas habilidades de adição e subtração de maneira divertida e envolvente.

    • "ABCYA" (disponível em https://www.abcya.com/): Este site possui jogos educativos para crianças de todas as idades, incluindo uma seção dedicada a jogos de matemática que abrangem desde conceitos básicos até problemas mais complexos de adição e subtração.

  2. Vídeos Educativos:

    • "Adição e Subtração para Crianças" (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Oa-3j5eV5Kk): Este vídeo divertido e animado explica os conceitos de adição e subtração de maneira simples e fácil de entender.

    • "Khan Academy" (disponível em https://www.khanacademy.org/): Este site oferece uma ampla gama de vídeos educativos gratuitos, incluindo uma seção dedicada à matemática para crianças. Os vídeos são divididos por tópicos e níveis de dificuldade, permitindo que os alunos escolham os que se adequam melhor às suas necessidades.

  3. Livros Didáticos:

Estes recursos adicionais podem servir como complemento ao plano de aula, oferecendo aos alunos a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre adição e subtração e praticar suas habilidades de maneira lúdica e envolvente. O professor pode sugerir que os alunos explorem esses recursos em casa, com a ajuda de um adulto, para reforçar o que aprenderam em sala de aula.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies