Entrar

Plano de aula de Escrita: Compartilhada e Autônoma

Português

Original Teachy

'EF03LP13'

Escrita: Compartilhada e Autônoma

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão da escrita compartilhada: O professor deve orientar os alunos a participarem de uma atividade de escrita compartilhada, onde eles devem colaborar para criar uma história. Esta atividade tem como objetivo desenvolver a habilidade de compreensão da escrita compartilhada, onde cada aluno contribui com uma parte da história e aprende a respeitar as ideias e opiniões dos colegas.

  2. Prática da escrita autônoma: Após a atividade de escrita compartilhada, os alunos serão incentivados a escreverem de forma autônoma. O professor deve propor que eles escrevam uma história individualmente, usando suas próprias ideias e criatividade. Esta etapa tem como objetivo desenvolver a habilidade de escrita autônoma, onde os alunos são capazes de expressar suas ideias de forma escrita de maneira coerente e compreensível.

  3. Desenvolvimento da habilidade de revisão: Ainda na etapa de escrita autônoma, os alunos serão orientados a revisarem suas histórias, identificando possíveis erros gramaticais e de coesão. Esta etapa tem como objetivo desenvolver a habilidade de revisão, importante para aprimorar a qualidade do texto produzido.

Objetivos secundários:

  • Desenvolvimento da criatividade: Tanto na atividade de escrita compartilhada quanto na escrita autônoma, os alunos serão incentivados a usar sua imaginação e criatividade para criar suas histórias. Isso contribui para o desenvolvimento desta importante habilidade.
  • Fortalecimento da autoconfiança: Ao escreverem suas histórias e compartilharem com os colegas, os alunos terão a oportunidade de fortalecer sua autoconfiança, sentindo-se capazes de expressar suas ideias e opiniões de forma escrita.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre a estrutura básica de uma história, incluindo personagens, cenário e enredo. Pode-se fazer isso através de perguntas interativas, como "Quem pode me dizer o nome de um personagem de uma história?" ou "Onde uma história pode acontecer?". Esta revisão é importante para preparar os alunos para as atividades de escrita que virão a seguir.

  2. Situações-problema: O professor deve, então, propor duas situações que vão despertar o interesse dos alunos para o tema da aula. A primeira situação pode ser: "Imaginem que vocês são os personagens de uma história. O que vocês gostariam de fazer? Onde vocês gostariam de ir?". A segunda situação pode ser: "Vocês já se perguntaram como os escritores fazem para criar histórias? Hoje vamos aprender um pouco sobre isso e até escrever nossas próprias histórias!".

  3. Contextualização da importância do tema: O professor deve explicar que a habilidade de escrever é muito importante, pois nos permite comunicar nossas ideias e sentimentos de uma maneira que as pessoas podem entender, mesmo que não estejam presentes conosco. Além disso, escrever é uma forma de expressar nossa criatividade e imaginação. O professor pode dar exemplos de como a escrita é usada no dia a dia, como em cartas, diários, livros, e até mesmo em mensagens de texto e e-mails.

  4. Introdução ao tópico: Para introduzir o tópico de escrita compartilhada, o professor pode contar para os alunos uma pequena história que ele vai inventando na hora, pedindo ajuda dos alunos para criar os personagens e o cenário. O professor pode começar com algo como: "Era uma vez um gato muito curioso chamado... Qual será o nome do gato, turma?". A história deve ser simples e divertida, para manter a atenção dos alunos e estimular sua participação.

  5. Ganho da atenção dos alunos: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode mostrar alguns livros infantis e perguntar se eles já leram alguma história sozinhos. O professor também pode contar que eles terão a oportunidade de escrever suas próprias histórias hoje, o que certamente vai animar a turma. Além disso, o professor pode propor um desafio: o aluno que escrever a história mais criativa e bem escrita ganhará um pequeno prêmio. Este desafio vai motivar os alunos a se esforçarem e se concentrarem durante as atividades de escrita.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Sugestão de atividades para este estágio do plano:

  1. Atividade: Escrevendo uma história em grupo (10 - 12 minutos)

    • O professor deve dividir a turma em grupos de quatro a cinco alunos.
    • Cada grupo receberá uma folha de papel grande e colorida, lápis coloridos e canetinhas.
    • O professor deve propor um tema para a história (por exemplo: "Uma aventura em um castelo encantado").
    • Cada aluno no grupo deve contribuir com uma parte da história. O professor pode orientar os alunos a escreverem a parte da história que eles imaginaram, desenharem um personagem ou uma cena, ou até mesmo ditarem para um colega que saiba escrever.
    • O professor deve circular pela sala, ajudando os grupos quando necessário e elogiando as ideias e o esforço de todos os alunos.
    • Ao final da atividade, cada grupo terá criado uma história coletiva, que será lida e apresentada para a turma.
  2. Atividade: Escrita autônoma (8 - 10 minutos)

    • Após a atividade de escrita compartilhada, os alunos serão incentivados a escreverem de forma autônoma.
    • Cada aluno receberá uma folha de papel em branco e será convidado a criar sua própria história. Eles podem usar o tema da história coletiva como ponto de partida, mas são encorajados a usar sua imaginação e criatividade.
    • O professor deve ressaltar a importância da revisão e do cuidado com a escrita. Os alunos devem se lembrar de usar pontuação, espaçamento adequado entre as palavras e parágrafos, e revisar sua história em busca de erros gramaticais.
    • O professor deve circular pela sala, apoiando e incentivando os alunos, e esclarecendo quaisquer dúvidas que possam surgir.
  3. Atividade: Revisão da história (2 - 3 minutos)

    • Após os alunos terminarem de escrever suas histórias, o professor deve orientá-los a revisarem seus textos.
    • O professor pode dar algumas dicas de coisas que os alunos devem prestar atenção durante a revisão, como a clareza das ideias, a correção gramatical e a coesão do texto.
    • O professor deve reforçar que a revisão é uma etapa importante do processo de escrita, pois ajuda a melhorar a qualidade do texto e a desenvolver a habilidade de autoavaliação.
    • O professor deve circular pela sala, oferecendo suporte individualizado aos alunos durante a revisão.

Estas atividades foram pensadas para serem realizadas sequencialmente, no entanto, o professor pode optar por executar apenas uma ou duas delas, dependendo do tempo disponível e do engajamento dos alunos. É importante lembrar que o objetivo principal é proporcionar aos alunos a oportunidade de praticar a escrita compartilhada e autônoma de uma maneira divertida e desafiadora, valorizando o esforço e a criatividade de cada um.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo (5 - 7 minutos):

    • O professor deve reunir os alunos em um grande círculo e pedir a cada grupo que compartilhe a história que criou durante a atividade de escrita compartilhada.
    • Durante as apresentações, os alunos devem explicar brevemente o enredo da história, os personagens principais e o cenário. Eles também podem mostrar os desenhos que fizeram, se houver.
    • Após cada apresentação, os outros alunos devem fazer perguntas ou comentários sobre a história, praticando a escuta ativa e o respeito pelas opiniões dos colegas.
    • O professor deve aproveitar este momento para ressaltar os pontos positivos de cada história, elogiando a criatividade, a colaboração e o esforço de todos os alunos.
  2. Reflexão individual (3 - 5 minutos):

    • Após as apresentações, os alunos devem ser convidados a refletir sobre o que aprenderam durante as atividades.
    • O professor pode fazer perguntas simples para orientar a reflexão, como "O que vocês acharam mais divertido na atividade de escrever uma história em grupo?" ou "Qual foi a parte mais difícil de escrever sua própria história?".
    • Os alunos podem expressar suas reflexões por meio de desenhos, palavras escritas, ou de forma oral, dependendo de suas habilidades e preferências.
    • O professor deve lembrar os alunos que todas as reflexões são válidas e importantes, e que o objetivo desta etapa é ajudá-los a reconhecerem seu progresso e a identificarem áreas onde podem continuar aprimorando.
  3. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos):

    • Para encerrar a aula, o professor deve fazer uma breve recapitulação dos conceitos abordados.
    • O professor pode perguntar aos alunos o que eles lembram sobre a escrita compartilhada e a escrita autônoma, e como essas atividades se conectam com o processo de criação de uma história.
    • O professor deve enfatizar que a escrita é um processo que envolve planejamento, criação, revisão e aperfeiçoamento, e que todas as etapas são importantes para produzir um texto claro, coerente e criativo.
    • O professor pode sugerir que os alunos continuem praticando suas habilidades de escrita em casa, escrevendo pequenas histórias, cartas, ou até mesmo um diário.

Este retorno é uma etapa crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes refletir sobre suas realizações e desafios, e conectar suas experiências práticas com a teoria. Além disso, promove a valorização do esforço e do progresso individual de cada aluno, contribuindo para o fortalecimento de sua autoconfiança e motivação.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos):

    • O professor deve começar a conclusão fazendo um resumo dos principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui a compreensão da escrita compartilhada e autônoma, o processo de criação de uma história, a importância da revisão e o desenvolvimento da criatividade e da autoconfiança.
    • O professor pode relembrar as atividades realizadas, destacando os pontos positivos de cada uma e a participação ativa dos alunos. Pode também mencionar algumas das histórias criadas pelos alunos, elogiando a criatividade e o esforço de todos.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos):

    • O professor deve enfatizar como as atividades práticas realizadas na aula ajudaram a conectar a teoria à prática. Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar o processo de escrita compartilhada e autônoma, aplicando os conhecimentos teóricos de uma maneira significativa e divertida.
    • O professor pode lembrar os alunos que a escrita é uma habilidade que pode ser desenvolvida com a prática, e que eles deram um grande passo hoje ao escreverem suas próprias histórias.
  3. Materiais Extras (1 minuto):

    • Para complementar o aprendizado, o professor pode sugerir alguns materiais extras para os alunos explorarem em casa. Isso pode incluir livros infantis, jogos de escrita, sites educativos com atividades de escrita, entre outros.
    • O professor pode também incentivar os alunos a continuarem praticando a escrita em casa, seja escrevendo pequenas histórias, cartas para os amigos ou até mesmo um diário.
  4. Importância do Assunto (1 minuto):

    • Finalmente, o professor deve reforçar a importância do que foi aprendido. A habilidade de escrever é fundamental para a vida, pois nos permite expressar nossas ideias e sentimentos de maneira clara e coerente. Além disso, a escrita é uma forma de estimular a criatividade e a imaginação, e de fortalecer nossa autoconfiança.
    • O professor pode encorajar os alunos a usarem suas habilidades de escrita em suas vidas diárias, seja escrevendo uma carta para um parente distante, um bilhete de agradecimento para o zelador da escola, ou até mesmo uma história para seus irmãos mais novos.

A conclusão é uma etapa importante do plano de aula, pois permite ao professor reforçar os principais pontos do aprendizado, conectar a teoria à prática, e motivar os alunos a continuarem explorando o assunto por conta própria. Além disso, ajuda a valorizar o esforço e o progresso dos alunos, e a mantê-los engajados e entusiasmados para as próximas aulas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies