Objetivos (5 - 7 minutos)
-
Compreensão do Sistema Respiratório: O aluno deve ser capaz de identificar e descrever as principais partes que compõem o sistema respiratório humano, incluindo o nariz, a traqueia, os pulmões e o diafragma. Isso inclui entender como essas partes trabalham juntas para permitir a respiração.
-
Conscientização da Importância da Respiração: O aluno deve ser capaz de entender a importância da respiração para a vida e a saúde. Isso inclui aprender sobre o oxigênio e o dióxido de carbono, e como o corpo humano usa a respiração para obter oxigênio e se livrar do dióxido de carbono.
-
Exploração Prática do Sistema Respiratório: O aluno deve ser capaz de explorar o sistema respiratório de forma prática, usando atividades lúdicas e interativas que permitam a eles entender melhor como o sistema funciona.
Objetivos secundários:
- Desenvolvimento da Linguagem e do Vocabulário Científico: Durante a aula, os alunos terão a oportunidade de aprender e usar um vocabulário científico específico relacionado ao sistema respiratório. Isso ajudará a desenvolver suas habilidades de linguagem e comunicação.
- Estimulação do Interesse pela Ciência: Através de uma abordagem prática e divertida, a aula visa estimular o interesse dos alunos pela ciência e pelo corpo humano.
Introdução (10 - 12 minutos)
-
Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor iniciará a aula relembrando os alunos sobre o conceito básico de corpo humano e suas partes, com ênfase na cabeça e no peito, locais onde se encontram as principais partes do sistema respiratório. Esta revisão ajudará a preparar o terreno para o novo conteúdo que será apresentado. (3-4 minutos)
-
Situações Problema Ligadas ao Cotidiano: O professor apresentará aos alunos duas situações problema:
- Primeira situação: "Imagine que você está correndo muito rápido e começa a sentir falta de ar. Por que isso acontece?"
- Segunda situação: "Quando você pega uma gripe, por que o nariz fica entupido e você tem dificuldade para respirar?" Essas situações problema são projetadas para despertar a curiosidade dos alunos e incentivá-los a pensar sobre o sistema respiratório e como ele funciona em diferentes circunstâncias. (5-6 minutos)
-
Contextualização da Importância do Assunto: O professor explicará aos alunos a importância do sistema respiratório para a vida e a saúde. Ele enfatizará que a respiração é uma das funções mais importantes do corpo humano, pois nos permite obter o oxigênio necessário para viver e nos ajuda a nos livrar do dióxido de carbono, um produto de resíduo que pode ser tóxico em grandes quantidades. (2-3 minutos)
-
Introdução do Tópico de Forma Interessante: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o sistema respiratório. Por exemplo, ele pode mencionar que, em média, uma pessoa respira cerca de 20.000 vezes por dia ou que os pulmões são tão macios que, se pudessem ser esticados, cobririam uma quadra de tênis. Outra curiosidade pode ser que o nariz é como um filtro de ar, pois ajuda a filtrar as partículas indesejadas no ar que respiramos. (2-3 minutos)
Desenvolvimento (20 - 22 minutos)
-
Atividade: Construindo um Pulmão Artificial
-
Materiais Necessários: Duas garrafas plásticas pequenas, dois canudos, barbante, balões, tesoura e fita adesiva.
-
Descrição da Atividade:
- O professor dividirá a turma em grupos e distribuirá os materiais necessários para cada grupo.
- Cada grupo receberá duas garrafas plásticas. Eles devem cortar a parte de baixo de uma das garrafas e prender um balão na abertura com a fita adesiva, simulando o pulmão.
- Em seguida, eles devem cortar a parte de cima da outra garrafa e inserir um canudo na abertura, simulando a traqueia.
- A garrafa que representa o pulmão deve ser conectada à garrafa que representa a traqueia usando um canudo e um pedaço de barbante, simulando o diafragma.
- Agora, quando o grupo puxar o balão para fora da garrafa, eles verão que o diafragma (o barbante) se move para baixo, como acontece quando respiramos. Quando empurram o balão para dentro, o diafragma se move para cima, como quando expiramos.
-
Objetivo: Esta atividade prática permitirá aos alunos entenderem como o diafragma se move durante a respiração e como ele ajuda a encher e esvaziar nossos pulmões.
-
Tempo Estimado: 10-12 minutos
-
-
Atividade: Jogo da Respiração
-
Materiais Necessários: Nenhum.
-
Descrição da Atividade:
- O professor organizará a turma em um círculo.
- Instruirá os alunos a respirar profundamente e lentamente. Enquanto fazem isso, o professor fará um movimento com a mão para cima e para baixo, como se estivesse "enchendo" e "esvaziando" um balão.
- O professor fará isso algumas vezes, para que os alunos possam ver o movimento de "encher" e "esvaziar" os pulmões.
- Então, o professor explicará que, quando respiramos, nossos pulmões se expandem como um balão, enchendo-se de ar. Quando expiramos, nossos pulmões se esvaziam.
- Depois disso, o professor começará o jogo. Ele ou ela dirá "Respire fundo!" e fará o movimento de "encher" o balão. Então, eles dirão "Expire!" e farão o movimento de "esvaziar" o balão. Os alunos devem imitar o movimento do professor.
- O professor continuará o jogo, aumentando ou diminuindo a velocidade dos comandos, para que os alunos precisem se concentrar em sua respiração.
-
Objetivo: Esta atividade prática ajudará os alunos a entenderem melhor o conceito de respiração e a importância do movimento de "encher" e "esvaziar" os pulmões.
-
Tempo Estimado: 8-10 minutos
-
-
Atividade: Jogo da Traqueia Obstruída
-
Materiais Necessários: Um canudo para cada aluno.
-
Descrição da Atividade:
- O professor pedirá aos alunos para respirar profundamente e lentamente através de um canudo. Eles devem perceber que é fácil puxar o ar pelo canudo.
- Em seguida, o professor dobrará um canudo ao meio e pedirá aos alunos que respirem através dele novamente. Desta vez, eles devem notar que é mais difícil puxar o ar.
- O professor explicará que, quando temos um nariz entupido, é como se a nossa "traqueia" (canudo) estivesse dobrada, dificultando a passagem do ar.
-
Objetivo: Esta atividade prática ajudará os alunos a entenderem como o nariz, quando entupido, pode dificultar a respiração.
-
Tempo Estimado: 8-10 minutos
-
É importante ressaltar que o professor pode escolher realizar apenas uma das atividades descritas acima, ou mesmo combinar elementos de diferentes atividades para uma maior diversificação e dinamismo durante a aula.
Retorno (8 - 10 minutos)
-
Discussão em Grupo sobre as Atividades: O professor reunirá todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas descobertas e experiências com as atividades práticas realizadas. O professor incentivará os alunos a descreverem o que observaram durante as atividades, fazendo perguntas como: "O que aconteceu quando vocês puxaram o balão para fora da garrafa?", "Como foi respirar através do canudo dobrado?", "Vocês notaram alguma diferença entre respirar com e sem o canudo?" Esta discussão permitirá que os alunos consolidem seu entendimento sobre o funcionamento do sistema respiratório. (3-4 minutos)
-
Conexão com a Teoria: Após a discussão, o professor fará a conexão entre as atividades práticas e a teoria apresentada no início da aula. Ele ou ela reforçará os principais pontos da aula, explicando como o diafragma, os pulmões, a traqueia e o nariz trabalham juntos para permitir a respiração. O professor também reforçará a importância da respiração para a vida e a saúde. (2-3 minutos)
-
Reflexão Individual: Para finalizar a aula, o professor proporá que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. Ele ou ela fará duas perguntas simples para estimular a reflexão dos alunos:
- "Qual foi a parte mais interessante da aula de hoje e por quê?"
- "O que você aprendeu hoje sobre o sistema respiratório que não sabia antes?" Os alunos terão um minuto para pensar sobre essas perguntas. Em seguida, o professor pode pedir a alguns voluntários que compartilhem suas respostas com a turma. Isso permitirá ao professor avaliar o entendimento dos alunos e também identificar quais aspectos do conteúdo precisam ser reforçados futuramente. (3-4 minutos)
-
Encerramento da Aula: Para encerrar a aula, o professor agradecerá a participação ativa dos alunos e reforçará a importância do que foi aprendido. Ele ou ela pode dizer: "Vocês todos fizeram um ótimo trabalho hoje, explorando e aprendendo sobre o sistema respiratório. Lembrem-se, a respiração é essencial para a nossa vida e saúde. Continuem curiosos e explorando o mundo ao seu redor!" (1 minuto)
Conclusão (5 - 7 minutos)
-
Resumo da Aula: O professor fará um resumo dos principais pontos abordados durante a aula. Ele ou ela relembrará os alunos sobre as partes principais do sistema respiratório (nariz, traqueia, pulmões e diafragma) e como elas trabalham juntas para permitir a respiração. O professor também reforçará a importância da respiração para a vida e a saúde. (2-3 minutos)
-
Conexão entre Teoria, Atividades e Prática: O professor explicará como a aula conectou a teoria, as atividades práticas e a prática. Ele ou ela enfatizará que as atividades práticas serviram para ilustrar e reforçar os conceitos teóricos aprendidos. Além disso, as atividades lúdicas permitiram que os alunos explorassem o sistema respiratório de forma prática e divertida, o que ajudou a tornar o conteúdo mais significativo e memorável. (1-2 minutos)
-
Materiais Extras: O professor sugerirá alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o sistema respiratório. Estes poderiam incluir livros infantis sobre o corpo humano, vídeos educativos online, ou jogos interativos que exploram o sistema respiratório. O professor pode sugerir que os alunos procurem estes materiais em casa, ou ele ou ela pode providenciar alguns destes materiais para a sala de aula. (1 minuto)
-
Importância do Sistema Respiratório: Por fim, o professor reforçará a importância do sistema respiratório para o dia a dia dos alunos. Ele ou ela pode mencionar que, graças ao sistema respiratório, podemos correr, pular, brincar e fazer todas as atividades que amamos. Além disso, a respiração nos ajuda a nos mantermos saudáveis, pois nos permite obter o oxigênio que nosso corpo precisa e nos ajuda a nos livrar do dióxido de carbono, um resíduo tóxico. (1 minuto)