Entrar

Plano de aula de Trabalho e Tecnologia

Geografia

Original Teachy

'EF05GE05'

Trabalho e Tecnologia

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Trabalho e Tecnologia

Palavras ChaveTecnologia, Trabalho via aplicativos, Impacto da tecnologia, Empreendedorismo, Inovação, Atividades práticas, Geografia, Economia local, Aplicativos de serviço, Pensamento crítico, Colaboração, Comunicação, Dinâmicas de trabalho
Materiais NecessáriosComputadores ou tablets com acesso à internet, Projetor para apresentações, Papel e canetas para anotações e desenhos, Material para criação de cenários e figurinos (opcional), Software de apresentação (PowerPoint, Google Slides, etc.), Acesso a exemplos de aplicativos de trabalho (Uber, iFood, Rappi, etc.)
Códigos BNCCEF05GE05: Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula é crucial para estabelecer uma base sólida de compreensão sobre como a tecnologia tem transformado o mundo do trabalho. Ao focar nos objetivos principais, os alunos serão capazes de ligar conceitos teóricos com exemplos práticos, preparando-se assim para uma análise mais aprofundada e crítica durante as atividades em sala.

Objetivos principais:

1. Perceber o impacto do desenvolvimento tecnológico na criação de novas formas de trabalho, com foco em trabalhos via aplicativos.

2. Identificar e reconhecer exemplos concretos de novas formas de trabalho que surgem com o avanço tecnológico.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de pensamento crítico ao analisar como a tecnologia afeta diferentes setores de trabalho.
  2. Estimular a capacidade de pesquisa e curiosidade sobre o impacto da tecnologia na sociedade.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e conectar o conhecimento prévio com o conteúdo que será explorado em sala. As situações problema estimulam o pensamento crítico, permitindo aos alunos aplicar o que aprenderam de maneira prática e contextualizada. A contextualização com exemplos reais ajuda a estabelecer a relevância do tema, motivando os alunos a participarem ativamente das discussões e atividades propostas.

Situações Problema

1. Imagine que você tem um amigo que trabalha como entregador para uma empresa de aplicativo. Ele é pago por entregas realizadas, e às vezes, o valor que ele recebe varia. Qual pode ser o motivo dessa variação?

2. Pensem em uma situação onde uma pessoa empreende um negócio através de um aplicativo de serviços, como por exemplo, oferecendo aulas particulares. Que benefícios e desafios essa pessoa poderia encontrar ao usar a tecnologia para gerir seu negócio?

Contextualização

A tecnologia está transformando não apenas a forma como nos comunicamos, mas também como trabalhamos. Atualmente, muitas pessoas encontram oportunidades de trabalho e empreendedorismo através de aplicativos, que conectam prestadores de serviços a clientes. Por exemplo, o Uber e o iFood revolucionaram os setores de transporte e alimentação, permitindo que pessoas utilizem seus próprios recursos (como carros ou habilidades culinárias) para obter renda extra ou até mesmo viver exclusivamente dessas atividades. Esta contextualização ajuda os alunos a perceberem a relevância do tópico na vida real e a entenderem que o estudo da geografia não se limita a mapas e coordenadas, mas também abrange a interação humana com o ambiente e a tecnologia.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

Esta etapa do plano de aula é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e criativa o conhecimento adquirido sobre o impacto da tecnologia no trabalho. Ao trabalharem em grupos, eles desenvolvem habilidades de colaboração e comunicação, essenciais para a compreensão de um tema complexo como as novas formas de trabalho. Além disso, as atividades são desenhadas para estimular o pensamento crítico e a inovação, preparando os alunos para um mundo cada vez mais digital e dinâmico.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives Tecnológicos: Investigando os Aplicativos de Trabalho

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Analisar e compreender as dinâmicas de trabalho geradas pelos aplicativos na economia local.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo assumirá o papel de detetives investigando o uso de aplicativos de trabalho na sua comunidade. Eles deverão escolher um aplicativo (como Uber, iFood, Rappi, entre outros) e investigar como ele funciona, quem são os usuários principais, as vantagens e desafios enfrentados por quem trabalha através dele. O objetivo é criar um mapa mental ou uma apresentação que explique o impacto do aplicativo na economia local.

- Instruções:

  • Escolha um aplicativo de trabalho digital.

  • Pesquise como o aplicativo funciona, quem são os principais usuários e quais as vantagens e desafios desse tipo de trabalho.

  • Crie um mapa mental ou uma apresentação para ilustrar suas descobertas.

  • Prepare uma pequena exposição para compartilhar com a classe suas conclusões.

Atividade 2 - Construtores de Cidades Digitais

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de inovação e empreendedorismo ao criar um novo conceito de aplicativo de trabalho.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, assumirão o papel de empreendedores que desejam criar um novo aplicativo de trabalho para sua cidade. Eles deverão pensar em uma necessidade local que poderia ser atendida por um aplicativo e desenvolver as principais funcionalidades e estratégias de uso. O resultado final será a apresentação de um protótipo do aplicativo, explicando como ele beneficiaria a comunidade e como os trabalhadores seriam remunerados.

- Instruções:

  • Identifique uma necessidade na sua comunidade que poderia ser atendida por um aplicativo de trabalho.

  • Desenvolva as principais funcionalidades do aplicativo, considerando a facilidade de uso para os trabalhadores.

  • Elabore uma estratégia de monetização que seja justa para todos os envolvidos.

  • Crie um protótipo do aplicativo e prepare uma apresentação para a classe.

Atividade 3 - O Show dos Aplicativos: Apresentação Criativa

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Demonstrar de forma criativa e envolvente o funcionamento e impacto dos aplicativos de trabalho.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos usarão sua criatividade para transformar o aprendizado sobre os aplicativos de trabalho em um show de talentos. Cada grupo será responsável por representar, de forma lúdica, como funciona um aplicativo específico. Utilizando recursos de dramatização, música e artes visuais, eles deverão mostrar o processo de trabalho, os desafios e as inovações que o aplicativo trouxe.

- Instruções:

  • Escolha um aplicativo de trabalho digital para representar.

  • Crie uma pequena peça teatral, um número de dança ou uma apresentação de slides que ilustre o funcionamento do aplicativo.

  • Prepare figurinos, cenários e outros elementos que ajudem na representação.

  • Realize a apresentação para a classe.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o conhecimento adquirido e compartilhem insights com seus colegas. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, ao mesmo tempo que oferece uma oportunidade para reflexão crítica sobre as implicações do uso da tecnologia no trabalho. Este retorno coletivo também serve para avaliar a compreensão dos alunos e identificar áreas que podem precisar de mais exploração em futuras aulas.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a conversa com uma breve introdução, destacando a importância de compartilhar as descobertas e lições aprendidas durante as atividades. Encoraje cada grupo a apresentar um resumo do que exploraram e quais foram as principais conclusões. Utilize as perguntas a seguir para guiar a discussão e garantir que todos os aspectos importantes sejam cobertos:

Perguntas Chave

1. Quais foram as maiores surpresas ou desafios que vocês encontraram ao investigar ou desenvolver um aplicativo de trabalho?

2. Como vocês acham que a tecnologia pode impactar o futuro do trabalho na sua comunidade?

3. Há alguma maneira de melhorar ou inovar nos aplicativos de trabalho que vocês investigaram ou criaram?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é reforçar e consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, garantindo que os alunos tenham compreendido os conceitos principais e saibam como aplicá-los em contextos práticos e teóricos. Esta recapitulação ajuda a assegurar que os alunos possam levar consigo os aprendizados para além da sala de aula, aplicando-os em situações reais e estando preparados para os desafios do mercado de trabalho futuro.

Resumo

Para encerrar, recapitulemos os principais pontos abordados sobre o impacto da tecnologia no trabalho. Vimos como aplicativos como Uber e iFood têm transformado setores como transporte e alimentação, oferecendo novas oportunidades de emprego e empreendedorismo. Além disso, exploramos o funcionamento desses aplicativos, os desafios enfrentados por seus trabalhadores e as inovações que eles trouxeram.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, conectamos a teoria com a prática por meio de atividades como 'Detetives Tecnológicos', onde os alunos investigaram e mapearam o uso de aplicativos de trabalho em sua comunidade, e 'Construtores de Cidades Digitais', que os desafiou a criar protótipos de novos aplicativos. Essas atividades permitiram aos alunos aplicar conceitos teóricos em situações práticas, solidificando seu entendimento sobre o tema.

Fechamento

A importância de entender essas mudanças tecnológicas no trabalho vai além da sala de aula, impactando diretamente o futuro dos alunos. Compreender as novas formas de emprego e empreendedorismo prepara-os para um mundo cada vez mais digital e inovador, onde a adaptação e a criatividade são essenciais para o sucesso profissional.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies