Entrar

Plano de aula de Classificação de Ângulos Quanto a Abertura

Matemática

Original Teachy

Classificação de Ângulos Quanto a Abertura

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Familiarizar os alunos com o conceito de ângulos e suas características.
  2. Ensinar os alunos a identificar e classificar ângulos quanto à sua abertura, ou seja, se são ângulos retos, agudos ou obtusos.
  3. Proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar o que aprenderam, classificando ângulos em situações do dia a dia.

Objetivos secundários:

  • Estimular o raciocínio lógico e a capacidade de observação dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos por meio de atividades em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação dos alunos, permitindo-lhes expressar suas ideias e soluções de maneira clara e coerente.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Relembrando conteúdos: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre os conceitos de linha reta, linha curva, ângulos retos, obtusos e agudos. Ele pode usar desenhos no quadro ou objetos reais na sala de aula para ilustrar esses conceitos de maneira visual e tangível.

  2. Situações Problema: O professor apresenta duas situações problema para os alunos:

    2.1. "Vocês já perceberam que as pontas dos lápis têm formatos diferentes? Alguns são bem pontiagudos, outros mais arredondados. O que será que isso tem a ver com a nossa aula de matemática?"

    2.2. "E quando vocês olham para o relógio, como vocês sabem que horas são? Como os números estão dispostos no círculo do relógio? Será que isso tem a ver com ângulos?"

  3. Contextualização: O professor explica que entender sobre os ângulos é muito importante, pois eles estão presentes em nosso dia a dia, em objetos, construções, na natureza, no tempo, na música e em muitas outras coisas.

    Ele pode dar exemplos como:

    • "Quem aqui já ouviu falar de uma banda de rock chamada 'Angulo 180'?" (Curiosidade: O ângulo reto tem exatamente 90 graus, o que é a metade de um ângulo completo, que é 180 graus. O nome da banda faz referência a isso.)

    • "E quando vocês jogam futebol, já repararam que o campo é um retângulo? Os ângulos formados no campo são todos iguais a 90 graus, ou seja, são ângulos retos."

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode propor um desafio. Ele mostra uma folha de papel e pergunta: "Vocês acham que conseguem dobrar essa folha de papel e formar um ângulo reto com ela?". Ele então dá um tempo para os alunos tentarem resolver o desafio.

    (Dica para o professor: Para conseguir dobrar a folha de papel e formar um ângulo reto, os alunos precisam dobrá-la de forma que as extremidades se encontrem exatamente no meio da folha.)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Atividade 1: Explorando Ângulos com o Corpo

  1. O professor organiza os alunos em pequenos grupos e pede que eles formem um círculo no chão com a ajuda dos colegas. O professor pode marcar um círculo grande no chão com fita adesiva ou usar cones para delimitar o círculo.

  2. Em seguida, o professor instrui os alunos a se posicionarem de diferentes maneiras dentro do círculo, formando ângulos com os braços ou pernas. O professor pode pedir, por exemplo, que os alunos formem ângulos retos, agudos e obtusos com o corpo.

  3. O professor circula entre os grupos, auxiliando e corrigindo quando necessário. Ele pode pedir para os alunos explicarem o tipo de ângulo que formaram.

  4. Ao final da atividade, o professor reúne todos os alunos em uma roda para compartilhar as descobertas. Cada grupo é convidado a demonstrar um ângulo que formaram e dizer se é um ângulo reto, agudo ou obtuso. O professor reforça as observações corretas e faz as correções necessárias.

Atividade 2: Medindo Ângulos com o Transferidor

  1. O professor entrega um transferidor para cada grupo de alunos e cartolinas grandes.

  2. Ele instrui os alunos a desenhar diferentes ângulos (retos, agudos e obtusos) nas cartolinas e, em seguida, a utilizar o transferidor para medir os ângulos desenhados.

  3. O professor circula entre os grupos, auxiliando os alunos na medição dos ângulos e esclarecendo quaisquer dúvidas que possam surgir.

  4. Após os alunos terem medido os ângulos, o professor reúne todos em uma roda para compartilhar as descobertas. Cada grupo é convidado a mostrar um ângulo que desenhou e mediu, e dizer qual a medida obtida. O professor reforça as observações corretas e faz as correções necessárias.

Atividade 3: Jogo do Ângulo

  1. O professor organiza os alunos em pequenos grupos e entrega para cada grupo um conjunto de cartas com diferentes ângulos desenhados (retos, agudos e obtusos).

  2. Os alunos, então, devem classificar as cartas em pilhas, de acordo com o tipo de ângulo que representam.

  3. O professor circula entre os grupos, auxiliando e corrigindo quando necessário. Ele pode pedir para os alunos explicarem o motivo de terem classificado as cartas daquela maneira.

  4. Ao final da atividade, o professor reúne todos os alunos em uma roda para compartilhar as descobertas. Cada grupo é convidado a mostrar uma carta e dizer em qual pilha ela foi colocada e por quê. O professor reforça as observações corretas e faz as correções necessárias.

(Dica para o professor: Todas essas atividades podem ser adaptadas conforme a necessidade da turma. O importante é que os alunos tenham a oportunidade de explorar e experimentar com ângulos de maneira prática e divertida.)

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo: O professor reúne todos os alunos em uma grande roda para uma discussão em grupo. Ele pede a cada grupo que compartilhe suas descobertas e soluções das atividades realizadas. Isso permite que os alunos vejam as diferentes maneiras de abordar um mesmo problema e estimula a troca de ideias e a colaboração entre eles.

    • O professor pode começar perguntando: "Quais ângulos vocês conseguiram formar com o corpo na primeira atividade? E na segunda atividade, quais ângulos vocês desenharam e mediram? E no jogo do ângulo, como vocês decidiram classificar as cartas?"

    • Ele também pode pedir para que os alunos expliquem como chegaram a certas conclusões. Por exemplo: "Por que vocês acham que esse ângulo é obtuso? Por que esse ângulo é agudo? Como vocês mediram esse ângulo? Por que escolheram classificar essa carta como um ângulo reto?"

  2. Conexão com a Teoria: Após a discussão, o professor faz a conexão entre as atividades práticas e a teoria. Ele reforça os conceitos de ângulos retos, agudos e obtusos, e como eles podem ser formados e medidos.

    • Ele pode perguntar: "Depois de tudo que vimos e fizemos hoje, como podemos definir um ângulo reto? E um ângulo agudo? E um ângulo obtuso? Como podemos medir um ângulo?"

    • Ele também pode relembrar as situações problema apresentadas no início da aula e perguntar: "Então, agora que sabemos mais sobre ângulos, o que vocês acham que as pontas diferentes dos lápis têm a ver com ângulos? E como os números são dispostos no relógio?"

  3. Reflexão Final: Para encerrar a aula, o professor propõe um momento de reflexão individual. Ele faz duas perguntas simples e pede aos alunos que pensem um pouco antes de responder.

    • Pergunta 1: "Qual foi a coisa mais interessante que você aprendeu sobre ângulos hoje e por quê?"

    • Pergunta 2: "Como você pode usar o que aprendeu hoje sobre ângulos em situações do dia a dia?"

    • O professor pode dar um minuto para os alunos pensarem sobre as respostas e, em seguida, pedir a alguns voluntários que compartilhem suas reflexões com a turma.

  4. Avaliação do Professor: Durante a discussão em grupo, o professor observa atentamente as contribuições dos alunos, as respostas às suas perguntas e as reflexões apresentadas. Isso lhe dá um feedback valioso sobre o entendimento dos alunos em relação ao conteúdo da aula e ajuda a direcionar a próxima aula, se necessário.

    • Além disso, o professor pode aproveitar este momento para corrigir quaisquer concepções errôneas que tenham surgido durante as atividades, reforçando os conceitos corretos e esclarecendo quaisquer dúvidas remanescentes.

(Dica para o professor: Durante todo o retorno, é importante que o professor crie um ambiente acolhedor e respeitoso, onde todos os alunos se sintam à vontade para compartilhar suas ideias e opiniões. Ele deve elogiar o esforço e a participação de todos e evitar qualquer tipo de crítica ou julgamento. O objetivo é promover a aprendizagem ativa, a autoconfiança e o amor pelo aprendizado dos alunos.)

Conclusão (5 - 8 minutos)

  1. Resumo da Aula: O professor inicia a conclusão resumindo os principais pontos abordados na aula. Ele reforça a definição de ângulos e suas classificações quanto à abertura, explicando brevemente o que são ângulos retos (90 graus), ângulos agudos (menos de 90 graus) e ângulos obtusos (mais de 90 graus). Ele também reforça a importância dos ângulos em nosso cotidiano, mencionando exemplos como a disposição dos números em um relógio e a forma das pontas dos lápis.

  2. Conexão da Teoria com a Prática: O professor, então, conecta a teoria com a prática, relembrando as atividades realizadas. Ele destaca como os alunos puderam explorar e experimentar com ângulos de maneira prática e como puderam aplicar a teoria na prática, seja formando ângulos com o corpo, medindo ângulos com o transferidor ou classificando ângulos no jogo do ângulo.

  3. Materiais Extras: Para aprofundar o entendimento dos alunos sobre o assunto, o professor sugere alguns materiais extras. Ele pode, por exemplo:

    • Indicar livros infantis que abordem o tema dos ângulos de maneira lúdica e divertida, como "O Menino que Aprendeu a Ver" de Ruth Rocha e Otávio Roth.

    • Recomendar sites educativos com jogos e atividades interativas sobre ângulos, como o "Khan Academy Kids" e o "Educativos Alpha".

    • Propor que os alunos observem os ângulos ao seu redor em casa, na escola e em outros lugares, e tentem identificar e classificar esses ângulos.

  4. Importância do Assunto: Por fim, o professor ressalta a importância do assunto para o dia a dia dos alunos. Ele explica que entender sobre ângulos é útil em muitas situações, desde a construção de prédios e a interpretação de mapas, até a resolução de problemas matemáticos e a apreciação de obras de arte. Além disso, ele lembra aos alunos que o conhecimento sobre ângulos pode ser aplicado em outras áreas do currículo, como ciências, geografia e artes.

    • O professor pode finalizar a aula dizendo: "Lembrem-se, a matemática está em todos os lugares, até nos ângulos que vemos por aí. Então, continuem observando, explorando e aprendendo. Até a próxima aula!"

(Dica para o professor: Durante a conclusão, o professor deve usar uma linguagem simples e acessível, evitando termos técnicos e jargões matemáticos que possam confundir os alunos. Ele deve, acima de tudo, transmitir entusiasmo e paixão pelo assunto, mostrando aos alunos que a matemática pode ser divertida e interessante.)

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies