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Plano de aula de Frações: Comparação

Matemática

Original Teachy

''EF05MA05''

Frações: Comparação

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Frações: Comparação

Palavras ChaveComparação de frações, Frações equivalentes, Ordenação de frações, Denominador comum, Metodologia Digital, Atividades práticas, Redes sociais, Realidade aumentada, Enquetes online, Feedback construtivo
Materiais NecessáriosCelulares ou tablets com acesso à internet, Aplicativos de redes sociais (Instagram, TikTok, etc.), Aplicativo de realidade aumentada (ex: Fractions AR), Ferramentas de criação de enquetes online (Google Forms, Mentimeter), Projetor ou tela para apresentações, Acesso a imagens e vídeos para criação de postagens digitais, Material de anotação para capturas de tela e lógica dos desafios, Internet de qualidade
Códigos BNCCEF05MA05: Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma visão clara e concisa do que será abordado durante a aula, destacando as habilidades essenciais que os alunos devem adquirir. Isso ajudará a guiar o planejamento e a execução das atividades, garantindo que todos os objetivos sejam alcançados de maneira eficaz e envolvente.

Objetivos principais:

1. Comparar frações distintas utilizando o mesmo denominador.

2. Ordenar frações da maior para a menor ou da menor para a maior.

3. Aplicar o conceito de frações em situações contextualizadas com a vida moderna.

Objetivos secundários:

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é ativar os conhecimentos prévios dos alunos e estimular o interesse pelo tema da aula através do uso da tecnologia. Ao buscar informações sobre frações em seus dispositivos móveis, os alunos se engajarão desde o início e se sentirão mais conectados ao conteúdo que será explorado ao longo da aula.

Aquecendo

Inicie a aula com uma breve introdução sobre o tema Frações: Comparação. Explique aos alunos que hoje eles irão aprofundar seus conhecimentos sobre como comparar frações diferentes e ordená-las. Peça que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante ou uma curiosidade sobre frações. Incentive-os a compartilhar o que encontraram com a turma. Isso ajudará a conectar o aprendizado ao mundo digital e à realidade cotidiana deles.

Reflexões Iniciais

1. O que são frações equivalentes?

2. Como podemos comparar duas frações diferentes?

3. Por que é importante colocar frações no mesmo denominador para compará-las?

4. Quais são algumas situações do dia a dia onde usamos frações?

5. Alguém encontrou algo interessante sobre frações nas redes sociais ou em algum site?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos uma oportunidade de aplicar e aprofundar seus conhecimentos sobre comparação e ordenação de frações de maneira prática e contextualizada com a realidade digital em que vivem. As atividades propostas incentivam o uso criativo da tecnologia e promovem a colaboração, tornando o aprendizado mais envolvente e significativo.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores das Frações 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Aplicar conceitos de comparação e ordenação de frações utilizando uma linguagem digital e interativa comum na vida moderna dos alunos, tornando o aprendizado mais envolvente e significativo.

- Descrição: Os alunos irão criar uma série de postagens nas redes sociais simulando a vida de um influenciador digital matemático. Cada postagem deverá explicar conceitos de frações, comparando-as e ordenando-as. As postagens devem incluir imagens, vídeos curtos e legendas explicativas que tornem o conteúdo acessível e atraente.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher uma rede social popular (Instagram, TikTok, etc.) para fazer as postagens.

  • Defina um 'tema' para o influenciador, como culinária, esportes ou viagens, onde o influenciador usaria frações em seu dia a dia.

  • Peça que os alunos criem pelo menos 3 postagens, cada uma explicando um aspecto diferente das frações:

  • Comparação de frações usando imagens.

  • Explicação de como colocar frações no mesmo denominador através de um vídeo curto.

  • Um desafio interativo onde os seguidores têm que organizar frações em ordem crescente ou decrescente.

  • Incentive a utilização de hashtags e a criação de legendas atraentes e explicativas.

  • Peça que os grupos apresentem suas postagens para a turma, explicando a lógica por trás de cada uma.

Atividade 2 - Jogo de Realidade Aumentada 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Proporcionar uma experiência imersiva e interativa na comparação e ordenação de frações, utilizando tecnologia de realidade aumentada para tornar o aprendizado mais dinâmico e visualmente atrativo.

- Descrição: Os alunos irão usar um app de realidade aumentada disponível em seus celulares para resolver desafios de frações. O app exibirá frações em objetos 3D e os alunos deverão compará-las e ordená-las interagindo com os objetos virtuais.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Instrua os alunos a baixarem o app de realidade aumentada recomendado (ex: Fractions AR).

  • Cada grupo deve abrir o app e seguir as instruções para iniciar um novo jogo.

  • O app irá exibir frações em diferentes objetos 3D que os alunos podem mover e manipular.

  • Os desafios envolverão comparar frações através da superposição de objetos e ordenar frações colocando os objetos em uma sequência correta.

  • A cada fase completada, os alunos devem tirar uma captura de tela e anotar a lógica usada para resolver o desafio.

  • Ao término do tempo, cada grupo deve apresentar suas capturas de tela e explicar como resolveram cada desafio.

Atividade 3 - Enquete das Frações ️

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular o pensamento crítico e a colaboração ao desafiar colegas a resolverem problemas de frações de forma interativa, utilizando ferramentas digitais para criar enquetes e analisar resultados.

- Descrição: Os alunos irão criar e participar de enquetes online sobre frações. Cada grupo criará enquetes usando aplicativos como Google Forms ou Mentimeter, desafiando seus colegas a compararem e ordenarem frações. As enquetes incluirão perguntas com imagens e múltipla escolha.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve criar uma enquete com pelo menos 5 perguntas relacionadas à comparação e ordenação de frações.

  • Utilizem ferramentas online como Google Forms, Mentimeter ou similares para criar a enquete.

  • As perguntas devem incluir imagens de frações e opções de múltipla escolha, bem como desafios que requerem que os alunos coloquem frações em ordem.

  • Compartilhe as enquetes com a turma e peça que todos respondam às enquetes criadas pelos outros grupos.

  • Após a participação, cada grupo deve apresentar os resultados das suas enquetes e discutir as respostas corretas e incorretas, explicando o raciocínio para cada uma.

  • Os grupos podem finalizar com uma pequena discussão sobre as dificuldades encontradas e dicas para facilitar a comparação de frações.

Retorno

Duração: 20 - 30 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é promover a reflexão e o compartilhamento de experiências, permitindo que os alunos consolidem o que aprenderam através da discussão e do feedback construtivo. Esta etapa proporciona uma oportunidade para que os alunos avaliem suas próprias contribuições e recebam insights valiosos de seus colegas, fomentando um ambiente de aprendizagem colaborativo e respeitoso.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Utilize um roteiro simples para introduzir a discussão:

Introdução: Pergunte aos alunos como se sentiram ao realizar as atividades. Ex: 'O que vocês acharam de criar postagens como influenciadores das frações?' Aspectos Positivos: Convide cada grupo a destacar um aspecto positivo do que aprenderam ou do processo. Ex: 'Qual foi a parte mais interessante ou divertida da atividade de realidade aumentada?' Desafios: Pergunte aos grupos quais desafios enfrentaram e como os superaram. Ex: 'Encontraram alguma dificuldade ao comparar frações nas enquetes online? Como resolveram?' Lições Aprendidas: Peça que compartilhem as principais lições que levarão das atividades. Ex: 'O que vocês aprenderam sobre frações que não sabiam antes?' Conexões com a Vida Real: Incentive os alunos a refletirem sobre como o conhecimento adquirido pode ser aplicado em situações do dia a dia. Ex: 'Como vocês acham que podem usar o conhecimento sobre frações em outras áreas, como na cozinha ou em esportes?'

Reflexões

1. Como a utilização de ferramentas digitais influenciou a maneira como vocês aprenderam sobre frações? 2. Qual foi a atividade que mais ajudou você a entender a comparação e ordenação de frações? Por quê? 3. De que maneira vocês podem aplicar o conhecimento sobre frações em atividades fora da sala de aula?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360° onde cada aluno deve receber um feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou na atividade. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso. Utilize as seguintes diretrizes para o feedback:

Respeito e Empatia: Todos os comentários devem ser feitos de maneira respeitosa e empática. Evite críticas pessoais. Feedback Positivo: Incentive os alunos a começarem com um aspecto positivo antes de mencionar algo que pode ser melhorado. Específico e Construtivo: O feedback deve ser específico e fornecer sugestões construtivas. Ex: 'Você explicou muito bem como comparar frações usando o mesmo denominador. Talvez você pudesse usar mais exemplos visuais para facilitar o entendimento.' Autoavaliação: Peça que cada aluno também faça uma autoavaliação de sua participação nas atividades.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade desta etapa: A conclusão tem como objetivo revisar de maneira divertida e significativa os principais conceitos abordados na aula, conectar o aprendizado com o mundo atual e destacar a importância prática das frações no dia a dia dos alunos. Também serve para encerrar a aula de forma positiva e motivadora, reforçando o conhecimento adquirido.

Resumo

Resumo divertido das frações : Imagine que as frações são como pedaços de pizza . Hoje exploramos como comparar esses pedaços e decidir qual é maior ou menor! Usamos o mesmo denominador para fazer essa comparação de forma justa, assim como cortar a pizza em partes iguais antes de comparar! Nossos influenciadores matemáticos brilhantes criaram postagens incríveis para explicar esses conceitos, e até utilizamos realidade aumentada para tornar tudo mais visual e interativo!

No Mundo

Conexão com o mundo atual: No mundo moderno, estamos constantemente compartilhando informações e aprendendo através das redes sociais e tecnologias avançadas. Esta aula utilizou essas ferramentas para tornar o aprendizado das frações mais relevante e envolvente, mostrando que a matemática está presente em muitos aspectos da nossa vida digital e cotidiana.

Na Prática

Importância no dia a dia: Compreender frações é essencial para diversas atividades cotidianas, como cozinhar, dividir contas, medir ingredientes e até planejar eventos. Saber comparar e ordenar frações nos ajuda a tomar decisões mais precisas e justas, seja na escola, em casa ou no trabalho.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

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