Plano de Aula | Metodologia Ativa | Multiplicação e Divisão de Números Decimais
Palavras Chave | Multiplicação de números decimais, Divisão de números decimais, Aplicações práticas, Atividades em grupo, Resolução de problemas, Cálculo de custos, Contextualização histórica, Discussão em grupo, Raciocínio matemático, Pensamento crítico |
Materiais Necessários | Fichas com informações de veículos e capacidade de tanques de combustível, Preço atual do combustível, Lista de produtos com preços por unidade e peso, Orçamento fictício para simulação de compra, Lista de itens com preços unitários e quantidades, Prêmio simbólico para grupo vencedor, Quadro branco, Marcadores para quadro, Papel e canetas para anotações |
Códigos BNCC | EF05MA08: Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. |
Ano Escolar | 5º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Matemática |
Unidade Temática | Aritmética |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer uma base clara do que se espera alcançar ao final da aula. Essa clareza é necessária para orientar tanto o processo de aprendizado dos alunos quanto a avaliação do professor sobre o desempenho deles. Os objetivos delineados ajudam a focar os esforços de ensino e aprendizado nas competências essenciais de multiplicação e divisão de números decimais, preparando os alunos para aplicar esses conceitos em problemas do dia a dia.
Objetivos principais:
1. Capacitar os alunos a resolver problemas práticos envolvendo a multiplicação e divisão de números decimais, como por exemplo, calcular o custo total ao abastecer um veículo.
2. Desenvolver habilidades de raciocínio matemático e aplicação de conceitos de multiplicação e divisão em situações do cotidiano.
Objetivos secundários:
- Fomentar a autonomia dos alunos na resolução de problemas matemáticos, incentivando o pensamento crítico e a lógica de resolução de problemas.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A etapa de Introdução é projetada para engajar os alunos desde o início da aula, utilizando situações-problema que eles possam enfrentar no cotidiano para que vejam a relevância prática do tema. Contextualizar a importância da multiplicação e divisão de números decimais com exemplos reais e curiosidades históricas ajuda a consolidar a aprendizagem, motivando os alunos a aplicar o conhecimento de forma significativa.
Situações Problema
1. Imagine que vocês estão planejando uma viagem de carro com amigos e precisam calcular quanto custará o total de combustível, considerando que o preço é R$ 4,59 por litro. Se o tanque do carro comporta 50 litros e vocês planejam encher o tanque, quanto irão gastar?
2. O supermercado está vendendo chocolate em barra por R$ 3,99 cada 100 gramas. Se uma barra pesa 250 gramas e você quer comprar 8 barras, quanto você gastaria? Ajudem a lojista a calcular o total da compra.
Contextualização
A multiplicação e divisão de números decimais são habilidades cruciais no mundo real, usadas diariamente em tarefas como compras, planejamento financeiro e até mesmo em projetos de engenharia. Essas operações são usadas para calcular preços, medidas e proporções, e entender seu funcionamento é essencial para lidar eficientemente com o dinheiro e outros recursos. Além disso, curiosidades sobre o uso de decimais na história, como os primeiros registros de frações decimais, podem despertar o interesse dos alunos e mostrar a aplicabilidade desses conceitos ao longo dos séculos.
Desenvolvimento
Duração: (70 - 75 minutos)
A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e contextualizada os conceitos de multiplicação e divisão de números decimais que estudaram previamente. Ao trabalhar em grupos, eles não apenas reforçam o aprendizado colaborativo, mas também desenvolvem habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico. Esta seção é essencial para a consolidação dos conhecimentos, permitindo que os alunos vivenciem a matemática em situações que simulam o mundo real.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - A Corrida do Combustível
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Aplicar os conceitos de multiplicação e adição de números decimais em um contexto prático e competitivo, estimulando o raciocínio lógico e a colaboração entre os membros do grupo.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo receberá uma ficha com diferentes tipos de veículos e seus tanques de combustível. Os alunos deverão calcular o custo para encher cada tanque, considerando o preço do combustível fornecido pela escola. O grupo que calcular corretamente o menor custo total ganhará um prêmio simbólico.
- Instruções:
-
Divida a classe em grupos de até 5 alunos.
-
Distribua uma ficha para cada grupo, contendo informações de diferentes veículos e capacidade de seus tanques de combustível.
-
Forneça o preço atual do combustível por litro.
-
Os alunos devem calcular o custo total para encher o tanque de cada veículo listado na ficha.
-
Ao final, cada grupo apresenta suas respostas e justifica os cálculos.
-
O grupo com o menor custo total, calculado corretamente, é o vencedor.
Atividade 2 - Supermercado Decimal
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver habilidades de multiplicação e soma de decimais, além de exercitar o planejamento financeiro em uma situação prática de compras.
- Descrição: Os alunos, em grupos, simularão uma ida ao supermercado onde precisarão calcular o custo de vários produtos, cada um com seu peso e preço por unidade. O desafio é manter-se dentro do orçamento, usando apenas uma quantia fictícia de 'dinheiro'.
- Instruções:
-
Divida a classe em grupos de até 5 alunos.
-
Distribua a cada grupo uma lista de produtos com seus preços por unidade e peso.
-
Informe o orçamento total disponível para cada grupo.
-
Os alunos devem calcular o custo total dos produtos que desejam comprar, mantendo-se dentro do orçamento.
-
Além do cálculo, devem preparar uma lista final de compras para apresentar.
-
O grupo que conseguir comprar mais produtos, dentro do orçamento, vence.
Atividade 3 - O Grande Preço é Certo
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Praticar a multiplicação e adição de números decimais de forma dinâmica e competitiva, estimulando o pensamento rápido e estratégico.
- Descrição: Inspire-se no famoso programa de TV, os alunos em grupos devem adivinhar o custo total de uma série de itens, multiplicando seus preços por suas quantidades, com base em informações dadas pelo professor.
- Instruções:
-
Divida a classe em grupos de até 5 alunos.
-
Apresente uma lista de itens com seus preços unitários e quantidades.
-
Os grupos devem calcular o custo total de cada item.
-
Cada grupo apresenta suas estimativas.
-
Revele os custos reais e some os pontos de cada grupo.
-
O grupo com a estimativa mais próxima do valor real, sem ultrapassar, vence.
Retorno
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre o que realizaram e verbalizem os processos de pensamento e resolução de problemas. Esta discussão ajuda a identificar lacunas de compreensão e reforça o conhecimento, além de promover habilidades de comunicação e colaboração. Através das respostas dos alunos, o professor pode avaliar a eficácia do ensino e aprofundar em áreas que possam ter gerado mais dúvidas.
Discussão em Grupo
Após a conclusão das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Comece perguntando aos grupos sobre as estratégias que usaram para resolver os problemas e quais foram os maiores desafios encontrados. Incentive cada grupo a explicar como aplicaram os conceitos de multiplicação e divisão de números decimais nas soluções encontradas. Este é um momento para que os alunos compartilhem suas experiências e aprendizados, promovendo uma troca de ideias e conhecimentos.
Perguntas Chave
1. Quais foram os principais desafios ao aplicar a multiplicação e divisão de números decimais nas situações propostas?
2. Como vocês decidiram a melhor forma de calcular o custo total em cada atividade?
3. Houve alguma estratégia que funcionou para a maioria dos grupos?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Conclusão é projetada para reafirmar o que foi aprendido, vinculando os conceitos teóricos com as aplicações práticas vivenciadas em sala. Essa recapitulação ajuda os alunos a consolidar o conhecimento e a perceber a matemática como uma ferramenta útil e presente em diversas situações do dia a dia. Além disso, reforça a importância do estudo de números decimais para o desenvolvimento de habilidades essenciais em matemática e na vida cotidiana.
Resumo
Para encerrar, recapitularemos os principais pontos abordados sobre multiplicação e divisão de números decimais, focando em como aplicar esses conceitos em situações práticas do dia a dia, como calcular custos de combustível ou produtos no supermercado. Revisitamos as técnicas de multiplicação por decimais, alinhando-as com as atividades realizadas.
Conexão com a Teoria
Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi claramente estabelecida através das atividades lúdicas e discussões em grupo. Os alunos puderam ver como os conceitos matemáticos estudados se aplicam em cenários reais, fortalecendo o entendimento da importância dos números decimais no cotidiano.
Fechamento
Por fim, é crucial destacar a relevância dos números decimais em nossas vidas. Compreender e manejar esses conceitos é essencial para o sucesso em tarefas diárias, desde tarefas simples como compras até operações financeiras mais complexas. A aplicação direta dos estudos de hoje pode ser vista no planejamento de gastos e na resolução de problemas práticos que envolvem medidas e valores.