Entrar

Plano de aula de Multiplicação com Valores Faltantes

Matemática

Original Teachy

''EF05MA11''

Multiplicação com Valores Faltantes

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Multiplicação com Valores Faltantes

Palavras ChaveMultiplicação, Valores Faltantes, 5º ano, Matemática, Operação Inversa, Divisão, Resolução de Problemas, Exposição, Verificação de Solução, Engajamento dos Alunos
Materiais NecessáriosLousa e giz ou quadro branco e canetas, Caderno e lápis para anotações, Folhas de exercícios, Projetor e computador (opcional), Exemplos práticos, Material visual (cartazes, slides)
Códigos BNCCEF05MA11: Resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é apresentar aos alunos os objetivos da aula, destacando as habilidades que eles devem adquirir ao final. Isso ajuda a orientar o foco da aprendizagem e a preparar os alunos para os conceitos que serão abordados, permitindo que eles compreendam a importância e a aplicação prática do conteúdo no dia a dia.

Objetivos principais:

1. Entender como identificar o termo desconhecido em uma igualdade de multiplicação.

2. Aprender a resolver problemas de multiplicação com valores faltantes.

3. Desenvolver a habilidade de verificar a solução encontrada para garantir a precisão.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é captar a atenção dos alunos e prepará-los para o conteúdo que será ensinado. Ao contextualizar o tema e apresentar curiosidades, busca-se aumentar o interesse e a motivação dos alunos, facilitando a compreensão dos conceitos que serão abordados na aula. Além disso, apresentar a aplicação prática do conteúdo ajuda os alunos a perceberem a importância do que estão aprendendo.

Contexto

Contexto: Comece explicando que a matemática está presente em nossa vida cotidiana e que a multiplicação é uma das operações mais utilizadas. Dê exemplos práticos, como calcular a quantidade de dinheiro necessário para comprar vários itens na loja ou determinar o total de páginas lidas em um livro se a mesma quantidade de páginas for lida a cada dia. Enfatize que entender como resolver problemas com multiplicação onde um dos valores está faltando pode nos ajudar a resolver problemas do dia a dia de forma mais eficiente.

Curiosidades

Curiosidade: Sabia que os antigos egípcios já usavam a multiplicação há mais de 4000 anos? Eles tinham um método interessante chamado multiplicação por duplicação, que envolvia dobrar números e somar resultados para chegar ao produto final. Além disso, na vida cotidiana, quando os cientistas calculam as distâncias entre planetas ou os engenheiros projetam edifícios, eles frequentemente precisam resolver equações com valores faltantes!

Desenvolvimento

Duração: 50 a 60 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre multiplicação com valores faltantes, garantindo que compreendam como identificar o termo desconhecido e resolvê-lo corretamente. Ao explicar detalhadamente cada passo e fornecer exemplos práticos, busca-se assegurar que os alunos adquiram confiança para resolver esses problemas. Além disso, as questões propostas permitem que os alunos pratiquem e apliquem o conhecimento adquirido, consolidando a aprendizagem.

Tópicos Abordados

1.Conceito de Multiplicação com Valores Faltantes: Explique que multiplicação é uma operação matemática onde somamos um número (multiplicando) repetidamente. Quando um dos valores está faltando, precisamos descobrir esse valor para que a igualdade seja verdadeira. 2.Identificação do Termo Desconhecido: Mostre como identificar o termo que está faltando em uma equação de multiplicação. Use exemplos simples, como 2 x ______ = 18, e explique que precisamos encontrar um número que, multiplicado por 2, resulte em 18. 3. ✏️ Estratégias de Resolução: Detalhe métodos para resolver essas igualdades. Por exemplo, explique como podemos usar a operação inversa (divisão) para encontrar o valor desconhecido. Demonstre com exemplos práticos, como 18 ÷ 2 = 9, então 2 x 9 = 18. 4.Verificação da Solução: Ensine os alunos a verificar se a solução encontrada está correta. Mostre que, ao substituir o valor encontrado na equação original, a igualdade deve ser verdadeira. Por exemplo, se 2 x 9 = 18, então 9 é a resposta correta.

Questões para Sala de Aula

1. Resolva a seguinte igualdade: 3 x ______ = 21 2. Encontre o valor faltante: ______ x 4 = 32 3. Complete a equação: 7 x ______ = 56

Discussão de Questões

Duração: 20 a 25 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o aprendizado dos alunos, garantindo que eles compreendam e apliquem corretamente os conceitos abordados durante a aula. A discussão detalhada das soluções permite que os alunos esclareçam dúvidas e reforcem seu entendimento, enquanto as perguntas de engajamento incentivam a reflexão e a aplicação prática do conhecimento adquirido. Além disso, esta etapa promove a participação ativa e o pensamento crítico entre os alunos.

Discussão

  • Discussão das Questões:

    1. Questão: 3 x ______ = 21 Explicação: Para resolver essa questão, precisamos encontrar um número que, multiplicado por 3, resulte em 21. Utilizando a operação inversa (divisão), calculamos 21 ÷ 3 = 7. Logo, 3 x 7 = 21.

    2. Questão: ______ x 4 = 32 Explicação: Aqui, precisamos encontrar um número que, multiplicado por 4, resulte em 32. Dividimos 32 por 4 para encontrar o valor desconhecido. Assim, 32 ÷ 4 = 8, então 8 x 4 = 32.

    3. Questão: 7 x ______ = 56 Explicação: Nesta questão, buscamos um número que, multiplicado por 7, resulte em 56. Utilizamos a divisão para encontrar esse valor: 56 ÷ 7 = 8. Portanto, 7 x 8 = 56.

Engajamento dos Alunos

1. Engajamento dos Alunos:

1. *Por que é importante verificar a solução encontrada substituindo o valor na equação original?*
2. *Como você pode aplicar a habilidade de encontrar valores faltantes em situações do dia a dia?*
3. *O que você achou mais difícil ao resolver essas equações? Por quê?*
4. *Se 5 x ______ = 45, como você resolveria essa equação? Explique seu processo.*
5. *Como a operação inversa (divisão) ajuda a encontrar o valor desconhecido em uma multiplicação?*

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar os principais conceitos abordados durante a aula, reforçando a compreensão dos alunos. Ao resumir os conteúdos, conectar a teoria com a prática e destacar a relevância do assunto, busca-se garantir que os alunos compreendam a importância e a aplicação prática do conhecimento adquirido, além de prepará-los para utilizar essas habilidades em situações cotidianas.

Resumo

  • Entender como identificar o termo desconhecido em uma igualdade de multiplicação.
  • Aprender a resolver problemas de multiplicação com valores faltantes utilizando a operação inversa (divisão).
  • Desenvolver a habilidade de verificar a solução encontrada para garantir a precisão.

A aula conectou a teoria com a prática ao demonstrar como a multiplicação e a identificação de valores faltantes são aplicáveis em situações cotidianas, como calcular a quantidade de itens necessários para uma compra ou a leitura de páginas de um livro. Os problemas práticos fornecidos e resolvidos durante a aula ajudaram a consolidar esse entendimento.

Entender a multiplicação com valores faltantes é fundamental para a resolução de problemas no dia a dia. Seja ao fazer uma simples compra, ao planejar eventos ou até em projetos mais complexos, essa habilidade permite cálculos precisos e eficientes. Além disso, conhecer métodos históricos, como o utilizado pelos antigos egípcios, demonstra a longa relevância e evolução da matemática.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies