Entrar

Plano de aula de Corpo Humano: Visão

Ciências

Original Teachy

'EF06CI08'

Corpo Humano: Visão

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Corpo Humano: Visão

Palavras ChaveVisão, Olho humano, Íris, Cristalino, Córnea, Função visual, Atividades práticas, Simulação ocular, Problemas visuais, Importância da visão
Materiais NecessáriosLentes de aumento, Modelos de olhos humanos, Cartões com sintomas visuais, Diagramas do olho, Instrumentos cirúrgicos de plástico
Códigos BNCCEF06CI08: Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaVida e Evolução

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para orientar tanto o professor quanto os alunos sobre o foco da aula. Ao definir claramente o que se espera alcançar, os alunos podem direcionar melhor seus estudos prévios e participação em sala. Esta seção serve para alinhar as expectativas e garantir que todos os envolvidos estejam cientes dos conteúdos-chave que serão abordados e das habilidades que devem ser desenvolvidas.

Objetivos principais:

1. Compreender o processo da visão, identificando as estruturas do olho humano e suas funções específicas, como a íris, o cristalino e a córnea.

2. Reconhecer a importância da visão para as atividades humanas do dia a dia e como ela influencia no aprendizado e na interação social.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar o pensamento crítico e a curiosidade dos alunos sobre o funcionamento do corpo humano.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

A etapa de Introdução serve para engajar os alunos e reativar o conhecimento que eles já possuem sobre o tema. As situações problema estimulam o pensamento crítico e a aplicação prática do conteúdo, enquanto a contextualização ajuda os alunos a perceberem a relevância do estudo da visão em situações reais e curiosas. Este momento prepara o terreno para uma compreensão mais profunda e significativa durante as atividades práticas.

Situações Problema

1. Imagine que você está em um quarto completamente escuro. Como seu olho se adapta para permitir que você veja melhor com o tempo?

2. Pense em um atleta que precisa ter uma visão aguçada para jogar futebol. Quais partes do olho são mais essenciais para ele e por quê?

Contextualização

A visão é um dos sentidos mais vitais para a nossa interação com o mundo. Desde a capacidade de observar detalhes minúsculos até a percepção de cores e movimentos, a visão desempenha um papel crucial em quase todas as nossas atividades diárias. Curiosamente, o olho humano é um dos órgãos mais complexos e fascinantes do corpo. Por exemplo, a íris, aquela parte colorida do olho, não é apenas esteticamente diferente entre as pessoas, mas também ajuda na adaptação à luz e regula a quantidade de luz que entra no olho. Essas curiosidades tornam o estudo da visão não apenas educativo, mas também muito interessante.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e interativa o conhecimento prévio adquirido sobre a visão. As atividades sugeridas são desenhadas para serem lúdicas e educativas, estimulando a colaboração e o pensamento crítico dos alunos. Esta abordagem prática não só solidifica a compreensão teórica, mas também prepara os alunos para enfrentar problemas reais relacionados à visão em contextos futuros.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Olhos de Águia

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender o papel do cristalino na formação de imagens nítidas e como diferentes condições podem afetar a visão.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão desafiados a simular a visão de uma águia, conhecida por ser extremamente aguçada. Eles utilizarão lentes de aumento e um modelo de olho humano para entender como a lente natural do olho (cristalino) se comporta em diferentes situações de foco.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua as lentes de aumento e os modelos de olhos para cada grupo.

  • Peça que observem objetos a diferentes distâncias, usando as lentes e anotem as diferenças e semelhanças com o olho humano.

  • Solicite que cada grupo prepare um breve relatório sobre como as lentes afetam a imagem e o que isso representa no olho humano.

  • Conduza uma discussão em sala, onde cada grupo apresentará suas descobertas e conclusões.

Atividade 2 - Cirurgia Ocular: Reparando a Visão

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender de forma prática como as lentes do olho humano funcionam para corrigir problemas de visão.

- Descrição: Os alunos vão 'realizar' cirurgias oculares simuladas, utilizando modelos de olho e instrumentos médicos de plástico. Eles irão 'corrigir' problemas comuns de visão, como a miopia e a hipermetropia (falta ou excesso de foco, respectivamente).

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de 5, no máximo.

  • Entregue a cada grupo um modelo de olho e instrumentos cirúrgicos de plástico.

  • Explique brevemente as condições da miopia e hipermetropia e como elas afetam a visão.

  • Instrua os alunos a 'corrigirem' esses problemas, movendo as lentes do modelo de olho para frente ou para trás.

  • Peça que cada grupo apresente seu 'procedimento cirúrgico' e explique como a correção afeta a visão no modelo.

Atividade 3 - Detetives da Visão

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conhecimento sobre as partes do olho humano para diagnosticar problemas de visão.

- Descrição: Neste jogo de detetive, os alunos usarão o conhecimento sobre as partes do olho humano para 'descobrir' por que um personagem fictício está tendo dificuldades visuais. Eles terão que analisar sintomas e usar um diagrama do olho para diagnosticar o problema.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua cartões com 'sintomas visuais' e um diagrama do olho humano para cada grupo.

  • Cada grupo deve usar o diagrama para identificar qual parte do olho está relacionada com cada sintoma.

  • Os grupos devem discutir e chegar a um diagnóstico final.

  • Cada grupo apresenta seu diagnóstico e explicação para a classe.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, promovendo a reflexão e a síntese das informações adquiridas durante as atividades práticas. A discussão em grupo ajuda os alunos a verbalizarem e aprofundarem seu entendimento, além de permitir que o professor avalie a compreensão dos alunos sobre o tema. Este momento também serve para reforçar a importância da visão e do cuidado com os olhos, integrando conhecimentos teóricos e práticos.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades, organize uma grande roda de discussão com todos os alunos. Comece pedindo que cada grupo compartilhe suas descobertas mais interessantes e desafios encontrados durante as atividades. Utilize estas perguntas para guiar a discussão: 'O que mais surpreendeu você sobre o funcionamento do olho?', 'Como as lentes e os modelos ajudaram a simular o funcionamento do olho humano?', 'Houve algum aspecto que você achou mais difícil de entender ou explicar para os colegas?' Esta discussão em grupo permite que os alunos articulem o que aprenderam e ouçam diferentes perspectivas de seus colegas, enriquecendo ainda mais o aprendizado.

Perguntas Chave

1. Como as alterações nas lentes afetam a visão nos modelos de olho e como isso se relaciona com problemas visuais reais?

2. Qual é o papel da íris, do cristalino e da córnea no processo de formação de imagem no olho humano?

3. De que maneira o conhecimento adquirido hoje pode ajudar a entender e cuidar melhor de nossa visão no dia a dia?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A etapa de Conclusão serve para reforçar e sintetizar os conhecimentos adquiridos durante a aula, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada sobre o funcionamento da visão e a importância de seus componentes. Além disso, esta seção ajuda a estabelecer a ligação entre teoria e prática, destacando a aplicabilidade do que foi aprendido em situações do cotidiano. Este momento é essencial para garantir que os alunos possam refletir sobre a aula e perceber o valor prático do que aprenderam.

Resumo

Nesta etapa final, o professor resumirá os pontos-chave abordados sobre a visão, incluindo as estruturas do olho humano (íris, cristalino e córnea) e como elas funcionam em conjunto para permitir a visão. Também será destacada a importância da visão para as atividades cotidianas e como o olho se adapta a diferentes condições de luz e distância.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi especialmente projetada para conectar a teoria sobre a visão com a prática, utilizando atividades que simulam o funcionamento do olho e a correção de problemas visuais com lentes. Essa abordagem prática ajudou a solidificar o conhecimento teórico, permitindo aos alunos visualizarem e experimentarem os conceitos discutidos em aulas anteriores.

Fechamento

Finalmente, enfatize a relevância do estudo da visão, não apenas como um tópico científico, mas como uma compreensão crucial para o bem-estar diário. Discuta brevemente como o cuidado com a visão e a compreensão de seu funcionamento podem impactar positivamente a qualidade de vida e o desempenho em diversas atividades, desde esportes até tarefas acadêmicas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies