Entrar

Plano de aula de Jiu-Jitsu

Educação Física

Original Teachy

Jiu-Jitsu

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Introdução ao Jiu-Jitsu:

    • Os alunos devem ser capazes de descrever o que é o Jiu-Jitsu, sua origem e suas principais características.
    • Devem ser capazes de compreender a importância do Jiu-Jitsu como arte marcial e esporte.
  2. Aprender golpes básicos do Jiu-Jitsu:

    • Os alunos deverão ser capazes de identificar e descrever os principais golpes do Jiu-Jitsu na posição de luta em pé.
    • Devem compreender a aplicação destes golpes e a importância do domínio destes para a prática do Jiu-Jitsu.
  3. Conhecer as regras do Jiu-Jitsu:

    • Os alunos devem ser capazes de listar as regras básicas do Jiu-Jitsu.
    • Devem compreender a importância de seguir as regras no Jiu-Jitsu e como elas são aplicadas durante uma luta.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver habilidades motoras:

    • Os alunos devem ter a oportunidade de praticar alguns dos golpes básicos do Jiu-Jitsu para desenvolver suas habilidades motoras.
    • Devem ser incentivados a aplicar os conceitos de força e equilíbrio durante a prática.
  • Promover o respeito e a disciplina:

    • Os alunos devem ser incentivados a respeitar tanto os colegas quanto o professor durante a aula.
    • Devem ser reforçados os conceitos de disciplina e respeito que são fundamentais no Jiu-Jitsu.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos relacionados:

    • O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre a importância da prática de esportes e atividades físicas para a saúde, bem-estar e Desenvolvimento pessoal.
    • Deve reforçar a importância do respeito e da disciplina em qualquer modalidade esportiva. (3 - 5 minutos)
  2. Situações-problema:

    • O professor deve apresentar aos alunos duas situações que envolvam o Jiu-Jitsu, como por exemplo, um atleta que usa um golpe de Jiu-Jitsu para se defender em uma situação de perigo ou uma luta de Jiu-Jitsu em um campeonato.
    • O professor deve perguntar aos alunos o que eles acham que é necessário para ser bem-sucedido em cada uma dessas situações. (3 - 5 minutos)
  3. Contextualização do assunto:

    • O professor deve explicar que o Jiu-Jitsu é uma arte marcial que se originou no Japão e é conhecida por suas técnicas de domínio e imobilização do oponente.
    • Deve-se mencionar que o Jiu-Jitsu é um esporte popular e que muitos lutadores de MMA (Mixed Martial Arts) usam técnicas de Jiu-Jitsu em suas lutas.
    • O professor pode citar exemplos de atletas famosos de Jiu-Jitsu ou de MMA que são conhecidos por suas habilidades em Jiu-Jitsu, como Royce Gracie e Demian Maia. (3 - 5 minutos)
  4. Introdução do tópico:

    • Para captar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o Jiu-Jitsu, como por exemplo, que a palavra "Jiu-Jitsu" significa "arte suave" em japonês, para enfatizar a ideia de que esta arte marcial permite que um lutador mais fraco vença um oponente mais forte através de técnicas e estratégias.
    • Outra curiosidade que pode ser mencionada é que o Jiu-Jitsu foi introduzido no Brasil por Mitsuyo Maeda, um mestre de Jiu-Jitsu japonês, que ensinou a arte marcial para os irmãos Gracie, que a desenvolveram e a popularizaram no Brasil e no mundo.
    • O professor pode então anunciar que, ao longo da aula, os alunos terão a oportunidade de aprender mais sobre o Jiu-Jitsu, incluindo alguns dos golpes básicos e as regras do esporte. (3 - 5 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Jiu-Jitsu Quiz":

    • O professor deve dividir a turma em grupos de no máximo cinco alunos. Cada grupo receberá uma folha de papel e caneta.
    • O professor deve então fazer uma série de perguntas sobre o Jiu-Jitsu, como: "Quem é considerado o 'pai do Jiu-Jitsu brasileiro'?", "Quantas faixas existem no Jiu-Jitsu e quais são suas cores e significados?", "Quais são as regras básicas do Jiu-Jitsu?".
    • Os grupos devem discutir as respostas e escrevê-las na folha de papel. O grupo que acertar mais perguntas será o vencedor. Esta atividade tem como objetivo reforçar o conhecimento dos alunos sobre o Jiu-Jitsu e promover a cooperação entre eles. (10 - 12 minutos)
  2. Atividade "Desenhe um Golpe":

    • Cada grupo receberá uma cartolina e marcadores coloridos. O professor irá anunciar um golpe básico do Jiu-Jitsu, como "armlock" ou "rear naked choke".
    • O desafio para os grupos será desenhar o golpe na cartolina, incluindo os passos principais e a posição do corpo durante a execução do golpe.
    • Após a Conclusão do desenho, um representante de cada grupo irá apresentar o golpe para a classe, explicando cada passo. Esta atividade tem como objetivo ajudar os alunos a visualizar e compreender os golpes do Jiu-Jitsu. (10 - 12 minutos)
  3. Atividade "Simulação de Luta":

    • O professor irá designar um espaço aberto na sala de aula para esta atividade. Cada grupo de alunos irá se revezar para simular uma luta de Jiu-Jitsu.
    • O professor deve lembrar aos alunos que esta é uma atividade de simulação e que a segurança é a prioridade. Os alunos devem se movimentar lentamente e com cuidado, evitando lesões.
    • Durante a simulação, o professor irá circular pela sala, observando e corrigindo a postura dos alunos, o posicionamento dos braços e pernas, e a execução dos golpes. Esta atividade tem como objetivo permitir que os alunos pratiquem os golpes que aprenderam na aula e recebam feedback imediato do professor. (5 - 7 minutos)
  4. Discussão de Resultados:

    • Após a Conclusão das atividades, o professor deve promover uma discussão com a turma, revisando os principais pontos aprendidos e esclarecendo quaisquer dúvidas que os alunos possam ter.
    • O professor deve destacar a importância do respeito, da disciplina e da segurança na prática do Jiu-Jitsu. (3 - 5 minutos)

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo:

    • O professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões encontradas por cada um dos grupos durante as atividades.
    • Esta discussão deve ser orientada para que os alunos compartilhem o que aprenderam e como aplicariam esse conhecimento em situações do dia a dia ou em outras atividades esportivas.
    • O professor deve garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de participar e expressar suas opiniões. (5 - 7 minutos)
  2. Conexão com a Teoria:

    • O professor deve fazer a ligação entre as atividades práticas realizadas e a teoria apresentada no início da aula.
    • Por exemplo, ao discutir as regras do Jiu-Jitsu, o professor pode destacar como elas foram aplicadas durante a simulação de luta.
    • O professor também pode relembrar os golpes básicos e explicar como eles se relacionam com a estratégia de um lutador de Jiu-Jitsu.
    • Esta etapa é crucial para consolidar o conhecimento dos alunos e para que eles entendam a importância de aprender tanto a teoria quanto a prática. (2 - 3 minutos)
  3. Reflexão Individual:

    • Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente por um minuto sobre o que aprenderam.
    • O professor pode fazer perguntas orientadoras, como "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Esta reflexão individual irá ajudar os alunos a internalizarem o conhecimento adquirido e a identificarem quaisquer áreas que ainda possam não estar claras para eles. (1 - 2 minutos)
  4. Feedback e Encerramento:

    • O professor deve então pedir aos alunos que compartilhem suas reflexões, perguntas ou dúvidas com a turma.
    • O professor deve responder a quaisquer perguntas que os alunos possam ter e fornecer feedback sobre o desempenho deles durante as atividades práticas.
    • Para encerrar a aula, o professor deve resumir os pontos principais que foram abordados e reforçar a importância do respeito, da disciplina e da segurança na prática do Jiu-Jitsu. (2 - 3 minutos)

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo:

    • O professor deve fazer um resumo dos principais pontos abordados na aula, relembrando a origem e significado do Jiu-Jitsu, os golpes básicos e as regras do esporte.
    • Deve também recapitular as principais habilidades desenvolvidas pelos alunos durante as atividades práticas, como o respeito, a disciplina e a cooperação.
    • Este resumo irá ajudar a consolidar o conhecimento dos alunos e a reforçar os conceitos mais importantes da aula. (2 - 3 minutos)
  2. Conexão Teoria-Prática:

    • O professor deve explicar como a aula conectou a teoria - através da discussão sobre a origem e regras do Jiu-Jitsu - com a prática - através das atividades de simulação de luta e desenho dos golpes.
    • Deve também destacar como a compreensão das regras e a prática dos golpes podem influenciar a estratégia de um lutador de Jiu-Jitsu.
    • Esta conexão irá ajudar os alunos a entender a importância de aprender tanto a teoria quanto a prática, e como essas duas dimensões se complementam. (1 - 2 minutos)
  3. Materiais Complementares:

    • O professor deve sugerir alguns materiais de leitura ou vídeos para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o Jiu-Jitsu.
    • Estes materiais podem incluir livros sobre a história e técnicas do Jiu-Jitsu, documentários sobre lutadores famosos, ou vídeos de treinamentos e lutas de Jiu-Jitsu.
    • O professor pode também recomendar academias ou clubes locais onde os alunos possam aprender e praticar o Jiu-Jitsu. (1 - 2 minutos)
  4. Aplicação do Conteúdo no Dia a Dia:

    • Para encerrar a aula, o professor deve explicar como o conhecimento adquirido sobre o Jiu-Jitsu pode ser aplicado no dia a dia dos alunos.
    • Por exemplo, a disciplina e o respeito aprendidos no Jiu-Jitsu podem ser aplicados em outras áreas da vida, como na escola, em casa ou com os amigos.
    • Além disso, as habilidades físicas desenvolvidas no Jiu-Jitsu, como a força, a flexibilidade e o equilíbrio, podem contribuir para a saúde e bem-estar dos alunos.
    • Esta aplicação do conteúdo irá ajudar os alunos a perceber a relevância e utilidade do que aprenderam na aula. (1 - 2 minutos)
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies