Entrar

Plano de aula de Paisagem: Transformação

Geografia

Original Teachy

'EF06GE05'

Paisagem: Transformação

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Paisagem: Transformação

Palavras ChaveTransformação da paisagem, Atividades humanas, Impactos ambientais, Sustentabilidade, Planejamento urbano, Consciência ambiental, Projetos práticos, Discussão em grupo, Maquete de cidade, Áreas de lazer, Conservação, Educação geográfica
Materiais NecessáriosComputador com acesso à internet, Projetor, Papelão, Tintas, Elementos recicláveis (garrafas plásticas, caixas, etc.), Tesoura, Cola, Régua, Canetas, Papel para anotações, Dados e informações sobre áreas locais e projetos propostos
Códigos BNCCEF06GE05: Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.; EF06GE06: Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.; EF06GE07: Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Física

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é fundamental para direcionar o foco dos alunos e do professor sobre o que será essencialmente abordado e aprendido durante a aula. Ao definir claramente os objetivos, os alunos podem melhor estruturar seus pensamentos e preparar-se adequadamente para as atividades práticas em sala, maximizando assim a eficácia do tempo de aula. Esta etapa também serve para alinhar expectativas e assegurar que todos os envolvidos compreendam a relevância do tópico em estudo.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e descrever a influência das atividades humanas na transformação das paisagens naturais, incluindo mudanças provocadas por urbanização, industrialização e agronegócio.

2. Desenvolver a habilidade de analisar e comparar diferentes tipos de intervenções humanas nas paisagens, destacando os impactos positivos e negativos no ambiente natural e na qualidade de vida das populações locais.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar o pensamento crítico e a consciência ambiental entre os alunos, através da reflexão sobre suas próprias ações e ações coletivas que impactam as paisagens.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução serve para engajar os alunos e ativar seus conhecimentos prévios sobre a transformação da paisagem. As situações problema propostas incentivam os alunos a pensar criticamente sobre os impactos das atividades humanas, preparando o terreno para uma discussão mais profunda em sala. A contextualização com exemplos reais e históricos ajuda a conectar o conteúdo estudado em casa com o mundo real, aumentando a percepção da relevância do tema e estimulando o interesse dos alunos.

Situações Problema

1. Imagine que um novo bairro está sendo planejado em uma área antes ocupada por uma floresta. Quais seriam os impactos ambientais e sociais dessa transformação?

2. Pense em uma zona rural que passa por um processo de industrialização. Como isso pode alterar a paisagem e a vida dos habitantes locais?

Contextualização

A transformação da paisagem é um fenômeno que permeia tanto os espaços rurais quanto urbanos, e é visível em todo o mundo. Por exemplo, a expansão urbana em cidades como Tóquio e Nova Delhi é um estudo de caso significativo, onde áreas verdes foram substituídas por edifícios e infraestruturas, alterando drasticamente a paisagem original. Além disso, eventos históricos, como a Revolução Industrial, que impulsionaram o uso intensivo de recursos naturais, não só transformaram as paisagens, mas também influenciaram a qualidade de vida das populações. Esses exemplos ajudam a entender a importância de estudar como as atividades humanas moldam o ambiente ao nosso redor.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento no plano de aula é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem os conhecimentos adquiridos em casa sobre a transformação da paisagem. Através de atividades práticas e colaborativas, os alunos são desafiados a pensar criticamente, planejar e implementar soluções para problemas reais ou hipotéticos relacionados à transformação da paisagem. Esta abordagem não só reforça o aprendizado, como também promove habilidades de trabalho em equipe, comunicação e pensamento criativo.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Arquitetos da Paisagem

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de planejamento e consciência ambiental ao pensar em soluções sustentáveis para transformar espaços agrícolas em áreas urbanas.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo receberá a tarefa de projetar uma nova área de lazer em um espaço que atualmente é utilizado para agricultura. Eles deverão considerar como a transformação do espaço pode impactar o meio ambiente e a comunidade local, procurando soluções inovadoras para minimizar possíveis impactos negativos.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um espaço agrícola na região que gostaria de transformar em uma área de lazer.

  • Os alunos devem pesquisar sobre o local escolhido, incluindo dados ambientais e sociais.

  • Com base na pesquisa, os grupos devem criar um projeto detalhado da nova área de lazer, considerando elementos como sustentabilidade, acessibilidade e beleza.

  • Apresentar o projeto para a classe, explicando as escolhas feitas e como o espaço será transformado.

Atividade 2 - Cidade em Miniatura

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar o entendimento dos alunos sobre o planejamento urbano e suas implicações na paisagem e no meio ambiente.

- Descrição: Os alunos irão construir uma maquete de uma cidade que reflita a influência humana na paisagem, incluindo áreas residenciais, comerciais e industriais. Eles deverão pensar em soluções criativas para problemas como poluição, uso de energia e sustentabilidade.

- Instruções:

  • Organizar os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo recebe materiais como papelão, tintas, e outros elementos recicláveis para construir sua maquete.

  • Os grupos devem planejar e construir a maquete, considerando diferentes zonas da cidade e suas funções.

  • Incluir soluções sustentáveis na maquete, como parques e áreas verdes, sistemas de energia renovável e transporte público eficiente.

  • Apresentar a maquete para a classe, explicando as escolhas feitas e os impactos positivos na paisagem e na comunidade.

Atividade 3 - Rangers da Natureza

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover a compreensão de como as decisões de infraestrutura afetam o ambiente e desenvolver habilidades de planejamento sustentável.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos assumirão o papel de conservacionistas que precisam avaliar o impacto de uma nova estrada proposta que corta uma floresta local. Eles deverão elaborar um plano para minimizar os danos à flora, fauna e ao ecossistema local, enquanto mantêm a viabilidade econômica.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Fornecer informações sobre a floresta local, incluindo espécies de plantas e animais presentes.

  • Apresentar o projeto da estrada e seus potenciais impactos.

  • Os grupos devem desenvolver um plano de mitigação, considerando realocação de espécies, construção de passagens seguras para animais e medidas de controle de poluição.

  • Apresentar o plano para a classe, justificando as decisões tomadas e discutindo os desafios encontrados.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é permitir que os alunos articulem e reflitam sobre o conhecimento adquirido durante as atividades práticas. A discussão em grupo ajuda a consolidar a aprendizagem, permitindo que os alunos compartilhem suas experiências e aprendam uns com os outros. Este momento também serve para avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema e reforçar a importância de considerar o impacto das ações humanas na transformação da paisagem.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Comece perguntando a cada grupo sobre as soluções que eles desenvolveram e peça que expliquem os princípios de sustentabilidade e impacto ambiental considerados. Incentive a participação de todos os alunos, e promova um ambiente de respeito onde diferentes ideias e soluções possam ser compartilhadas e discutidas.

Perguntas Chave

1. Quais eram os principais desafios ao transformar a paisagem e como vocês os superaram?

2. Como as soluções que vocês propuseram poderiam ser aplicadas na vida real para melhorar a qualidade do ambiente e da comunidade?

3. Houve algum aspecto inesperado que vocês descobriram durante o projeto que mudou sua abordagem inicial?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A etapa de Conclusão tem como objetivo consolidar os aprendizados da aula, reforçando a conexão entre teoria e prática e destacando a relevância do estudo da transformação da paisagem para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Este momento final permite aos alunos refletir sobre o que aprenderam e a importância de aplicar esses conhecimentos em suas vidas, preparando-os para serem agentes de mudança positiva em suas comunidades.

Resumo

Para encerrar, recapitulemos a importância da compreensão da transformação da paisagem, destacando como as atividades urbanas, industriais e agrícolas alteram o ambiente natural. Durante a aula, exploramos casos reais e hipotéticos, permitindo aos alunos visualizar o impacto humano nas paisagens de forma concreta e imaginativa.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi estruturada para conectar teoria e prática de maneira eficaz. Através das atividades 'Arquitetos da Paisagem', 'Cidade em Miniatura' e 'Rangers da Natureza', os alunos aplicaram conceitos teóricos de geografia e sustentabilidade em situações práticas, desenvolvendo projetos e soluções que refletiram seu entendimento sobre a transformação da paisagem.

Fechamento

A compreensão da transformação da paisagem é crucial, pois permite aos alunos não apenas entender o impacto de suas ações no ambiente, mas também pensar em soluções sustentáveis para o futuro. Este conhecimento é essencial para formar cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de contribuir para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento de comunidades mais equilibradas e saudáveis.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies