Entrar

Plano de aula de Ampliação e redução de figuras

Matemática

Original Teachy

'EF06MA21'

Ampliação e redução de figuras

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Ampliação e redução de figuras

Palavras ChaveAmpliação, Redução, Figuras Geométricas, Perímetro, Área, Proporcionalidade, Metodologia Ativa, Design Gráfico, Mapas, Arquitetura, Resolução de Problemas, Tecnologias Digitais, Redes Sociais, Aprendizado Colaborativo, Feedback 360°
Materiais NecessáriosComputadores ou tablets com acesso à internet, Ferramentas online de design (MarvelApp, Figma), Celulares dos alunos, Aplicativos de redes sociais (Canva, TikTok, Instagram, YouTube), Calculadoras, Papel e lápis para esboços, Projetor ou TV para apresentações
Códigos BNCCEF06MA21: Construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução, com o uso de malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais.; EF06MA29: Analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados, para compreender que o perímetro é proporcional à medida do lado, o que não ocorre com a área.; EF06MA21: Construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução, com o uso de malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é estabelecer uma compreensão clara dos objetivos da aula, garantindo que tanto o professor quanto os alunos saibam exatamente o que será abordado e o que se espera alcançar. Isso ajuda a orientar as atividades práticas e a manter o foco nos temas centrais, promovendo uma aula mais organizada e eficiente.

Objetivos principais:

1. Descrever o conceito de ampliação e redução de figuras geométricas.

2. Calcular os valores de áreas e perímetros de figuras que tiveram seus lados aumentados ou diminuídos proporcionalmente.

Objetivos secundários:

  1. Reconhecer a importância da proporcionalidade em figuras geométricas no cotidiano.
  2. Aplicar os conhecimentos de ampliação e redução de figuras na resolução de problemas práticos.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é estimular a curiosidade e o engajamento dos alunos desde o início da aula. Através da pesquisa e das perguntas chave, os alunos começam a ativar seus conhecimentos prévios, o que facilita a transição para as atividades práticas e promove um ambiente colaborativo de aprendizado.

Aquecendo

Para iniciar a aula, explique brevemente o conceito de ampliação e redução de figuras geométricas, destacando sua relevância tanto na matemática quanto em situações cotidianas, como na criação de mapas, design gráfico e arquitetura. Em seguida, instrua os alunos a usarem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o tema. Por exemplo, podem pesquisar como a ampliação e redução de imagens são utilizadas na impressão de cartazes ou na criação de gráficos em jogos de vídeo.

Reflexões Iniciais

1. O que é ampliação e redução de figuras geométricas?

2. Como a proporcionalidade é mantida quando ampliamos ou reduzimos uma figura?

3. Quais são alguns exemplos do uso de ampliação e redução de figuras no nosso cotidiano?

4. Como o perímetro e a área de uma figura mudam quando seus lados são ampliados ou reduzidos proporcionalmente?

Desenvolvimento

Duração: 65 - 80 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar um aprendizado ativo e engajador através de atividades práticas que conectam os conceitos matemáticos à realidade e aos interesses dos alunos. Ao trabalhar em grupo e utilizar tecnologias modernas, os alunos se tornam protagonistas do seu próprio aprendizado, aplicando os conhecimentos adquiridos de forma criativa e contextualizada.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Designer de Moda Virtual ️

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Aplicar conceitos de ampliação e redução de figuras geométricas em um contexto prático e atual, promovendo a compreensão do impacto dessas transformações nas medidas de área e perímetro.

- Descrição: Os alunos irão usar uma ferramenta online de design para criar roupas que sejam ampliadas ou reduzidas proporcionalmente. Eles deverão considerar medidas reais e usar conceitos de área e perímetro para ajustar os tamanhos das peças ao corpo dos avatares do programa.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve acessar uma ferramenta online de design, como o MarvelApp ou o Figma.

  • Peça aos alunos que escolham uma peça de roupa, como uma camiseta ou um vestido, e criem uma versão ampliada e uma reduzida da peça, mantendo a proporcionalidade dos lados.

  • Os alunos devem calcular a área e o perímetro das versões original, ampliada e reduzida da peça.

  • Solicite aos grupos que apresentem suas criações para a turma, explicando como calcularam as áreas e perímetros e como garantiram a proporcionalidade.

Atividade 2 - Influenciadores Digitais da Matemática ✨

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Explorar o uso das redes sociais como ferramenta de aprendizado e comunicação, incentivando os alunos a aplicar e compartilhar conhecimentos matemáticos de forma criativa e engajante.

- Descrição: Os alunos irão criar conteúdos em formato de vídeo ou post para redes sociais explicando processos de ampliação e redução de figuras geométricas de maneira criativa, como se fossem influenciadores digitais de matemática.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um formato de conteúdo (vídeo, post no Instagram, stories, etc.).

  • Os alunos devem criar um conteúdo que explique como ampliar e reduzir uma figura geométrica, destacando a importância de manter a proporcionalidade dos lados e discutindo como a área e o perímetro são afetados.

  • Os grupos devem usar aplicativos como Canva, TikTok, Instagram ou YouTube para criar e editar seus conteúdos.

  • Solicite aos grupos que compartilhem seus conteúdos e apresentem para a turma, explicando as escolhas feitas e os conceitos matemáticos envolvidos.

Atividade 3 - Game Designers por um Dia 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Incentivar o pensamento crítico e a aplicação prática dos conceitos matemáticos através do processo criativo de desenvolvimento de um jogo.

- Descrição: Os alunos trabalharão como game designers, desenvolvendo a lógica por trás de um jogo baseado na ampliação e redução de figuras geométricas. Eles criarão esboços e cálculos para diferentes níveis de dificuldade, aplicando os conceitos estudados.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um tipo de jogo (quiz, puzzle, plataforma, etc.) que envolva ampliação e redução de figuras geométricas.

  • Os alunos devem esboçar o design do jogo e criar níveis que incluam desafios baseados em ampliar e reduzir figuras mantendo a proporcionalidade.

  • Cada grupo deve calcular as áreas e perímetros das figuras em diferentes níveis do jogo e garantir que os conceitos matemáticos estejam corretamente aplicados.

  • Solicite aos grupos que apresentem o conceito do jogo para a turma, explicando os cálculos e a lógica utilizada.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é promover uma reflexão coletiva sobre as experiências e aprendizados das atividades práticas, consolidando o conhecimento adquirido. A discussão em grupo e o feedback 360° ajudam a fortalecer habilidades de comunicação, colaboração e pensamento crítico, além de incentivar um ambiente de respeito e apoio mútuo entre os alunos.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Siga este roteiro sugerido para introduzir a discussão:

  1. Introdução: Inicie destacando a importância do aprendizado colaborativo e como as diferentes atividades ajudaram a explorar o tema de ampliação e redução de figuras.

  2. Compartilhamento de Experiências: Pergunte aos alunos sobre suas principais descobertas e desafios durante as atividades. Incentive cada grupo a compartilhar suas criações (como designs de moda, conteúdos para redes sociais ou conceitos de jogos) e a explicar os cálculos de área e perímetro.

  3. Conclusões: Solicite aos alunos que reflitam sobre como a proporcionalidade foi mantida e a relação entre ampliação/redução e as medidas de área e perímetro.

Reflexões

1. Quais foram os maiores desafios ao manter a proporcionalidade das figuras durante a ampliação ou redução? 2. Como a aplicação prática dos conceitos de área e perímetro ajudou a entender melhor o tema? 3. De que forma as ferramentas digitais e as atividades propostas contribuíram para o seu aprendizado?

Feedback 360°

Instrua o professor a realizar uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou. Oriente os alunos a utilizarem o método 'Elogio, Crítica Construtiva, Elogio' para garantir que o feedback seja respeitoso e construtivo. Sugira que os alunos destaquem aspectos positivos do trabalho em grupo, mencionem áreas que poderiam ser melhoradas e reforcem pontos fortes observados durante a colaboração.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

 A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido de forma leve e divertida, reforçando a relevância prática dos conceitos estudados. Esta conclusão ajuda os alunos a refletirem sobre como podem aplicar o que aprenderam fora da sala de aula, incentivando-os a ver a matemática como algo vivo e presente em suas vidas diárias. 易

Resumo

Fim de jogo! Hoje, mergulhamos no mundo da ampliação e redução de figuras geométricas, explorando como estas transformações afetam a área e o perímetro. Desde criar roupas no design de moda virtual até desenvolver jogos e conteúdos para redes sociais, aplicamos conceitos matemáticos de forma prática e divertida! 里️

No Mundo

 A aula de hoje mostrou a incrível conexão entre os conceitos matemáticos e a vida moderna. A ampliação e redução de figuras não são apenas teorias abstratas; elas estão presentes em tudo, desde a criação de imagens em redes sociais até o design de games e materiais gráficos. Considere como os designers trabalham com diferentes resoluções de imagem ou como os arquitetos ajustam os planos para diferentes espaços. ️️

Na Prática

 Compreender como ampliar e reduzir figuras mantendo a proporcionalidade é crucial em muitas áreas do nosso cotidiano. Desde a confecção de roupas sob medida até a criação de gráficos para jogos e aplicativos, essas habilidades matemáticas são fundamentais para garantir precisão e estética em diversos produtos e serviços. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies