Entrar

Plano de aula de Frações: Multiplicação e Divisão

Matemática

Original Teachy

Frações: Multiplicação e Divisão

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de multiplicação de frações: O objetivo é que os alunos entendam a operação de multiplicação entre frações, percebendo que a multiplicação de duas frações é realizada multiplicando-se os numeradores e os denominadores.

  2. Resolver problemas de multiplicação de frações: Os alunos devem ser capazes de aplicar o conceito de multiplicação de frações na resolução de problemas variados, tanto na representação visual quanto na forma numérica.

  3. Desenvolver habilidades de divisão de frações: O objetivo é que os alunos compreendam como realizar a divisão entre frações, percebendo que a divisão de uma fração por outra é igual à multiplicação da primeira pelo inverso da segunda.

  4. Aplicar o conceito de divisão de frações na resolução de problemas: Os alunos devem ser capazes de aplicar o conceito de divisão de frações na resolução de problemas, tanto na representação visual quanto na forma numérica.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver o pensamento crítico e analítico: Através da resolução de problemas envolvendo frações, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades de pensamento crítico e analítico, necessárias para a matemática e para situações do cotidiano.

  2. Promover a colaboração e a comunicação: O uso de atividades em grupo e discussões em classe irá incentivar a colaboração entre os alunos, bem como aprimorar suas habilidades de comunicação.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conceitos anteriores: O professor deve começar a aula revisando conceitos anteriores que são fundamentais para o entendimento da multiplicação e divisão de frações. Estes conceitos incluem o que são frações, os termos numerador e denominador, e como simplificar frações. Esta revisão pode ser feita através de perguntas direcionadas aos alunos ou através de um breve questionário. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema: O professor deve apresentar duas situações-problema que envolvam a multiplicação e divisão de frações. Por exemplo, "Se você tem 1/2 de uma pizza e multiplica isso por 3, quantas pizzas você terá no total?" e "Se você tem 3/4 de uma pizza e divide isso por 2, quanto de pizza cada pessoa terá?". O professor deve pedir aos alunos que pensem em como resolver esses problemas, mas não deve explicar a solução ainda. (3 - 5 minutos)

  3. Contextualização: O professor deve explicar a importância das frações na vida cotidiana, fornecendo exemplos de situações em que as frações são usadas, como na culinária, na construção, na medicina, etc. Isso ajudará os alunos a entenderem por que é importante aprender a multiplicar e dividir frações. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre as frações. Por exemplo, "Você sabia que a palavra 'fração' vem do latim 'fractus', que significa quebrado? Isso porque uma fração representa uma parte de um todo, que pode ser quebrado em partes menores." Outra curiosidade pode ser, "Você sabia que os egípcios antigos foram os primeiros a usar frações? Eles as usaram para dividir a terra durante as enchentes anuais do Rio Nilo." O professor pode então perguntar aos alunos se eles conseguem pensar em outras curiosidades ou usos interessantes para as frações. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Pizza Party" (10 - 12 minutos): O professor deve dividir os alunos em grupos de 3 a 4. Cada grupo receberá uma folha de papel grande e colorida para desenhar uma pizza. Em seguida, o professor distribuirá folhas de papel menores em branco para cada grupo e pedirá que eles escrevam uma fração no papel, representando a quantidade de pizza que cada membro do grupo gostaria de comer. Por exemplo, um grupo pode escolher 2/8, outro 3/8 e assim por diante. Em seguida, o professor fornecerá a cada grupo um número aleatório para multiplicar sua fração. Por exemplo, se o número aleatório for 4, o grupo que escolheu 2/8 multiplicará 2/8 por 4. Os alunos devem então calcular a nova fração e desenhar a quantidade correspondente em sua pizza. O grupo que conseguir desenhar a maior quantidade de pizza corretamente será o vencedor da "Pizza Party". Esta atividade irá envolver os alunos de forma lúdica e contextualizada, permitindo-lhes aplicar o conceito de multiplicação de frações de uma maneira divertida e prática.

  2. Atividade "M&M's Divisão" (10 - 12 minutos): Nesta atividade, o professor distribuirá um pacote de M&M's coloridos para cada grupo. Os alunos devem despejar todos os M&M's em um prato e, em seguida, dividir a quantidade de cada cor de M&M's em uma fração do total. Por exemplo, se houver 10 M&M's vermelhos, o grupo pode escrever a fração como 10/50, já que há um total de 50 M&M's. Em seguida, o professor fornecerá a cada grupo uma nova fração, e os alunos devem dividir sua quantidade de cada cor de M&M's por essa nova fração. Por exemplo, se a nova fração for 1/5, o grupo deve dividir 10 por 5 para obter 2, então eles teriam 2 M&M's vermelhos. Os alunos devem continuar este processo até que tenham dividido todas as suas M&M's. Esta atividade irá ajudar os alunos a entender o conceito de divisão de frações, permitindo-lhes aplicá-lo de uma maneira concreta e saborosa.

  3. Atividade "Desafio do Bolo" (5 - 8 minutos): Para esta atividade, o professor projetará uma imagem de um bolo dividido em várias fatias irregulares. Cada fatia será rotulada com uma fração. Os alunos, trabalhando em seus grupos, terão que identificar as frações que representam cada fatia do bolo. Após a identificação, o professor pedirá aos alunos que resolvam um problema de divisão de frações. Por exemplo, "Se cada fatia de bolo representa 1/8 do bolo inteiro, e temos 3/4 do bolo, quantas fatias de bolo temos?". Os alunos terão que usar o conceito de divisão de frações para resolver o problema. Esta atividade permitirá aos alunos aplicar o conceito de divisão de frações em um contexto visual e desafiador.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve encorajar cada grupo a compartilhar suas soluções e estratégias encontradas durante as atividades "Pizza Party", "M&M's Divisão" e "Desafio do Bolo". Cada grupo terá até 3 minutos para apresentar ao restante da turma. Durante as apresentações, o professor deve observar as diferentes abordagens utilizadas pelos grupos para resolver os problemas propostos, destacando as estratégias mais eficientes e criativas. O professor deve também corrigir quaisquer erros conceituais que possam surgir, garantindo assim que todos os alunos compreendam corretamente os conceitos de multiplicação e divisão de frações.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após a discussão em grupo, o professor deve fazer a conexão entre as atividades práticas e a teoria apresentada na Introdução da aula. O professor pode, por exemplo, mostrar como a atividade "Pizza Party" ilustrou o conceito de multiplicação de frações, e como a atividade "M&M's Divisão" e "Desafio do Bolo" demonstraram a divisão de frações. Esta etapa é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes ver a aplicabilidade dos conceitos matemáticos em situações do dia a dia.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): Finalmente, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. O professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?", "Quais questões ainda não foram respondidas?" e "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje na sua vida cotidiana?". Os alunos terão um minuto para pensar em suas respostas. Após este tempo, o professor pode pedir a alguns alunos para compartilhar suas reflexões com a turma. Esta etapa ajudará os alunos a consolidar seu aprendizado e a identificar quaisquer áreas que ainda possam precisar de mais estudo ou prática.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve recapitular os principais pontos abordados durante a aula, ressaltando o conceito de multiplicação e divisão de frações, bem como as estratégias para resolver problemas envolvendo essas operações. O professor pode utilizar a apresentação de slides ou um quadro branco para destacar os pontos principais e para reforçar a memorização dos alunos.

  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos): O professor deve enfatizar como a aula conectou a teoria à prática. Ele pode mencionar as atividades práticas realizadas durante a aula, como a "Pizza Party" e o "Desafio do Bolo", e como elas ajudaram os alunos a entender e aplicar os conceitos teóricos de multiplicação e divisão de frações. O professor deve também reforçar a relevância desses conceitos na vida cotidiana, mencionando exemplos de situações reais em que o conhecimento de frações é útil.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir materiais adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento sobre multiplicação e divisão de frações. Estes materiais podem incluir vídeos didáticos online, jogos matemáticos interativos, exercícios de prática online, livros de matemática, entre outros. O professor deve encorajar os alunos a explorarem esses recursos em seu próprio ritmo, reforçando a importância do aprendizado autônomo e da prática constante.

  4. Importância do Assunto (1 minuto): Por fim, o professor deve ressaltar a importância do assunto aprendido para o dia a dia. O professor pode mencionar como o conhecimento de frações é utilizado em diferentes áreas, tais como finanças, culinária, construção, artes, entre outras. Além disso, o professor pode destacar como a capacidade de resolver problemas matemáticos complexos, como os envolvendo frações, pode desenvolver habilidades valiosas, tais como o pensamento crítico, a resolução de problemas e a perseverança.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies