Entrar

Plano de aula de Frações: Soma e Subtração

Matemática

Original Teachy

'EF06MA10'

Frações: Soma e Subtração

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o conceito de frações: Os alunos devem ser capazes de definir o que são frações, identificar os termos que as compõem (numerador e denominador) e entender sua representação visual (por meio de desenhos e figuras).

  2. Realizar a soma e subtração de frações: Os alunos devem ser capazes de somar e subtrair frações com denominadores iguais e diferentes. Eles devem entender que, ao somar ou subtrair frações com denominadores iguais, o denominador da resposta permanece o mesmo. Já ao somar ou subtrair frações com denominadores diferentes, eles devem aprender a encontrar um denominador comum.

  3. Aplicar o conhecimento em situações práticas: Os alunos devem ser capazes de aplicar o conhecimento adquirido para resolver problemas do cotidiano que envolvam a soma e subtração de frações. Eles devem ser capazes de identificar quando uma situação requer o uso de frações e como aplicar os métodos aprendidos para chegar à resposta correta.

    Objetivos secundários:

    • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas: Através da prática de soma e subtração de frações, os alunos devem ser capazes de desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas. Eles devem ser capazes de analisar uma situação, identificar o método apropriado para resolvê-la e executar o método de maneira eficaz.

    • Melhorar a compreensão geral da matemática: Ao trabalhar com frações, os alunos terão a oportunidade de consolidar sua compreensão de outros conceitos matemáticos, como multiplicação, divisão e a relação entre partes e o todo.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conceitos anteriores: O professor deve iniciar a aula revendo os conceitos de numeradores e denominadores, que foram aprendidos em aulas anteriores. Isso pode ser feito através de perguntas diretas aos alunos, como: "O que é um numerador?" e "O que é um denominador?". Essa revisão é fundamental para que os alunos possam compreender os novos conceitos que serão apresentados.

  2. Situações-problema: Em seguida, o professor deve apresentar duas situações-problema que envolvam a soma e subtração de frações, mas que ainda não foram discutidas. Por exemplo: "Se você tem 1/2 de uma pizza e seu amigo tem 1/4 da mesma pizza, quantos pedaços de pizza vocês têm juntos?" e "Se você tinha 3/4 de uma torta e comeu 1/8 dela, quanto de torta sobrou?".

  3. Contextualização: O professor deve, então, explicar a importância das frações no dia a dia, utilizando exemplos práticos. Por exemplo, pode-se mencionar que as frações são usadas na culinária (por exemplo, em receitas que pedem 1/2 xícara de farinha), na construção (por exemplo, ao medir 3/4 de polegada em uma régua) e até mesmo na música (por exemplo, ao aprender sobre notas musicais que podem ser divididas em frações de tempo).

  4. Introdução do tópico: Finalmente, o professor deve introduzir o tópico da aula - a soma e subtração de frações. Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode contar a história de como as frações foram descobertas e por que elas são importantes. Além disso, o professor pode mencionar que, embora a matemática seja uma disciplina exata, a soma e subtração de frações pode ser um desafio, o que torna o tópico ainda mais interessante.

    Ao final desta etapa, os alunos devem estar preparados para aprofundar seu entendimento sobre frações e começar a aprender como somá-las e subtraí-las.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade: "Pizza Fracionada" (10 - 15 minutos)

    • O professor deve dividir a turma em grupos de no máximo cinco alunos.
    • Cada grupo receberá uma folha de papel em formato de pizza e marcadores coloridos.
    • O professor irá propor duas situações: "Vocês têm que dividir a pizza em oito pedaços. Cada um terá que comer 3/8 da pizza. Quanto pizza cada um irá comer?" e "Vocês têm que dividir a pizza em dez pedaços. Cada um terá que comer 1/5 da pizza. Quanto pizza cada um irá comer?".
    • Os alunos, em seus grupos, devem desenhar as pizzas e colorir a fração que cada um irá comer, de acordo com as situações propostas.
    • Em seguida, os alunos devem somar as frações de cada pizza e chegar à quantidade total que será consumida pelo grupo.
    • O professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos que encontrarem dificuldades e incentivando a discussão entre os alunos.
  2. Atividade: "Batalha das Frações" (10 - 15 minutos)

    • Ainda em seus grupos, os alunos irão participar de uma "batalha de frações".
    • O professor irá fornecer a cada grupo um baralho de cartas onde cada carta representa uma fração (por exemplo, 1/2, 1/3, 1/4, 1/8, 3/4, 3/8, etc.).
    • O professor irá propor uma série de desafios de soma e subtração de frações, onde os grupos devem usar as cartas para representar as frações e chegar à resposta correta.
    • O grupo que resolver o desafio corretamente e mais rapidamente ganha a rodada.
    • Esta atividade, além de ser lúdica e divertida, permite que os alunos pratiquem a soma e subtração de frações de maneira contextualizada e significativa.
  3. Discussão e Reflexão (5 - 10 minutos)

    • Ao final das atividades, o professor deve promover uma discussão em sala de aula, pedindo aos alunos para compartilharem suas soluções e estratégias.
    • O professor deve reforçar os conceitos aprendidos durante as atividades, esclarecendo dúvidas e corrigindo possíveis erros.
    • O professor deve também conduzir uma reflexão com os alunos, questionando-os sobre a importância das frações no dia a dia e como a habilidade de somar e subtrair frações pode ser útil em diversas situações.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)

    • O professor deve reunir todos os alunos após a Conclusão das atividades em grupo.
    • Cada grupo deve compartilhar suas soluções e estratégias utilizadas para resolver os problemas propostos durante as atividades "Pizza Fracionada" e "Batalha das Frações".
    • O professor deve incentivar os alunos a explicarem suas respostas, promovendo trocas de ideias e discussões.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos)

    • Após a apresentação dos grupos, o professor deve fazer a conexão entre as atividades realizadas e a teoria estudada.
    • O professor deve destacar como os conceitos de soma e subtração de frações foram aplicados nas atividades e como eles foram úteis para a resolução dos problemas propostos.
    • O professor pode, por exemplo, mostrar como a divisão de uma pizza em vários pedaços (atividade "Pizza Fracionada") corresponde à soma de frações, enquanto a "Batalha das Frações" ilustra a subtração de frações.
  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas:
      1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
      2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    • Após o minuto de reflexão, o professor deve abrir para que alguns alunos compartilhem suas respostas com a turma.
    • O professor deve registrar as questões que ainda não foram respondidas e se comprometer a abordá-las nas próximas aulas.
  4. Feedback e Encerramento (1 - 2 minutos)

    • Por fim, o professor deve fornecer um feedback sobre a participação e o desempenho dos alunos durante a aula.
    • O professor deve elogiar os esforços dos alunos, destacar os pontos positivos e apontar áreas que podem ser melhoradas.
    • O professor deve encerrar a aula reforçando a importância do assunto estudado e informar sobre os tópicos que serão abordados na próxima aula.

Este Retorno é essencial para consolidar o aprendizado, permitir que os alunos compartilhem suas descobertas e reflexões, e identificar quaisquer lacunas no entendimento que precisam ser abordadas em aulas futuras.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos)

    • O professor deve começar a Conclusão da aula resumindo os principais pontos abordados. Isso inclui a definição de frações, a identificação dos termos que as compõem (numerador e denominador), a representação visual de frações e, o mais importante, a soma e subtração de frações.
    • É importante reforçar os métodos para somar e subtrair frações, tanto quando os denominadores são iguais quanto quando são diferentes. O professor deve lembrar os alunos da importância de encontrar um denominador comum ao somar ou subtrair frações com denominadores diferentes.
  2. Conexão da Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    • O professor deve enfatizar como a aula conectou a teoria (os conceitos de frações e os métodos de soma e subtração) com a prática (as atividades "Pizza Fracionada" e "Batalha das Frações").
    • O professor deve também destacar as aplicações práticas desses conceitos, reforçando que a habilidade de somar e subtrair frações é útil em várias situações do dia a dia, como na culinária, na construção e até mesmo na música.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o assunto. Isso pode incluir vídeos explicativos, jogos online de soma e subtração de frações, sites de matemática que oferecem exercícios práticos, entre outros.
    • O professor deve encorajar os alunos a explorarem esses materiais em seu tempo livre, reforçando a importância do estudo autônomo para o aprendizado efetivo.
  4. Relevância do Assunto (1 - 2 minutos)

    • Por fim, o professor deve resumir a importância do assunto apresentado para o dia a dia dos alunos. Deve-se enfatizar que a habilidade de lidar com frações é essencial em várias áreas da vida, desde o planejamento de uma refeição até a leitura de um projeto de construção.
    • O professor deve encerrar a aula reforçando que, embora a soma e subtração de frações possa parecer desafiadora no início, com prática e perseverança, os alunos serão capazes de dominar essa habilidade e usá-la para resolver problemas complexos.

A Conclusão da aula deve deixar os alunos com uma compreensão clara do que aprenderam, como isso se conecta com o mundo real e quais são os próximos passos para aprofundar seu conhecimento sobre o assunto.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies